Ocupantes protestam contra corte de energia no antigo Hospital Couto Maia
11 de Dezembro de 2019 -Redação Cabula agora![Ocupantes protestam contra corte de energia no antigo Hospital Couto Maia [Ocupantes protestam contra corte de energia no antigo Hospital Couto Maia]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/226850/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Um grupo formado por dezenas de famílias sem-teto protesta contra corte de energia no antigo Hospital Couto Maia, na manhã desta quarta-feira, 11, no bairro do Monte Serrat, em Salvador
Cerca de 100 pessoas moram na antiga unidade atualmente. São famílias formadas por adultos, idosos e aproximadamente 50 crianças que não têm outro lugar para viver. Sem energia, os ocupantes ficaram sem ter como armazenar alimentos na geladeira, usar o fogão elétrico e tiveram que improvisar um fogão à lenha para cozinhar o almoço.
Em nota, a Coelba informou que suspendeu o fornecimento de energia do antigo hospital por solicitação da Secretaria de Saúde do Estado e que o solicitação do desligamento pelo titular da unidade consumidora está prevista na resolução 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Denúncia
Os moradores denunciam que o governo do Estado foi contra à lei para desligar a luz do local. "Ontem à noite, eles vieram para cortar a luz e isso é algo contra à lei. Este tipo de procedimento só pode ser feito pela manhã e pela tarde. O governo do Estado está descumprindo qualquer tipo de legislatura, qualquer tipo de lei, que garanta a vida das pessoas, porque eles acabaram de cortar a nossa luz, com um aparato militar gigantesco", criticou o coordenador nacional da Movimento de Luta dos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), Victor Aicau.
>>Movimento ocupa antigo Hospital Couto Maia em protesto por moradia
O porta-voz ainda pontuou que esta prática é semelhante a do governo federal, que, na visão deles, vêm cortando os benefícios do cidadão. "O governo do Estado segue uma postura, na opinião das famíliaes que estão aqui, igualmente a do governo federal, de cortar o projeto 'Minha Casa, Minha Vida', de cortar os programas que o governo federal vem cortando. Então, em nossa opinião, Rui Costa precisa se posicionar, precisa devolver a luz para estas famílias. Tem mãe de família, pai, crianças aqui dentro", apontou.
O representante da coordenação municipal do MLB, Filipe Bacelar, também lamentou a situação atual dos moradores. "Somos trabalhadores, gente de bem. Temos 54 crianças aqui dentro. Eu pergunto a Nelson Pelegrino como é que vão ficar estas crianças? Sendo que ele chegou aqui com a gente, negociou algo e está fazendo outro. A proposta deles, inicialmente, foi de trazer auxilio aluguel. Estávamos em negociação. Na segunda, a gente conversou com ele e ficou tudo tranquilo", contou.
Comentários
Outras Notícias
![Suíca mobiliza mais de 300 lideranças em debate sobre eleições de 2026 [Suíca mobiliza mais de 300 lideranças em debate sobre eleições de 2026]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238443/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Suíca mobiliza mais de 300 lideranças em debate sobre eleições de 2026
14 de Abril de 2026Encontro reúne representantes sindicais e evangélicos para conscientizar sobre eleições de 2026
![Após repercussão negativa, Aeroporto de Salvador detalha isenções em nova cobrança por tempo de permanência [Após repercussão negativa, Aeroporto de Salvador detalha isenções em nova cobrança por tempo de permanência]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238442/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Após repercussão negativa, Aeroporto de Salvador detalha isenções em nova cobrança por tempo de permanência
14 de Abril de 2026Foto: Gerado com IA
![Ivete Sangalo surpreende público ao participar de roda de samba em Salvador [Ivete Sangalo surpreende público ao participar de roda de samba em Salvador]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238441/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Ivete Sangalo surpreende público ao participar de roda de samba em Salvador
14 de Abril de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
![Psirico lança clipe de “Jogadinha” com Kannário e reúne grandes nomes do pagode [Psirico lança clipe de “Jogadinha” com Kannário e reúne grandes nomes do pagode]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238440/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Psirico lança clipe de “Jogadinha” com Kannário e reúne grandes nomes do pagode
14 de Abril de 2026Foto: Divulgação
![Sesab firma novo contrato com a Liga Álvaro Bahia para administrar Hospital Estadual da Criança [Sesab firma novo contrato com a Liga Álvaro Bahia para administrar Hospital Estadual da Criança]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238439/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sesab firma novo contrato com a Liga Álvaro Bahia para administrar Hospital Estadual da Criança
14 de Abril de 2026Foto: Caio Brito
![Em uma década, Brasil soma 4,1 mil mortes por câncer de testículo, com maior incidência entre jovens [Em uma década, Brasil soma 4,1 mil mortes por câncer de testículo, com maior incidência entre jovens]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238438/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Em uma década, Brasil soma 4,1 mil mortes por câncer de testículo, com maior incidência entre jovens
13 de Abril de 2026Foto: Bruno Concha/Secom
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
