Bahia

Sedur intensifica fiscalização para evitar aglomeração nas festas de fim de ano

23 de Dezembro de 2020 -Redação Cabula agora
[Sedur intensifica fiscalização para evitar aglomeração nas festas de fim de ano]

Com intuito de fazer valer os decretos municipais que visam combater as aglomerações e, consequentemente, evitar a disseminação do coronavírus, a Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) realizou, de março a dezembro, 320.659 mil ações de fiscalização

Nesse momento em que se aproxima o fim do ano, as equipes da pasta seguem nas ruas monitorando a realização de comemorações que provoquem aglomeração.

Já foram realizadas 7.940 mil interdições. Além disso, 99 estabelecimentos tiveram alvarás cassados e 513 aglomerações foram dispersadas. Quem não seguir as medidas está sujeito à interdição e, se houver reincidência, autuação e cassação do alvará. Vale lembrar que a população deve denunciar aglomerações e estabelecimentos que estejam em descumprimento aos decretos, através do Disque Coronavírus 160.

De acordo com o coordenador de fiscalização da Sedur, Everaldo Freitas, o órgão montará uma operação com força máxima para coibir qualquer desrespeito aos decretos. “As pessoas precisam entender que não é momento de festa, mesmo sendo Natal e Réveillon. Quem for à bares e restaurantes precisa respeitar o distanciamento, evitar áreas dançantes, usar máscaras e fazer a constante higiene das mãos. Nesse momento é fundamental a conscientização e colaboração da população".

Segundo ele, entre as infrações mais recorrentes em bares e restaurantes estão o não uso das máscaras, pessoas consumindo alimentos em pé e aglomeração em áreas dançantes. “Não vamos permitir nenhum desses desrespeitos, assim como a realização de eventos clandestinos em casas de shows. Contamos com as denúncias da população para tomar as medidas coercitivas necessárias”, frisa.  

Locais mais críticos – Desde o início da implantação dos protocolos de reabertura das atividades econômicas e sociais, em agosto, até agora, a Sedur notificou 305 bares, nove restaurantes, 18 lanchonetes, cinco pizzarias, duas barracas de praia e quatro quiosques, totalizando 343 registros. Os bairros com maior índice de interdição são: Itapuã, Rio Vermelho, Pituba, São Marcos, Barra, Imbuí e Ribeira.

Depois de passarem uma semana fechados, por conta do desrespeito aos protocolos de segurança, os bares e restaurantes do Rio Vermelho e Itapuã voltaram a funcionar até a meia-noite. No entanto, segue proibido o comércio e consumo de bebidas em espaços públicos, das 17h às 7h do dia seguinte. Além disso, está proibida a venda de comidas e bebidas para pessoas em pé - apenas clientes sentados à mesa serão servidos.

Os bares e restaurantes com mesas em área externa deverão delimitar o espaço físico de atuação. As medidas passaram a ser adotadas em meados de dezembro, após inúmeras aglomerações em ambos os locais. As determinações foram fruto de reunião entre a Prefeitura e a Abrasel-BA, realizada esta semana.

Comentários

Outras Notícias

[Ministério da Saúde rejeita parceria para produção nacional da vacina da dengue da Takeda]
Saúde

Ministério da Saúde rejeita parceria para produção nacional da vacina da dengue da Takeda

15 de Janeiro de 2026

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

[Sesab chama mais de 500 profissionais para fortalecer a rede de saúde da Bahia]
Saúde

Sesab chama mais de 500 profissionais para fortalecer a rede de saúde da Bahia

15 de Janeiro de 2026

Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

[Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta]
Bahia

Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta

15 de Janeiro de 2026

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

[Gilsons revela músicas inéditas com Caetano Veloso e vocalista do Olodum em novo álbum]
Fofoca

Gilsons revela músicas inéditas com Caetano Veloso e vocalista do Olodum em novo álbum

15 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Suíca reforça diálogo popular e participa da Lavagem do Bonfim ao lado de apoiadores]
Bahia

Suíca reforça diálogo popular e participa da Lavagem do Bonfim ao lado de apoiadores

14 de Janeiro de 2026

A presença acompanha o cortejo que sai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia em direção à Colina Sagrada, em um dos eventos mais simbólicos do calendário cultural e religioso da Bahia.

[Ivete Sangalo confirma nova fase da turnê “Ivete Clareou” e anuncia show em Salvador]
Fofoca

Ivete Sangalo confirma nova fase da turnê “Ivete Clareou” e anuncia show em Salvador

14 de Janeiro de 2026

Foto: Rafa Mattei

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias