Projeto Tamar passa a não liberar tartarugas ao mar devido manchas de óleo
07 de Outubro de 2019 -G1![Projeto Tamar passa a não liberar tartarugas ao mar devido manchas de óleo [Projeto Tamar passa a não liberar tartarugas ao mar devido manchas de óleo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/226082/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
O Projeto Tamar suspendeu as solturas de filhotes de tartarugas marinhas nas praias do Litoral Norte da Bahia, devido às manchas de óleo que chegaram ao litoral do estado na última semana
Segundo o G1, a informação foi confirmada hoje (7) por César Coelho, engenheiro de pesca do projeto. A suspensão ocorre nas praias que pertencem aos municípios de Conde e Jandaíra, afetadas pelas manchas desde quinta-feira (3).
"A medida é desde quinta, quando identificamos uma grande quantidade de óleo. A gente não pode soltar porque não sabemos como está o comportamento do óleo do mar. Os filhotes são mais suscetíveis ao óleo. Se eles interagirem, eles morrem. Estamos adotando essa medida para que eles não morram. Não existe um prazo para voltar a soltar os animais. Para a gente começar a voltar com a rotina, precisamos esperar saber o que é, para começar a liberar", afirmou.
O engenheiro também disse que muitas tartarugas acabam passando pelas manchas de óleo para desovar, o que pode causar problemas. No caso dos filhotes, esse contato pode provocar a morte. Segundo Coelho, ainda não há registro de mortes dos animais em função do óleo, mas a possibilidade não deve ser descartada.
As manchas de óleo que atingem o mar no Nordeste chegaram ao litoral norte da Bahia na última quinta. Pelo menos quatro pontos foram contaminados. Dois deles ficam na cidade de Jandaíra: os povoados de Mangue Seco e Coqueiro. Os outros são na localidade de Siribinha, no município de Conde, e na cidade de Esplanada.
Comentários
Outras Notícias
![Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches [Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238190/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches
17 de Janeiro de 2026De acordo com Suíca, mesmo em campos opostos ambos tinham respeito mútuo e atuação pelo fortalecimento da democracia.
![SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho [SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238189/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho
16 de Janeiro de 2026A direção do SindilimpBA participou, nesta quinta-feira (15), do cortejo da tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador. De acordo com a coordenadora-geral do sindicato, a caminhada é marcada pela fé e pelo sincretismo religioso e reforçou a luta do sindicato por melhores condições de traba
![Na Lavagem do Bonfim, Suíca fala da reeleição de Lula e destaca valorização dos trabalhadores da limpeza urbana [Na Lavagem do Bonfim, Suíca fala da reeleição de Lula e destaca valorização dos trabalhadores da limpeza urbana]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238188/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Na Lavagem do Bonfim, Suíca fala da reeleição de Lula e destaca valorização dos trabalhadores da limpeza urbana
16 de Janeiro de 2026Ao lado de apoiadores, sindicalistas e membros de movimentos sociais, o pré-candidato a deputado Luiz Carlos Suíca (PT) fez o trajeto completo da tradicional Lavagem do Bonfim nesta quinta-feira (15) em Salvador.
![Ministério da Saúde rejeita parceria para produção nacional da vacina da dengue da Takeda [Ministério da Saúde rejeita parceria para produção nacional da vacina da dengue da Takeda]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238187/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Ministério da Saúde rejeita parceria para produção nacional da vacina da dengue da Takeda
15 de Janeiro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
![Sesab chama mais de 500 profissionais para fortalecer a rede de saúde da Bahia [Sesab chama mais de 500 profissionais para fortalecer a rede de saúde da Bahia]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238186/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sesab chama mais de 500 profissionais para fortalecer a rede de saúde da Bahia
15 de Janeiro de 2026Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
![Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta [Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238185/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta
15 de Janeiro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
