Bahia

Mutirão auxilia cadastramento de pessoas surdas para vacina até esta quinta (27)

27 de Maio de 2021 - Secom/ PMS
[Mutirão auxilia cadastramento de pessoas surdas para vacina até esta quinta (27)]

A ação prossegue até esta quinta-feira (27), das 8h às 16h, na Unidade Básica de Saúde Ramiro de Azevedo, no Campo da Pólvora

Para estimular e promover o acesso das pessoas surdas à vacina contra o coronavírus, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciaram nesta quarta-feira (26) um mutirão de cadastramento de pessoas, com 18 anos ou mais, com deficiência auditiva permanente.

Para realizar o cadastro durante o mutirão, as pessoas devem comparecer à unidade de saúde levando documento de identificação com foto e exames e/ou relatórios médicos comprobatórios de grande dificuldade ou incapacidade de ouvir, mesmo com o uso de aparelho auditivo.
 
Só no período da manhã, mais de 50 pessoas passaram pelos atendimentos que foram intermediados por intérpretes da Central de Libras Salvador, setor vinculado à Unidade de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (UPCD) da Sempre. A ação teve o apoio de técnicos do Centro de Surdos da Bahia (Cesba) e Associação Educacional Sons no Silêncio (Aesos).
 
Necessidade – A coordenadora de Gestão de Projetos da UPCD, Luana Rodrigues, ressaltou que a Central de Libras recebeu, nos últimos dias, um volume grande de pedidos de atendimentos, justamente para apoiar no cadastramento da comunidade surda, que é um público prioritário, para acesso à vacina. “Eles são prioridade não só pela deficiência, mas principalmente porque a comunicação principal dos surdos é com as mãos, que é também um importante vetor de contaminação da Covid. Por esse motivo eles precisam tanto da vacina para a proteção de suas vidas”, pontuou.
 
Enquanto aguardava o atendimento, Alan Ferreira afirmou que estava sonhando com a vacinação. “Eu tive o coronavírus e foi um momento muito difícil. Tenho muito medo, por ver as pessoas aglomerando e se contaminando nas ruas. Tenho três filhos e preciso cuidar deles. Quero me vacinar, para poder voltar a trabalhar e cuidar da minha família”, relatou.

 

Foto: Vitor Santos/Sempre

Comentários

Outras Notícias

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121