Codesal aciona sirene para simulado de evacuação em Sete de Abril
07 de Março de 2020 -Redação Cabula agora![Codesal aciona sirene para simulado de evacuação em Sete de Abril [Codesal aciona sirene para simulado de evacuação em Sete de Abril]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/227839/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Realizando vistorias no bairro de Sete de Abril na manhã deste sábado (7), o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, informou que, devido ao período chuvoso, as sirenes de alerta serão acionadas na região às 9h, em regime de simulado de evacuação
“Muito embora estamos realizando um simulado, essa localidade já recebeu 80 mm em cerca de doze horas, o que nos remete a uma atenção especial”, explicou. Quatro solicitações de urgência foram realizados por moradores da região.
Nas últimas 72 horas, de acordo com Sosthenes, três áreas com sirenes estão acima de 80 mm: Bosque Real – Sete de Abril (94,2 mm), Moscou – Castelo Branco (92,2 mm) e Bom Juá (80,4 mm).
Boletim – De acordo com o registro de acumulados de água da chuva da Codesal, atualizado às 08h32, foi no bairro da Liberdade onde mais choveu nas últimas 24 horas (162,6 mm). Na sequência aparecem Caminho das Árvores (144,6 mm) e Stiep (140 mm).
Atualmente, o estado de alerta na cidade está em ‘Nível de Atenção’, sobretudo porque o período chuvoso deve continuar pelas próximas 24 horas. Durante a madrugada, por volta de 1h, a Defesa Civil informou que a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) começou a perder força.
“Porém, não se descarta a possibilidade de ocorrência de chuvas moderadas e acompanhadas por trovoadas. Há riscos para alagamentos e pequenos deslizamentos de terra”, disse Sosthenes.
As equipes do órgão seguem trabalhando em regime de plantão, 24h por dia, todos os dias da semana. Os chamados de emergência podem ser realizados pela população por meio do telefone 199.
“Continuaremos passando à população os comunicados de como proceder nesse período”, reforçou o diretor-geral da Codesal.
Comentários
Outras Notícias
![Ministério da Saúde rejeita parceria para produção nacional da vacina da dengue da Takeda [Ministério da Saúde rejeita parceria para produção nacional da vacina da dengue da Takeda]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238187/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Ministério da Saúde rejeita parceria para produção nacional da vacina da dengue da Takeda
15 de Janeiro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
![Sesab chama mais de 500 profissionais para fortalecer a rede de saúde da Bahia [Sesab chama mais de 500 profissionais para fortalecer a rede de saúde da Bahia]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238186/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sesab chama mais de 500 profissionais para fortalecer a rede de saúde da Bahia
15 de Janeiro de 2026Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
![Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta [Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238185/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta
15 de Janeiro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
![Gilsons revela músicas inéditas com Caetano Veloso e vocalista do Olodum em novo álbum [Gilsons revela músicas inéditas com Caetano Veloso e vocalista do Olodum em novo álbum]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238184/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Gilsons revela músicas inéditas com Caetano Veloso e vocalista do Olodum em novo álbum
15 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
![Suíca reforça diálogo popular e participa da Lavagem do Bonfim ao lado de apoiadores [Suíca reforça diálogo popular e participa da Lavagem do Bonfim ao lado de apoiadores]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238183/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Suíca reforça diálogo popular e participa da Lavagem do Bonfim ao lado de apoiadores
14 de Janeiro de 2026A presença acompanha o cortejo que sai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia em direção à Colina Sagrada, em um dos eventos mais simbólicos do calendário cultural e religioso da Bahia.
![Ivete Sangalo confirma nova fase da turnê “Ivete Clareou” e anuncia show em Salvador [Ivete Sangalo confirma nova fase da turnê “Ivete Clareou” e anuncia show em Salvador]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238182/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Ivete Sangalo confirma nova fase da turnê “Ivete Clareou” e anuncia show em Salvador
14 de Janeiro de 2026Foto: Rafa Mattei
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
