Bahia

Confira a programação da Festa de Iemanjá

30 de Janeiro de 2020 - Redação Cabula agora
[Confira a programação da Festa de Iemanjá]

Pouco mais de mil profissionais da Segurança Pública atuarão na tradicional Lavagem de Iemanjá

A programação para a festa de Iemanjá, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, foi divulgada nesta quarta-feira (29). O dia de celebração do orixá é o 2 de fevereiro, mas os festejos iniciam no sábado (1º), com a abertura do caramanchão montado ao lado da colônia de pescadores.
Com a abertura do caramanchão, os devotos poderão depositar os balaios e presentes que serão levados para o mar. Às 5h do domingo, haverá uma alvorada e fogos, para anunciar a chegada do presente principal, que é guardado na colônia dos pescadores.

A procissão para entrega do presente será às 15h30 e contará com cerca de 500 balaios com as oferendas entregues pela população. A expectativa dos organizadores é que a festa reúna entre 700 mil a 800 mil pessoas. Ainda durante a madrugada do dia 2, a partir de 2h30, será feita a celebração a Oxum, o orixá das águas doces, no Dique do Tororó.

CONFIRA ESQUEMA DE SEGURANÇA DEFINIDO PARA LAVAGEM DE IEMANJÁ

Pouco mais de mil profissionais da Segurança Pública atuarão na tradicional Lavagem de Iemanjá. As equipes estarão distribuídas por todos os locais da festa e em pontos estratégicos (vias de acessos, pontos de ônibus e principais avenidas no entorno).
Cerca de 892 policiais militares atuarão no esquema de policiamento que inclui Portais de Abordagens, Bases Comunitárias de Segurança Móveis, postos elevados de observação e patrulhas.

Além da 12ª Companhia Independente da PM –  unidade responsável pela área efetivos de unidades especializadas (Esquadrão Águia, Operações Gemeos e Apolo, Cavalaria, Batalhões de Choque, de Policiamento Turístico (Beptur) e de Eventos (Bepe) ) – também reforçarão o patrulhamento ostensivo.
O Corpo de Bombeiros Militar, por sua vez, empregará 136 profissionais em equipes distribuídas ao longo do percurso da festa. As principais preocupações serão a falta de hidratação diante do calor, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e os acessos ao mar para colocações de presentes.
Pela Polícia Civil, trinta e sete profissionais entre delegados, escrivães e investigadores serão empregados na Delegacia Especial de Área, localizada no Largo de Santana, e na 7ª Delegacia Territorial para atender a população. Já as equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) estarão à disposição na sede, situada na Avenida Cetenário.
Contando com 12 órgãos (estaduais e municipais), o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), implantado no Centro de Operações e Inteligência da SSP, será ativado e vai monitorar, através de câmeras, os festejos.

Comentários

Outras Notícias

[Bahia tem uma das piores médias de ginecologistas e obstetras por mulher no país]
Saúde

Bahia tem uma das piores médias de ginecologistas e obstetras por mulher no país

23 de Maio de 2025

Foto: Divulgação

[Salvador é reconhecida internacionalmente por uso inovador de dados na saúde pública]
Bahia

Salvador é reconhecida internacionalmente por uso inovador de dados na saúde pública

23 de Maio de 2025

Foto: Divulgação

[Novo foco de gripe aviária é detectado em granja no RS; emergência é decretada por 60 dias]
Saúde

Novo foco de gripe aviária é detectado em granja no RS; emergência é decretada por 60 dias

23 de Maio de 2025

Foto: Arquivo Agência Brasil

[Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas]
Bahia

Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas

20 de Maio de 2025

A medida, segundo o sindicato, poderá resultar na demissão em massa de mais de 4.500 trabalhadores que hoje atuam como telefonistas em unidades espalhadas por todo o país.

[Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro]
Esportes

Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro

20 de Maio de 2025

Foto: Divulgação

[Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica]
Bahia

Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica

20 de Maio de 2025

Foto: Divulgação

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121