Bahia

Lockdown: ônibus circularão até às 20h, mas sistema ferry-boat será paralisado; decreto proíbe ainda bebidas alcoólicas

25 de Fevereiro de 2021 -Redação Cabula agora
[Lockdown: ônibus circularão até às 20h, mas sistema ferry-boat será paralisado; decreto proíbe ainda bebidas alcoólicas]

O anúncio do lockdown em toda a Bahia, a partir das 17h desta sexta-feira (26/2), trouxe centenas de dúvidas para quem mora nas cidades afetadas

O governador Rui Costa (PT) disse que detalhes estarão no decreto que será publicado ainda nesta quinta (25/2). 

De antemão, o gestor estadual ressaltou que, durante o dia, haverá transporte normal. "Não haverá transporte público nesse horário do toque de recolher. Durante o dia, haverá transporte normal. Não será permitido funcionamento em nenhum horário de bar e restaurante, exceto por delivery, que estamos esticando até 0h e o dono do restaurante é obrigado depois a levar em serviço próprio a pessoa que trabalha para casa", afirmou. 

Ainda no mesmo sentido, o prefeito de Vera Cruz, Marcus Vinícius, sustentou que o transporte por ferry-boat e lanchinhas estarão proibidos durante o lockdown.  

Ainda até a manhã de segunda, a venda de bebidas também será proibida. "Há unanimidade de que a bebida é o que provoca aglomerações em bares, esquinas e botecos. Será proibida mesmo nos mercados a comercialização de bebida alcoólica", disse o governador.  

Preocupado com o inchaço no sistema de saúde, Rui Costa informou ainda a suspensão das cirurgias não essenciais também para os leitos privados. "Não faz sentido os hospitais estarem programando cirurgias não essenciais nesse momento. Eles têm que disponibilizar mais leitos. Estamos recebendo muitos pacientes com plano de saúde", acrescentou o chefe do Executivo Estadual.  

Outra dúvida surge em relação às partidas de futebol. "Para evitar aquelas imagens de torneio de futebol de comunidades com muitas pessoas aglomeradas. Precisamos dar um choque de distanciamento, esse é o objetivo, e consiga reduzir a pressão sob o sistema de saúde". O Campeonato Baiano e Copa do Nordeste, que o Governo da Bahia, chegou a cancelar, estão mantidos por enquanto.  

FISCALIZAÇÃO 

O petista também falou sobre as consequência para quem não cumprir o lockdown. A pessoa poderá responder criminalmente, por se tratar de crime contra a saúde, previsto em lei. 

Ele destacou que não é intenção do decreto "encher as prisões" e que o toque de recolher que começou no domingo tem sido cumprido com poucos incidentes pelo estado. "Até aqui contamos com colaboração diria que de 99.99% das pessoas. Os casos de descumprimento foram pontuais", disse Rui, afirmando que o policiamento será feito de "forma intensa". "Estaremos com a força máxima de policiamento nas ruas".

Comentários

Outras Notícias

[Prefeitura oficializa IGH para gestão do Hospital Alan Sanches em Salvador]
Saúde

Prefeitura oficializa IGH para gestão do Hospital Alan Sanches em Salvador

10 de Abril de 2026

Foto: Bruno Concha / Secom PMS

[Fifa define árbitros da Copa de 2026 e inclui três brasileiros na lista]
Esportes

Fifa define árbitros da Copa de 2026 e inclui três brasileiros na lista

10 de Abril de 2026

Foto: Reprodução/Redes sociais

[Atlético-MG e Galo da Madrugada chegam a acordo e encerram disputa por marca]
Esportes

Atlético-MG e Galo da Madrugada chegam a acordo e encerram disputa por marca

10 de Abril de 2026

Fotos: Pedro Souza/Atlético-MG | Edson Holanda/Prefeitura do Recife

[Vitória sofre virada e é derrotado por 6 a 1 pelo Vasco no Brasileirão Sub-20]
Esportes

Vitória sofre virada e é derrotado por 6 a 1 pelo Vasco no Brasileirão Sub-20

10 de Abril de 2026

Foto: Reprodução/Vasco TV

[Projeto propõe linhas de ônibus operadas por mulheres com foco em segurança em Salvador]
Bahia

Projeto propõe linhas de ônibus operadas por mulheres com foco em segurança em Salvador

09 de Abril de 2026

Foto: Ascom/Semob

[Vitória inicia semana decisiva com jogos no Barradão e sequência intensa na temporada]
Esportes

Vitória inicia semana decisiva com jogos no Barradão e sequência intensa na temporada

09 de Abril de 2026

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias