Bahia amanhece com mais de 400 pessoas à espera de UTI: 'Rolo compressor', diz subsecretária
18 de Março de 2021 -G1![Bahia amanhece com mais de 400 pessoas à espera de UTI: 'Rolo compressor', diz subsecretária [Bahia amanhece com mais de 400 pessoas à espera de UTI: 'Rolo compressor', diz subsecretária]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/231068/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
A situação foi denominada por ela como um "rolo compressor"
A Bahia amanheceu nesta quinta-feira (18) com 435 pessoas que esperavam por regulação para leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) com Covid-19, segundo informações da subsecretária de Saúde da Bahia, Tereza Paim.
“Hoje amanhecemos com 435 pessoas na fila. É um rolo compressor, a gente fala que estamos enxugando gelo, porque é muita gente procurando serviço de saúde e eles estão corretos, precisam buscar. Quanto mais precoce a gente conseguir cuidar dessas pessoas melhor, mas o número de leitos, por mais que estejamos abrindo mais leitos, já chegamos a mais de 3.200 leitos entre UTIs e clínicos, mais de três mil leitos de UTI, fora os 36 leitos de UTI pediátrico. Está difícil, momento muito crítico”, disse a subsecretária.
De acordo com Tereza Paim, os pacientes esperavam entre 12 e 18 horas por regulação na primeira onda. Agora, a espera triplicou, e tem pacientes que aguardam entre 36 e 48 horas por atendimento.
“Na 1ª onda, eles esperavam mais ou menos 12 horas, no máximo 18 e todos estavam acomodados nos leitos específicos. Hoje a gente ultrapassa 36, 48 horas muitas vezes”.
A subsecretária de Saúde da Bahia afirma que muitos dos médicos e enfermeiros que trabalham diretamente no enfrentamento à Covid-19 estão cansados, mas conseguem se manter diante do grande desafio de salvar vidas.
“As pessoas estão a um ano associado a isso. Deixamos ainda Unidades de Terapia Intensiva não covid, são especialistas de UTI intensivistas, terapeutas intensivistas, estão realmente todos exaustos, mas eles estão conseguindo se manter”, disse Tereza Paim.
Tereza Paim acredita que a vacinação dos profissionais da saúde tem ajudado a manter os leitos funcionando, já que o número de médicos infectados está em queda.
“Hoje a grande oportunidade que a gente tem é de que depois da vacinação desses trabalhadores de saúde de enfrentamento a Covid-19, eles têm adoecidos menos, então a ausência deles no trabalho por doença especificamente Covid-19 diminui acintosamente”.
Outra preocupação da subsecretária é a contratação de novos funcionários. Ela afirma que o governo tem procurado especialistas na doença, apesar de entender que a Covid-19 é uma patologia nova.
“Acho que esse é um grande fator de melhoria e manutenção dos nossos leitos. A gente continua em busca desses profissionais da enfermagem habilitada, da informática habilitada, todos esses são profissionais mais raros e eles estão tendo que se inteirar do processo, habilitar no processo em tempo real, porque a Covid-19 é uma novidade, é uma patologia nova”, contou.
Comentários
Outras Notícias
![Suíca reforça diálogo popular e participa da Lavagem do Bonfim ao lado de apoiadores [Suíca reforça diálogo popular e participa da Lavagem do Bonfim ao lado de apoiadores]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238183/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Suíca reforça diálogo popular e participa da Lavagem do Bonfim ao lado de apoiadores
14 de Janeiro de 2026A presença acompanha o cortejo que sai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia em direção à Colina Sagrada, em um dos eventos mais simbólicos do calendário cultural e religioso da Bahia.
![Ivete Sangalo confirma nova fase da turnê “Ivete Clareou” e anuncia show em Salvador [Ivete Sangalo confirma nova fase da turnê “Ivete Clareou” e anuncia show em Salvador]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238182/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Ivete Sangalo confirma nova fase da turnê “Ivete Clareou” e anuncia show em Salvador
14 de Janeiro de 2026Foto: Rafa Mattei
![Com alvará regularizado, Estádio de Pituaçu está liberado para jogos do Baianão [Com alvará regularizado, Estádio de Pituaçu está liberado para jogos do Baianão]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238181/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Com alvará regularizado, Estádio de Pituaçu está liberado para jogos do Baianão
14 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação / Neoenergia
![Transalvador abre postos presenciais para credenciamento de veículos durante o Carnaval [Transalvador abre postos presenciais para credenciamento de veículos durante o Carnaval]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238180/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Transalvador abre postos presenciais para credenciamento de veículos durante o Carnaval
14 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação / Transalvador
![Marinada em Salvador: Marina Sena confirma apresentação especial na capital baiana [Marinada em Salvador: Marina Sena confirma apresentação especial na capital baiana]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238179/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Marinada em Salvador: Marina Sena confirma apresentação especial na capital baiana
14 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
![Escadaria que liga a Rua 2 de Julho à Rua Luís Eduardo Magalhães é concluída [Escadaria que liga a Rua 2 de Julho à Rua Luís Eduardo Magalhães é concluída]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238178/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Escadaria que liga a Rua 2 de Julho à Rua Luís Eduardo Magalhães é concluída
13 de Janeiro de 2026A nova estrutura facilita o trajeto dos moradores, garantindo mais segurança, acessibilidade e melhor mobilidade para a população local.
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
