Artigos

Exclusivo: Rilza Valentim conta como estelionatário lesou prefeitura

22 de Fevereiro de 2013 - Piatã

O comerciante Huxley Brune Teixeira, 20 anos, foi preso após um mês de investigação da 21ª Delegacia Territorial de São Francisco do Conde. Sobre ele pesa a acusação de praticar ações fraudulentas com o cartão coorporativo Good Card. O golpe aplicado com a ajuda do servidor público Rafael Antônio Farias da Silva, ainda foragido, ultrapassa os R$ 500 mil.

Segundo a prefeita da cidade, Rilza Valentim Huxley era proprietário de uma empresa de fachada para que os estelionatários fraudassem o uso do cartão coorporativo, disponibilizado para compras de servidores municipais em estabelecimentos conveniados à Prefeitura. “Nos percebemos que havia algo de errado desde setembro, quando contatamos a polícia que abriu o processo investigativo”, disse.

Ainda de acordo com a prefeita, o objetivo do cartão era fomentar a economia local, já que pelo menos 30% do salário dos servidores poderiam ser gastos nas lojas conveniadas de São Francisco do Conde. “Com este projeto conseguimos ampliar o comércio local. No centro tínhamos apenas uma farmácia depois do cartão são cinco. É um projeto maravilhoso, não tem despesa para o município, nem taxas para os servidores. As pessoas poderiam contar na hora de um sufoco. Gás, remédios tudo pode ser comprado, mas infelizmente pessoas usaram de má fé e atrapalharam este momento na cidade”, relatou.

Segundo informações da empresa Golden Card, operadora do cartão, Rafael conhecia as senhas para alteração do sistema do setor de pagamentos do município e da Golden Card. Por meio delas, aumentava o valor do limite do cartão e efetuava compras no estabelecimento de Huxley, cujos valores eram debitados na folha de pagamento dos servidores. Posteriormente, os limites eram reduzidos para os valores originais, correspondentes a 30% de cada servidor.

Rilza declarou que pretende retomar o projeto, já que a Prefeitura de São Francisco do Conde suspendeu o serviço ao perceber as distorções nos valores cobrados na folha de pessoal. “É algo muito bom para a cidade. Uma moeda especifica de São Francisco do Conde e com certeza retornará”, disse.

Huxley será indiciado por estelionato e permanecerá custodiado na carceragem da 21ª DT. Lásaro João do Amaral, pai de Huxley e também acusado de fazer parte do esquema, está foragido e terá a prisão preventiva solicitada à Justiça. A prisão preventiva de Rafael já foi decretada, enquanto a participação de outros envolvidos na fraude é investigada.

Por Giovanna Reyner

Comentários

Outras Notícias

[Profissionais da Limpeza Garantem Cidade Organizada Durante o Carnaval:
Bahia

Profissionais da Limpeza Garantem Cidade Organizada Durante o Carnaval: "Sem Eles, Não Há Festa"

07 de Março de 2025

Foto: Reprodução/internet

[MPBA inspeciona postos de saúde durante Carnaval e destaca melhorias]
Saúde

MPBA inspeciona postos de saúde durante Carnaval e destaca melhorias

07 de Março de 2025

Foto: Claudia Cardozo

[Pulou o Carnaval sem preservativo? Saiba como se proteger agora]
Saúde

Pulou o Carnaval sem preservativo? Saiba como se proteger agora

07 de Março de 2025

Foto: Freepik/Ilustrativa

[Loja de joias no Parque Shopping Bahia é alvo de furto; dona denuncia caso nas redes sociais]
Justiça

Loja de joias no Parque Shopping Bahia é alvo de furto; dona denuncia caso nas redes sociais

07 de Março de 2025

Foto: Divulgação / Parque Shopping Bahia

[Troféu do Oscar por 'Ainda Estou Aqui' ficará com Walter Salles, confirma produtor]
Brasil

Troféu do Oscar por 'Ainda Estou Aqui' ficará com Walter Salles, confirma produtor

07 de Março de 2025

Foto: reprodução internet

[Evaristo Costa relata agressão pela Polícia Militar durante o Carnaval]
Fofoca

Evaristo Costa relata agressão pela Polícia Militar durante o Carnaval

06 de Março de 2025

Foto: Waltemy Brandão / Bahia Notícias

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121