Henrique Eduardo Alves, do PMDB, é eleito presidente da Câmara
04 de Fevereiro de 2013 - PiatãPMDB passa a presidir as duas casas do Congresso até fevereiro de 2015. Alves é alvo de denúncias de que teria beneficiado empresa de ex-assessor.
O deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) foi eleito nesta segunda-feira (4), com 271 votos, presidente da Câmara. O mandato termina em fevereiro de 2015 e ele ficará no cargo, portanto, até o final do atual mandato da presidente Dilma Rousseff, que termina no fim de 2014. Favorito na disputa, Alves teve o apoio do PT e do governo.
Henrique Eduardo Alves disputou a presidência da Câmara com a colega de partido Rose de Freitas (PMDB-ES), que recebeu 47 votos, e com os deputados Júlio Delgado (PSB-MG), que teve 165 votos, e Chico Alencar (PSOL-RJ), que obteve 11 votos.
Com a escolha de Henrique Alves, o PMDB comandará Câmara e Senado pelos próximos dois anos. Na última sexta, Renan Calheiros (PMDB-AL) foi eleito presidente do Senado.
Alves substituirá o deputado Marco Maia (PT-RS) no posto, tornando-se o segundo na linha de sucessão da Presidência da República, atrás apenas do vice-presidente da República.
Cabe ao presidente da Câmara comandar as sessões plenárias da Casa, escolher as pautas de votação e presidir a Mesa Diretora, que delibera matérias administrativas.
Henrique Eduardo Alves é deputado há 42 anos, atualmente no 11º mandato consecutivo.
Nas últimas semanas foi alvo de denúncias de que teria beneficiado a empresa de ex-assessor com emendas parlamentares destinadas a obras no Rio Grande do Norte. No mês passado, Aloizio Dutra de Almeida, que trabalhava há 13 anos no gabinete de Alves, pediu demissão.
Além disso, reportagem da revista "Veja" revelou que o deputado destinou verbas de gabinete para contratar serviços de uma locadora de carros de fachada, em nome de uma laranja.
Antes do início da eleição foi distribuída anonimamente nos gabinetes dos 513 deputados uma publicação com um compilado de sentenças judiciais e matérias jornalísticas que trazem denúncias contra Henrique Eduardo Alves.
Na capa da publicação, que tem formato de revista, está escrito: "Candidato condenado no Rio Grande do Norte, com direitos políticos cassados e responde a vários processos".
Alves é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele assumiu o primeiro mandato como deputado em 1970, aos 22 anos, quando o Brasil ainda vivia sob o regime militar.
O peemedebista foi reeleito sucessivamente e assumiu a liderança do partido em 2007. Ele foi derrotado em duas disputas pela Prefeitura de Natal, em 1988 e 1992.*Fonte: G1
Comentários
Outras Notícias
![Ex-funcionários cobram verbas rescisórias de empresas de limpeza em Luís Eduardo Magalhães [Ex-funcionários cobram verbas rescisórias de empresas de limpeza em Luís Eduardo Magalhães]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237734/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Ex-funcionários cobram verbas rescisórias de empresas de limpeza em Luís Eduardo Magalhães
11 de Agosto de 2025“A manifestação serve como alerta para a importância da fiscalização e cumprimento das obrigações trabalhistas por parte de empresas contratadas para prestar serviços públicos essenciais”, garante a sindicalista Ana Angélica.
![Thais Carla fala sobre críticas após perder 52 kg: “Continuo acreditando no body positive” [Thais Carla fala sobre críticas após perder 52 kg: “Continuo acreditando no body positive”]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237733/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Thais Carla fala sobre críticas após perder 52 kg: “Continuo acreditando no body positive”
11 de Agosto de 2025Foto: Instagram
![17 de fevereiro agora é Dia Nacional da Axé Music, sanciona Lula [17 de fevereiro agora é Dia Nacional da Axé Music, sanciona Lula]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237732/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
17 de fevereiro agora é Dia Nacional da Axé Music, sanciona Lula
11 de Agosto de 2025Foto: Tatiane Azeviche/Setur
![Pediatras pedem ampliação da licença-paternidade para até 1 mês no Brasil [Pediatras pedem ampliação da licença-paternidade para até 1 mês no Brasil]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237731/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Pediatras pedem ampliação da licença-paternidade para até 1 mês no Brasil
11 de Agosto de 2025Foto: Sayonara Moreno/Agência Brasil
![Jovem cantor de Salvador estreia álbum com single “100% Seu Amor” [Jovem cantor de Salvador estreia álbum com single “100% Seu Amor”]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237730/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Jovem cantor de Salvador estreia álbum com single “100% Seu Amor”
11 de Agosto de 2025Foto: Produção
![Deputada acusada de agredir Nikolas não entra em lista de denunciados [Deputada acusada de agredir Nikolas não entra em lista de denunciados]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237729/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Deputada acusada de agredir Nikolas não entra em lista de denunciados
10 de Agosto de 2025Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023