Bahia

Sindilimp divulga nota sobre acidente com trabalhador de limpeza urbana em Santo Antônio de Jesus

02 de Agosto de 2020 -Redação Cabula agora
[Sindilimp divulga nota sobre acidente com trabalhador de limpeza urbana em Santo Antônio de Jesus ]

O sindicato reforça que sempre acompanha e busca informações de acidentes que venham acontecer

Circulou nas redes sociais um vídeo em que um trabalhador de limpeza urbana de Santo Antônio de Jesus foi ferido por uma agulha ao recolher lixo hospitalar. No vídeo, o trabalhador afirma que o lixo foi recolhido no Hospital Regional se Santo Antônio de Jesus e pede colaboração da população, dos hospitais e centros médicos.

Os acidentes envolvendo trabalhadores em limpeza na capital são constantes. Os profissionais acabam se ferindo com objetos cortantes e pontiagudos, como cacos de vidro, lâminas, pedaços de espelho, latas de alimentos em conserva, espetos de churrasco, lâmpadas fluorescentes e seringas hospitalares usadas. Nesse último caso, por haver risco de contaminação, o gari fica seis meses afastado do trabalho, em tratamento, e quem perde é a própria população.

O lixo hospitalar pode representar risco à saúde humana e ao meio ambiente se não houver adoção de procedimentos técnicos adequados no manejo dos diferentes tipos de lixo gerados. Alguns exemplos de lixo hospitalar são materiais biológicos contaminados com sangue ou patógenos, peças anatômicas, seringas e outros materiais plásticos; além de uma grande variedade de substâncias tóxicas, inflamáveis e até radioativas.


A Diretoria Colegiara Ednalva Viana Rodrigues, afirma que a empresa está dando suporte ao trabalhador no próprio hospital regional. "Ele fez todos os exames e tá sendo acompanhado na campanha nacional na própria empresa. Nós estamos atentos, a empresa está dando suporte ao trabalhador. Fiz um denúncia no Ministério Público sobre descarte de lixo hospitalar inadequado", disse. 


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu regras nacionais sobre acondicionamento e tratamento do lixo hospitalar gerado – da origem ao destino (aterramento, radiação e incineração). Estas regras de descarte devem ser seguidas por hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios, necrotérios e outros estabelecimentos de saúde. O objetivo da medida é evitar danos ao meio ambiente e prevenir acidentes que atinjam profissionais que trabalham diretamente nos processos de coleta seletiva do lixo hospitalar, bem como no armazenamento, transporte, tratamento e destinação desses resíduos.


Nota do Sindicato 

O SINDICATO DOS TRABALHADORES EM LIMPEZA PÚBLICA, ASSEIO, CONSERVAÇÃO, JARDINAGEM E CONTROLE DE PRAGAS – SINDILIMP RECÔNCAVO.

Vem informar que ao tomar conhecimento do acidente com o trabalhador de limpeza urbana, da empresa COPA, que perfurou a mão em 
decorrência do descarte irregular de uma agulha, buscou inicialmente informações sobre o estado de saúde do trabalhador e as medidas adotadas para inibir o risco de contágio de alguma doença. Assim, o trabalhador foi atendido no próprio Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus e foi medicado, e está sendo 
acompanhando até o final do tratamento. A empresa COPA enviou denúncia ao Ministério Público Estadual, uma vez que ocorreu um problema no descarte do lixo hospitalar que foi misturado com o lixo comum. Vale ressaltar que a empresa COPA faz coleta de lixo domiciliar, e outra empresa realiza a coleta do lixo hospitalar, mas por uma grave falha de procedimento do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus o trabalhador foi mais uma vítima do problema de descarte irregular de lixo hospitalar. O sindicato reforça que sempre acompanha e busca informações de acidentes que venham acontecer com os trabalhadores, 
como busca que as empresas caminhem de forma correta, passando instruções aos trabalhadores e fornecendo todos os equipamentos de proteção individual. 

Santo Antônio de Jesus, 
Ednalva Viana Rodrigues 
DIRETORIA COLEGIARA

Comentários

Outras Notícias

[Ministério da Saúde rejeita parceria para produção nacional da vacina da dengue da Takeda]
Saúde

Ministério da Saúde rejeita parceria para produção nacional da vacina da dengue da Takeda

15 de Janeiro de 2026

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

[Sesab chama mais de 500 profissionais para fortalecer a rede de saúde da Bahia]
Saúde

Sesab chama mais de 500 profissionais para fortalecer a rede de saúde da Bahia

15 de Janeiro de 2026

Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

[Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta]
Bahia

Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta

15 de Janeiro de 2026

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

[Gilsons revela músicas inéditas com Caetano Veloso e vocalista do Olodum em novo álbum]
Fofoca

Gilsons revela músicas inéditas com Caetano Veloso e vocalista do Olodum em novo álbum

15 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Suíca reforça diálogo popular e participa da Lavagem do Bonfim ao lado de apoiadores]
Bahia

Suíca reforça diálogo popular e participa da Lavagem do Bonfim ao lado de apoiadores

14 de Janeiro de 2026

A presença acompanha o cortejo que sai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia em direção à Colina Sagrada, em um dos eventos mais simbólicos do calendário cultural e religioso da Bahia.

[Ivete Sangalo confirma nova fase da turnê “Ivete Clareou” e anuncia show em Salvador]
Fofoca

Ivete Sangalo confirma nova fase da turnê “Ivete Clareou” e anuncia show em Salvador

14 de Janeiro de 2026

Foto: Rafa Mattei

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias