Durante Live com Suíca Jorge Solla afirma preocupação com direitos dos trabalhadores as PEC's federais
02 de Maio de 2020 -Redação Cabula agora![Durante Live com Suíca Jorge Solla afirma preocupação com direitos dos trabalhadores as PEC's federais [Durante Live com Suíca Jorge Solla afirma preocupação com direitos dos trabalhadores as PEC's federais]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/228457/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Em mais uma live do vereador Suíca (PT)
Em mais uma live do vereador Suíca (PT), o médico e deputado federal Jorge Solla (PT), falou sobre a pandemia do novo Covid-19 e debateram sobre temas importantes como a pandemia do novo coronavurus e as PEC's federais que segundo o deputado afetam os trabalhadores brasileiros, retirando seus direitos e analisar a conduta política nacional.
Para Jorge Sola a situação atual na política brasileira é preocupante e causa indignação por destruir os direitos dos brasileiros. Sola relembra o golpe de 2016 conta a ex-presidenta Dilma Rousseff e que desde então houve uma crescente destruição nos direitos trabalhistas, seguindo de ataques a previdência social e lamenta a medida provisória da Carteira Verde e Amarela.
Essa medida provisória permite que haja contratação de jovensde 18 a 29 anos em postos que recebam até um salário mínimo e meio, ou R$ 1.497, pelo prazo de dois anos .
Empregadores não pagarão alíquotas do Sistema S, do salário-educação e da contribuição patronal de 20% para a Previdência Social. A alíquota do FGTS passa de 8% para 2%. Em caso de demissão sem justa causa, a multa sobre o Fundo baixa de 40% para 20%.
Estimativas apontam que a folha de pagamento terá uma redução de 34% nos impostos a ela vinculados. De outro lado, em casos de demissão sem justa causa, a perspectiva é que o trabalhador receba até 80% menos de verbas.
Sola afirma, " a Carteira Verde e Amarela tem três frentes de ataque, que são: os direitos trabalhistas, o corte nas políticas públicas e o ataque ao patrimônio público", diz.
Suíca então questiona o deputado sobre o programa Mais Médicos, aprovado no governo Dilma e encerrado em 2018. o Deputado Solla foi questionado se seria possível, em caso de um novo governo entrar no poder, recomeçar o programa Mais Médicos. Sola não diz "nem que sim, nem que não", mas comenta sobre os feitos causados pelo governo Lula e Dilma. "Como o SAMU, a inauguração da Farmácia Popular, nos 12 anos do governo do PT, o orçamento para a saúde foi mais de 80% da inflação do país e que 63% dos leitos de UTI's foram viabilizados por Lula e Dilma". Lamenta também o encerramento do programa Mais Médicos, que trouxe para o Brasil 18.000 médicos cubanos, levando assistência médica para periferias, pequenos municípios e para a população indígena.
Questionado sobre o programa Revalida, programa que permite a atuação aqui no Brasil de médicos formados no exterior, ele diz que todas as universidades públicas podem aplicar a prova do revalida, mas que não a fazem por causa do Conselho de Medicina, que no final dos anos 90 fizeram uma campanha para impedir que profissionais formados no exterior possam exercer suas funções em solo brasileiro e que hoje temos 15 mil médicos formados, mas que não podem exercer e que se fossem permitidos a atuar suas funções como médicos, seria uma grande ajuda para o nosso país no momento que estamos enfrentando.
O Deputado Federal fala também sobre o Consórcio Nordeste, que é uma iniciativa para contratar mais médicos e combater a COVID-19. Ele conta que o Consórcio Nordeste envolve universidades públicas e federais para a revalidação do diploma e que essa iniciativa pode sim ajudar no combate ao coronavirus. Sola comenta sobre o acordo feito com o atual Deputado Federal de São Paulo, Alexandre Padilha, em que torna obrigatório o governo disponibilizar uma prova por semestre e liberar o edital com no mínimo 60 dias de antecedência. Mas que até o presente momento não foi cumprido.
Sola afirma que entrará com uma medida judical conta o Ministerio da Educação cobrando o descumprimento do Governo Federal. Já que, para a prova ser aplicada em junho o edital já teria que ter sido lançado.
Para finalizar, o convidado, encerra sua participação na live mostrando a sua indignação com a o atual governo e diz que, os atos do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro são considerados crime.
Comentários
Outras Notícias
![AVC mata uma pessoa a cada seis minutos no Brasil, revela levantamento [AVC mata uma pessoa a cada seis minutos no Brasil, revela levantamento]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237967/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
AVC mata uma pessoa a cada seis minutos no Brasil, revela levantamento
22 de Outubro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
![Jair Ventura comemora vitória histórica do Vitória sobre o Santos e vê evolução do time [Jair Ventura comemora vitória histórica do Vitória sobre o Santos e vê evolução do time]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237966/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Jair Ventura comemora vitória histórica do Vitória sobre o Santos e vê evolução do time
22 de Outubro de 2025Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
![Uel celebra nova fase e diz estar vivendo sonhos na carreira do samba [Uel celebra nova fase e diz estar vivendo sonhos na carreira do samba]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237965/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Uel celebra nova fase e diz estar vivendo sonhos na carreira do samba
22 de Outubro de 2025Foto: William Rocha
![Governo da Bahia antecipa feriado do Servidor e antecipa também pagamento de salário [Governo da Bahia antecipa feriado do Servidor e antecipa também pagamento de salário]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237964/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Governo da Bahia antecipa feriado do Servidor e antecipa também pagamento de salário
22 de Outubro de 2025Foto: Amanda Ercília/GOVBA
![Novas regras do INSS podem mudar cálculo de renda e impactar beneficiários do BPC [Novas regras do INSS podem mudar cálculo de renda e impactar beneficiários do BPC]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237963/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Novas regras do INSS podem mudar cálculo de renda e impactar beneficiários do BPC
21 de Outubro de 2025Foto: Divulgação
![Mulheres de 40 a 49 anos agora podem fazer mamografia gratuita pelo SUS [Mulheres de 40 a 49 anos agora podem fazer mamografia gratuita pelo SUS]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237962/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Mulheres de 40 a 49 anos agora podem fazer mamografia gratuita pelo SUS
21 de Outubro de 2025Foto: Reprodução
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023