Bahia

Umbanda chega ao carnaval baiano

03 de Fevereiro de 2020 - Redação Cabula agora
[Umbanda chega ao carnaval baiano]

Os grupos musicais TÔAÊ & Curimba do Templo Cacique Pena Branca e Pai Benedito de Angola estarão no Furdunço 2020, em Salvador, com o bloco Arrastão Pena Branca - banda TÔAÊ

O pré-carnaval acontecerá no dia 16 de fevereiro, no Circuito Orlando Tapajós, saindo da praia de Ondina em direção ao Farol da Barra.
O tema o "Amor, amor, amor" que a Umbanda cultua, será levado ao Furdunço. “Vamos para a avenida! Para nós, umbandistas, será a primeira vez. Que bela oportunidade de mostrar a umbanda às pessoas que ainda não a conhecem. Mostrar que somos uma religião de paz, amor, luz, sabedoria, conhecimento e de culto à natureza", disse mãe Daya Dias de Xangô e Iansã, dirigente do Templo de Umbanda Cacique Pena Branca e pai Benedito de Angola.
Com a religião também nas vestimentas, o bloco traz a ideia de o público se fantasiar inspirado nos guias que fazem parte da cultura da umbanda, como baianos, marinheiros, malandros, ciganos, exú e pombagiras.
O repertório musical seguirá um misto de músicas conhecidas do meio do samba e axé, como também os pontos de orixás e entidades que são tocados dentro das casas umbandistas. Além disso, será realizado o ensaio do trio, no dia 7 de fevereiro. O ensaio acontecerá no Templo Cacique Pena Branca e Pai Benedito de Templo Cacique Pena Branca e Pai Benedito de Angola, à rua Águas Santas, nº 7, Bairro do Caji – Lauro de Freitas, às 19h30.
A umbanda surgiu nos subúrbios do Rio de Janeiro, em 15 de novembro de 1908, pelo médium Zélio de Moraes, nascido em São Gonçalo/RJ. O médium incorporou o Caboclo das Sete Encruzilhadas, e com ajuda dele, fundou a religião. Desde então, passou a ser praticada por seus adeptos em todo Brasil.
Sugestões do bloco para montar sua fantasia
Marinheiro ou marinheira - Os marinheiros vêm na umbanda trazendo o amor ao mar e a louvação à Iemanjá. Eles buscam traduzir um jargão popular que diz que ‘mar calmo nunca fez bom marinheiro’, nos ajudando a enfrentar as tempestades da vida, pois é isso que nos torna mais fortes e, claro, que lembrando e cultivando sempre o bom humor.
Baiano ou baiana - Ah os baianos... Estes são essenciais para serem retratados neste carnaval. É a nossa cultura, a nossa ancestralidade retratada na umbanda, no modo alegre de levar a vida, não deixando faltar a coragem diante de tantas dificuldades. Sejam eles cangaceiros, vendedores, baianas de acarajé, capoeiristas, os baianos traduzem o que há de melhor no nosso estado: a alegria de viver.
Malandro ou malandra - A linha de malandros na umbanda trabalha com a alegria inerente àqueles que levam a vida com leveza. Ao contrário do que muitos pensam, malandros não são aqueles que levam vantagem sobre o outro, mas sim aqueles que sabem desviar dos obstáculos da vida de forma inteligente, com sabedoria e, principalmente, alegria e sem perder o molejo do samba.
Cigano ou cigana - Aqueles que representam a liberdade no seu sentido mais amplo, os ciganos nos ensinam que viemos ao mundo para sermos nós mesmos, cultuarmos o amor dentro do nosso ciclo e cultivarmos os laços que criamos durante a nossa vida. Não importa onde nem quando, os ciganos representam uma tribo, unida em prol de fazer bem.
Exu ou pomba gira - Objetivando desmistificar a imagem que as pessoas têm da linha de trabalho de pombagiras e exus, traremos pra avenida a fantasia inspirada nessas entidades que trabalham na energia mais próxima a nós, trazendo a prosperidade, sabedoria, equilíbrio e proteção às nossas vidas.

Comentários

Outras Notícias

[Bahia tem uma das piores médias de ginecologistas e obstetras por mulher no país]
Saúde

Bahia tem uma das piores médias de ginecologistas e obstetras por mulher no país

23 de Maio de 2025

Foto: Divulgação

[Salvador é reconhecida internacionalmente por uso inovador de dados na saúde pública]
Bahia

Salvador é reconhecida internacionalmente por uso inovador de dados na saúde pública

23 de Maio de 2025

Foto: Divulgação

[Novo foco de gripe aviária é detectado em granja no RS; emergência é decretada por 60 dias]
Saúde

Novo foco de gripe aviária é detectado em granja no RS; emergência é decretada por 60 dias

23 de Maio de 2025

Foto: Arquivo Agência Brasil

[Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas]
Bahia

Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas

20 de Maio de 2025

A medida, segundo o sindicato, poderá resultar na demissão em massa de mais de 4.500 trabalhadores que hoje atuam como telefonistas em unidades espalhadas por todo o país.

[Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro]
Esportes

Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro

20 de Maio de 2025

Foto: Divulgação

[Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica]
Bahia

Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica

20 de Maio de 2025

Foto: Divulgação

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121