Bahia

Guarda Municipal terá 550 agentes por dia no Festival Virada Salvador

13 de Dezembro de 2018 - Redação Cabula agora
[Guarda Municipal terá 550 agentes por dia no Festival Virada Salvador]

No Festival Virada Salvador 2019, a Guarda Civil Municipal (GCM) irá atuar com 550 agentes por dia

 Os guardas serão responsáveis pela proteção dos equipamentos públicos, ações de prevenção à violência, patrulhamento preventivo e apoio aos órgãos do município. Os agentes atuarão de maneira preventiva, com intuito de evitar atos que atentem contra os bens públicos, servidores e cidadãos que estarão curtindo o festival. Os servidores da corporação receberam diversas capacitações ao longo do ano, inclusive com preparação para grandes eventos, tendo como orientação um trabalho equilibrado e próxima ao cidadão.

Os agentes que estarão nas patrulhas irão trabalhar devidamente identificados com coletes reflexivos e em posse de equipamentos de baixa letalidade, a exemplo das pistolas de condutividade elétricas, tonfas, além de capacetes, seguindo, inclusive, os moldes do Carnaval

No que se refere às ações de prevenção à violência, a Guarda atuará com a distribuição de material informativo com dicas de segurança antes do Réveillon, realizando a distribuição em diversos pontos da cidade: estações de metrô, ônibus, porto de Salvador, hotéis e pousadas, dentre outros. No evento, 60 guardas civis estarão incumbidos de realizar o trabalho de identificação de crianças e devolução de documentos e objetos encontrados na Arena.

Diretor-geral da Guarda Civil, Maurício Lima garante que todos os agentes que estarão capacitados e espera o mesmo desempenho da edição anterior. "Esperamos repetir a atuação do ano passado, de forma firme, equilibrada e que contemple o Festival da Virada como um espaço de muito conforto e muita segurança para o cidadão", afirma.

Balanço - No Festival da Virada de 2018, a Guarda Civil realizou a identificação de 16.267 crianças, a distribuição de 5 mil cartilhas informativas, com dicas de segurança, preservação e conservação do patrimônio público. Quinze crianças que se perderam durante o evento foram resgatadas e devolvidas aos seus responsáveis, além de serem catalogados 797 documentos e pertences pessoais encontrados na Arena, sendo 109 devolvidos durante o evento. Como no ano anterior, a Guarda Civil terá equipes realizando a devolução de documentos perdidos na própria Arena, que poderão ser consultados através do site da corporação.

A Polícia Militar da Bahia ficará responsável pelas revistas nas entradas do evento. Seguindo a linha de trabalho dos anos anteriores, cada órgão de segurança pública ficará responsável por suas atividades, tendo todos como objetivo promover maior tranquilidade e conforto para todos. No festival passado, a Guarda Civil registrou 2.023 atendimentos e 44 ocorrências, sendo considerado um grande sucesso o molde aplicado, pois, a partir da integração de diversos órgãos, foi possível gerar mais segurança e conforto ao cidadão.

Nas ações em apoio aos órgãos públicos, a Guarda Civil atuará em parceria com a Transalvador em três barreiras de acesso. Com a Secretaria de Mobilidade (Semob), o apoio será prestado durante as operações de transporte em duas bases montadas para o evento, com intuito de garantir tranquilidade no embarque de passageiros. Com a Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), nas ações de fiscalização das marcas. Os guardas estarão presentes ainda no módulo de saúde montado pela Prefeitura para o evento.

Comentários

Outras Notícias

[Governo reabre licitação da Arena de Esportes da Bahia com novo orçamento de R$ 13,9 milhões]
Esportes

Governo reabre licitação da Arena de Esportes da Bahia com novo orçamento de R$ 13,9 milhões

12 de Junho de 2025

Foto: Divulgação/Prefeitura de Lauro de Freitas

[São João no Pelô: Prefeitura de Salvador divulga programação completa do Arraiá da Prefs]
Bahia

São João no Pelô: Prefeitura de Salvador divulga programação completa do Arraiá da Prefs

12 de Junho de 2025

Foto: Divulgação

[Governo da Bahia propõe reduzir formação de cabos da PM de 5 para 3 anos]
Política

Governo da Bahia propõe reduzir formação de cabos da PM de 5 para 3 anos

12 de Junho de 2025

Foto: Divulgação

[Reconhecimento oficial: trancistas passam a integrar classificação do Ministério do Trabalho]
Brasil

Reconhecimento oficial: trancistas passam a integrar classificação do Ministério do Trabalho

12 de Junho de 2025

Foto: Reprodução / Dandara Deputada Federal

[Brasil registra número recorde de transplantes em 2024, mas fila ainda preocupa]
Brasil

Brasil registra número recorde de transplantes em 2024, mas fila ainda preocupa

11 de Junho de 2025

Foto: CHS/Divulgação

[Preços de Ozempic e Wegovy sofrem queda no Brasil; veja os valores atualizados]
Saúde

Preços de Ozempic e Wegovy sofrem queda no Brasil; veja os valores atualizados

11 de Junho de 2025

Foto: Reprodução Wegovy

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121