Artigos

Em entrevista, Secretário de Ordem Pública de Camaçari fala sobre polêmica dos ambulantes

07 de Junho de 2014 -Piatã

O novo Secretário de Ordem Pública de Camaçari, Francisco Franco, empossado no último dia 2, comentou neste sábado (7), em entrevista ao programa apresentado pelo radialista Roque Santos, na Rádio Sucesso (93,1), sobre a polêmica gerada pela ação da prefeitura que retirou vendedores ambulantes da praça Desembargador Montenegro e calçadas do centro da cidade, gerando protestos dos trabalhadores.

De acordo com o secretário, foi necessário realizar o ordenamento para melhor organização do ambiente público. "As pessoas estão alí vendendo seus produtos porque precisam realmente, mas não podíamos deixar do jeito que estava, com vendedores em cima do passeio, prejudicando a passagem de pedestres", afirmou. Ele acrescentou que os ambulantes que foram retirados devem fazer o cadastramento na secretaria para serem regularizados. "As pessoas que são de Camaçari estão sendo cadastradas, recebem um crachá e são relocadas para outros pontos".

Um levantamento realizado pelo órgão flagrou menores atuando no comércio informal, pessoas de outras cidades da região metropolitana, além de empresários que espalhavam carros-de-mão pelo centro de Camaçari e contratavam outras pessoas para realizar a venda. Ainda segundo Franco, os alimentos e demais produtos apreendidos durante a operação foram doados a creches da cidade.

Franco falou ainda da requalificação do Centro Comercial de Camaçari. Segundo o secretário, os problemas já foram identificados e agora a prefeitura deve trabalhar para otimizar o espaço. "A feira tem que ser repensada, temos que transformá-la em um local turístico. Até o final do governo, ela será um cartão postal de Camaçari".

Os vendedores que querem realizar o cadastramento devem comparecer a Coordenação de Licenciamento e Fiscalização (CLF), portando RG, CPF, comprovante de residência e antecedentes criminais. Após o cadastro, é feita uma avaliação social através de visitas nas residências por uma assistente social, o órgão verifica também o tipo de produto que será comercializado e, de acordo com essa identificação, o ambulante é direcionado para um determinado ponto de venda. O comerciante é submetido também a um treinamento para atendimento ao público e recebem crachás padronizados, o que garante maior segurança a população. Além disso, é importante realizar a formalização como Microempreendedor Individual (MEI), possibilitando acesso a crédito facilitado em bancos e recolhimento do INSS.

Redação Bahia no Ar

Comentários

Outras Notícias

[Wesley Safadão aciona Justiça contra pré-candidato após acusações nas redes]
Fofoca

Wesley Safadão aciona Justiça contra pré-candidato após acusações nas redes

29 de Abril de 2026

Foto: Reprodução

[Desmatamento na Amazônia recua 17% no início de 2026, aponta levantamento]
Brasil

Desmatamento na Amazônia recua 17% no início de 2026, aponta levantamento

29 de Abril de 2026

Foto: Orlando K Junior / Divulgação

[MP-BA recomenda cancelamento de show de Natanzinho Lima por valor elevado de cachê]
Fofoca

MP-BA recomenda cancelamento de show de Natanzinho Lima por valor elevado de cachê

29 de Abril de 2026

Foto: André Carvalho / Bahia Notícias

[“FreePelô às Quartas” retorna com nova temporada e programação cultural no Pelourinho]
Cultura

“FreePelô às Quartas” retorna com nova temporada e programação cultural no Pelourinho

29 de Abril de 2026

Foto: Guilherme Weber de Lima/Fundação Casa de Jorge Amado

[Suíca critica fala de Huck no Domingão: “Foi preconceituoso e inoportuno”]
Bahia

Suíca critica fala de Huck no Domingão: “Foi preconceituoso e inoportuno”

28 de Abril de 2026

Durante o programa, Huck mencionou, em tom de brincadeira, que a irmã gêmea da participante, Mile Moreira, estaria vivendo de forma irregular nos Estados Unidos e "fugindo do ICE", órgão de imigração do país. A fala gerou repercussão negativa nas redes sociais e levou a própria Mile a esclarecer que

[Governo da Bahia convoca mais de 2,7 mil estudantes para o programa Partiu Estágio]
Educação

Governo da Bahia convoca mais de 2,7 mil estudantes para o programa Partiu Estágio

28 de Abril de 2026

Foto: Divulgação Gov BA

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias