Bahia

Circuito da Liberdade é oficializado no Carnaval de Salvador

01 de Outubro de 2019 - Metro1
[Circuito da Liberdade é oficializado no Carnaval de Salvador]

A medida foi aprovada de forma unânime pelos conselheiros do órgão, na última segunda (23) e saiu no Diário Oficial do Município do último sábado (28)

O Conselho Municipal do Carnaval e Outras Festas Populares (Comcar) oficializou o percurso Mãe Hilda Jitolu, no bairro da Liberdade, como Circuito do Carnaval de Salvador. A programação no novo trajeto vai começar em 2021.

A medida foi aprovada de forma unânime pelos conselheiros do órgão, na última segunda (23). A decisão foi assinada na última quinta-feira (26) e saiu no Diário Oficial do Município do último sábado (28). 

Há mais de 40 anos, a Liberdade já é palco do desfile do Ilê Aiyê, um dos mais importantes blocos afros da Bahia. O nome do circuito homenageia a ialorixá que foi, durante muitos anos, a líder espiritual da agremiação. 

Hilda Dias dos Santos nasceu no dia 6 de janeiro de 1923, em Salvador. Ela é mãe de Antônio Carlos dos Santos Vovô, presidente fundador do Ilê Aiyê.

Mãe Hilda comandava o terreiro Ilê Axé Jitolu e realizava a cerimônia religiosa que antecede o tradicional desfile do bloco no sábado de carnaval. No dia 19 de setembro de 2009, aos 86 anos, Mãe Hilda morreu devido a problemas cardíacos.

Comentários

Outras Notícias

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121