Bahia

Durante Live com Suíca Jorge Solla afirma preocupação com direitos dos trabalhadores as PEC's federais

02 de Maio de 2020 - Redação Cabula agora
[Durante Live com Suíca Jorge Solla afirma preocupação com direitos dos trabalhadores as PEC's federais]

Em mais uma live do vereador Suíca (PT)

Em mais uma live do vereador Suíca (PT), o médico e deputado federal Jorge Solla (PT), falou sobre a pandemia do novo Covid-19 e debateram sobre temas importantes como a pandemia do novo coronavurus e as PEC's federais que segundo o deputado afetam os trabalhadores brasileiros, retirando seus direitos e analisar a conduta política nacional. 

Para Jorge Sola a situação atual na política brasileira é preocupante e causa indignação por destruir os direitos dos brasileiros. Sola relembra o golpe de 2016 conta a ex-presidenta Dilma Rousseff e que desde então houve uma crescente destruição nos direitos trabalhistas, seguindo de ataques a previdência social e lamenta a medida provisória da Carteira Verde e Amarela.

Essa medida provisória permite que haja contratação de jovensde 18 a 29 anos em postos que recebam até um salário mínimo e meio, ou R$ 1.497, pelo prazo de dois anos .

Empregadores não pagarão alíquotas do Sistema S, do salário-educação e da contribuição patronal de 20% para a Previdência Social. A alíquota do FGTS passa de 8% para 2%. Em caso de demissão sem justa causa, a multa sobre o Fundo baixa de 40% para 20%. 
Estimativas apontam que a folha de pagamento terá uma redução de 34% nos impostos a ela vinculados. De outro lado, em casos de demissão sem justa causa, a perspectiva é que o trabalhador receba até 80% menos de verbas. 
Sola afirma, " a Carteira Verde e Amarela tem três frentes de ataque, que são: os direitos trabalhistas, o corte nas políticas públicas e o ataque ao patrimônio público", diz.
Suíca então questiona o deputado sobre o programa Mais Médicos, aprovado no governo Dilma e encerrado em 2018. o Deputado Solla foi questionado se seria possível, em caso de um novo governo entrar no poder, recomeçar o programa Mais Médicos. Sola não diz "nem que sim, nem que não", mas comenta sobre os feitos causados pelo governo Lula e Dilma. "Como o SAMU, a inauguração da Farmácia Popular, nos 12 anos do governo do PT, o orçamento para a saúde foi mais de 80% da inflação do país e que 63% dos leitos de UTI's foram viabilizados por Lula e Dilma". Lamenta também o encerramento do programa Mais Médicos, que trouxe para o Brasil 18.000 médicos cubanos, levando assistência médica para periferias, pequenos municípios e para a população indígena. 

Questionado sobre o programa Revalida, programa que permite a atuação aqui no Brasil de médicos formados no exterior, ele diz que todas as universidades públicas podem aplicar a prova do revalida, mas que não a fazem por causa do Conselho de Medicina, que no final dos anos 90 fizeram uma campanha para impedir que profissionais formados no exterior possam exercer suas funções em solo brasileiro e que hoje temos 15 mil médicos formados, mas que não podem exercer e que se fossem permitidos a atuar suas funções como médicos, seria uma grande ajuda para o nosso país no momento que estamos enfrentando. 
O Deputado Federal fala também sobre o Consórcio Nordeste, que é uma iniciativa para contratar mais médicos e combater a COVID-19. Ele conta que o Consórcio Nordeste envolve universidades públicas e federais para a revalidação do diploma e que essa iniciativa pode sim ajudar no combate ao coronavirus. Sola comenta sobre o acordo feito com o atual Deputado Federal de São Paulo, Alexandre Padilha, em que torna obrigatório o governo disponibilizar uma prova por semestre e liberar o edital com no mínimo 60 dias de antecedência. Mas que até o presente momento não foi cumprido. 
Sola afirma que entrará com uma medida judical conta o Ministerio da Educação cobrando o descumprimento do Governo Federal. Já que, para a prova ser aplicada em junho o edital já teria que ter sido lançado.
Para finalizar, o convidado, encerra sua participação na live mostrando a sua indignação com a o atual governo e diz que, os atos do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro são considerados crime.

Comentários

Outras Notícias

[Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas]
Bahia

Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas

20 de Maio de 2025

A medida, segundo o sindicato, poderá resultar na demissão em massa de mais de 4.500 trabalhadores que hoje atuam como telefonistas em unidades espalhadas por todo o país.

[Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro]
Esportes

Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro

20 de Maio de 2025

Foto: Divulgação

[Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica]
Bahia

Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica

20 de Maio de 2025

Foto: Divulgação

[Casamentos diminuem pelo segundo ano seguido na Bahia; apenas uniões homoafetivas crescem]
Bahia

Casamentos diminuem pelo segundo ano seguido na Bahia; apenas uniões homoafetivas crescem

20 de Maio de 2025

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

[Bahia lança sistema de pontuação para sócios e programa de vantagens; veja como vai funcionar]
Esportes

Bahia lança sistema de pontuação para sócios e programa de vantagens; veja como vai funcionar

20 de Maio de 2025

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

[Misturar álcool com psicotrópicos pode trazer riscos graves à saúde mental e física]
Saúde

Misturar álcool com psicotrópicos pode trazer riscos graves à saúde mental e física

14 de Maio de 2025

Foto: Divulgação

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121