Artigos

Na segurança pública, não dá

19 de Maio de 2014 - Piatã

Jornalista Rogaciano Medeiros

Em artigo, jornalista Rogaciano Medeiros fala sobre a greve da Polícia Militar no estado de Pernambuco.

As tristes e lamentáveis cenas da greve dos policiais e bombeiros militares em Pernambuco, bem piores do que as registradas na Bahia, em abril passado, resultantes do mesmo movimento grevista, servem para tirar qualquer dúvida. A sociedade não pode pagar tão caro, em muitos casos até com a própria vida, pelas consequências produzidas por um segmento social, por mais justa que seja essa luta.

Além da multiplicação assustadora dos assaltos e assassinatos, as imagens mostradas pelas TVs em Recife e Região Metropolitana remetem à barbárie. O que se viu e mais chocou a nação foram saques e roubos promovidos pelo povo. Eram homens, mulheres, crianças e até idosos roubando tudo que podia levar. A população parecia compelida a transgredir. Em pouco tempo, cidadãos de bem se tornaram criminosos.

Em um país onde, apesar dos avanços registrados nos últimos anos, continua a predominar a impunidade e, pelo menos para as classes privilegiadas o crime tem compensado, as camadas mais pobres vêem, na suspensão do policiamento ostensivo, a oportunidade de vingança.

Uma vingança de classe. É quando o oprimido tem a chance de descontar no opressor, tudo que tem sofrido ao longo da história. E aí mora o perigo. Salvo em processo revolucionário, esse tipo de descontrole representa quebra da ordem, estabelece a anarquia social, incentiva a criminalidade e estimula o crime. Expõe o conjunto da sociedade à selvageria.

A maior e principal garantia assegurada ao cidadão pela Constituição nacional é o direito à vida. E no capitalismo, onde prevalece a propriedade privada, não dá para passar nem um dia sequer sem que o aparelho repressivo do Estado esteja ativo e atento. Infelizmente.

É preciso, urgentemente, encontrar mecanismos para salvaguardar os direitos dos policiais militares enquanto trabalhadores. Mas, não se pode mais tolerar qualquer movimento que interrompa o policiamento ostensivo. Prejudica a sociedade de forma vital. Greve na segurança pública não dá.

·Rogaciano Medeiros é jornalista

Comentários

Outras Notícias

[Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia]
Saúde

Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia

27 de Fevereiro de 2025

Foto: Divulgação Sesab

[VLT de Salvador gera mais de mil novas contratações no Subúrbio]
Bahia

VLT de Salvador gera mais de mil novas contratações no Subúrbio

27 de Fevereiro de 2025

Fotos: Feijão Almeida / GOVBA

[Anvisa proíbe mais de 40 pomadas para modelar cabelos e suspende novos produtos]
Saúde

Anvisa proíbe mais de 40 pomadas para modelar cabelos e suspende novos produtos

27 de Fevereiro de 2025

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

[Antidepressivos podem acelerar o avanço cognitivo em pacientes com demência]
Saúde

Antidepressivos podem acelerar o avanço cognitivo em pacientes com demência

27 de Fevereiro de 2025

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

[Bloquinho da Gente anima as ruas de Pernambués e reforça tradição cultural]
Bahia

Bloquinho da Gente anima as ruas de Pernambués e reforça tradição cultural

26 de Fevereiro de 2025

Foto: Reprodução

[Lula amplia Farmácia Popular e confirma início dos pagamentos do Pé-de-Meia]
Política

Lula amplia Farmácia Popular e confirma início dos pagamentos do Pé-de-Meia

26 de Fevereiro de 2025

Foto: Reprodução

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121