Bahia

Suíca sugere audiência pública para debater as obras da Feira do São Joaquim

24 de Agosto de 2019 -Redação Cabula agora
[Suíca sugere audiência pública para debater as obras da Feira do São Joaquim]

A obra de requalificação está incompleta, com 20% de obra concluída.

O programa ‘Cidade em Movimento’, da Rádio 100, na última sexta-feira (23), trouxe como entrevistado, o presidente dos Feirantes, Gago da Feira, como é popularmente conhecido. O apresentador e vereador Luiz Carlos Suíca (PT), falou sobre uma das feiras mais importantes para história de Salvador, cheia de tradição, cultura e resistência, a Feira de São Joaquim.
Localizada na Cidade Baixa, entre a Baía de Todos-os-Santos e a Avenida Oscar Pontes, o comércio possui uma área de mais de 35mil². 
Durante entrevista Suíca relembra a tragédia acometida a Feira, na década de 60. Considerada um dos pontos turísticos de Salvador, a feira teve seu surgimento em cima de uma tragédia, em 1964. Antes chamada de “Feira de Águas de Meninos”, o local sofreu um incêndio que a destruiu completamente. Estudiosos, feirantes e clientes da época acreditavam que o desastre não tinha sido apenas um acidente.
Fixada em Porto de Salvador e área marítima com dutos de petróleo, a especulação teria visto um potencial econômico na região. Porém, até hoje, não se confirmou que o incêndio foi criminoso, sendo atribuído a uma empresa de combustível da época a culpa pelo vazamento de gás que teria provocado o início das chamas. Após o acidente, os feirantes se apropriaram de imediato com suas barracas e vendas, nascendo assim a atual “Feira de São Joaquim”.
Gago, falou sobre os problemas atuais da feira, citou a requalificação, que começou no início de 2012, teve diversos prazos não cumpridos e ainda não foi concluída, que era para ser concluída em 2014. ” Era para ser concluída em 2014, estamos já em 2019, uma etapa que era para ser concluída em oito e 12 meses, levou, cinco anos”, disse Gago ainda ressalta que a feira tem somente 20% de requalificada.
“Eu costumo dizer que a feira foi adotada pelo município, depois foi abandonada, adotada pelo estado e depois abandonada e agora voltou a ser órfão de novo”. Desabafa Gago.
Após o desabafo de Gago, Suíca sugeriu que o Sindicato dos Feirantes, provoque órgãos públicos e políticos que já foram na feira e sabem da situação. Gago, você como presidente do sindicato, quero lhe fazer uma sugestão. Todo período eleitoral, eu vejo muita gente fazendo campanha, que viraram deputado, e deputados federais, eu acho que o sindicato deveria provocar essas figuras, que estão na assembleia legislativa, para chamar uma audiência pública para a requalificação da feira, e você tem legitimidade para isso, o sindicato tem, as pessoas que estão lá, tem porque muitos seguem você”. Disse Suíca.
O apresentador ainda chama atenção dos que estão ocupando a cadeira na AL-BA, e pediram votos aos feirantes, “precisam fazer debates sobre isso, quem estão na Câmara dos vereadores, você precisa provocar, seja eu, o vereador Moises Rocha, para que a gente possa fazer um debate sobre a Feira de São Joaquim, não podemos esperar a sensibilidade do governador e do prefeito, possa a florar se a gente não provocar”, declarou.
Gago por sua vez, disse que irá colocar a sugestão em pratica, “A partir da semana que vem irei colocar isso em prática, pois ‘tá’ muito duro, Suíca”, disse Gago.

Entenda o processo da requalificação:

Em 2015, após mais de três anos com a requalificação da Feira de São Joaquim inacabada, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) contratou uma nova obra de mais de R$ 7 milhões para a requalificação do local. A contratação da Metro Engenharia e Consultoria LTDA foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado (27). A empresa receberá R$ 7.385.504,07 por serviços complementares da Fase 1 da Etapa 3 (Miolo) das obras da feira. A requalificação começou no início de 2012, teve diversos prazos não cumpridos.
A Metro Engenharia, responsável pelo novo contrato milionário, é a quarta empresa a assumir as obras, depois da construtora NM, UFC Engenharia e consórcio LJA/GD. Vale lembrar que, com as manifestações realizadas pelos feirantes cobrando a conclusão da requalificação, o Ministério do Turismo chegou a divulgar, em dezembro de 2013, que o projeto ficaria pronto antes da Copa do Mundo de 2014, o que não ocorreu. Em fevereiro deste de 2015, após assumir o mandato, o governador Rui Costa (PT) anunciou que o projeto da Feira de São Joaquim passaria por modificações.

Segundo a Conder, duas etapas das mudanças já foram concluídas: recuperação do Galpão Água de Meninos (GAM) e revitalização da Enseada de São Joaquim. A terceira e última etapa, que vai revitalizar o miolo da feira, onde ficam os boxes comerciais, foi dividida em fases e não tem previsão de conclusão. O novo contrato se refere à conclusão da primeira fase, mesmo com o projeto passando por estudos para as modificações anunciadas pelo governador. De acordo com a publicação no DOE, a nova fase estava prevista para ser finalizada em oito meses, isso em 2015.

Comentários

Outras Notícias

[Brasil alcança feito histórico e encerra Mundial de Taekwondo em 3º lugar no quadro geral ]
Esportes

Brasil alcança feito histórico e encerra Mundial de Taekwondo em 3º lugar no quadro geral

31 de Outubro de 2025

Foto: Wander Roberto/COB

[Thiago Couto assume o gol do Vitória e encara desafio após lesão de Lucas Arcanjo]
Esportes

Thiago Couto assume o gol do Vitória e encara desafio após lesão de Lucas Arcanjo

31 de Outubro de 2025

Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias

[Suíca desmente boato de greve na limpeza urbana de Salvador]
Política

Suíca desmente boato de greve na limpeza urbana de Salvador

31 de Outubro de 2025

Foto: Reprodução/Internet

[INSS alerta: 4 milhões de beneficiários precisam fazer prova de vida]
Economia

INSS alerta: 4 milhões de beneficiários precisam fazer prova de vida

29 de Outubro de 2025

Foto: Agência GOV

[Bahia ocupa 3º lugar no país em diversidade de povos indígenas, mostra Censo 2022]
Bahia

Bahia ocupa 3º lugar no país em diversidade de povos indígenas, mostra Censo 2022

29 de Outubro de 2025

Foto: Ilustrativa / FreePik

[Projeto quer deixar a CNH mais rápida e até 67% mais barata na Bahia]
Economia

Projeto quer deixar a CNH mais rápida e até 67% mais barata na Bahia

29 de Outubro de 2025

Foto: Ilustrativa / FreePik

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias