Bahia

Primeiras semanas de junho serão de chuva em Salvador

02 de Junho de 2021 - Secom/ PMS
[Primeiras semanas de junho serão de chuva em Salvador]

O inverno começa no dia 21 de junho, mas a capital baiana já começou o mês com chuva

A previsão meteorológica é de tempo instável nesta primeira semana do mês. As temperaturas neste período devem variar entre 22°C (mínima) e 29°C (máxima).
 
Até o momento, de acordo com o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec), Caminho das Árvores foi o bairro que registrou o índice mais alto, com acumulado de 63,8 mm, seguido de Saramandaia, com 62,2 mm em 72 horas. A estimativa de acumulados na capital para o mês é de 245,6 mm.
 
Na quinta-feira (3), feriado de Corpus Christi, a previsão é de nebulosidade com abertura de sol e chuva isolada em alguns momentos do dia. A previsão para esta semana é de céu nublado a parcialmente nublado, com períodos de chuva forte, a qualquer hora do dia, com risco para alagamentos e deslizamentos de terra.
 
As ocorrências que envolvem desabamentos, deslizamentos, queda de árvores e muros, dentre outras, podem ser registradas no plantão da Codesal, durante 24 horas, todos os dias da semana. As solicitações podem ser efetuadas pelo telefone gratuito 199.
 
Ações preventivas – A Prefeitura, por meio da Defesa Civil, realiza uma série de ações para prevenção de transtornos no período de chuva. Desde 2016, o órgão já aplicou a tecnologia da geomanta em 210 áreas da cidade, para diminuir os riscos de deslizamentos de terra e contribuir para a preservação da vida dos cidadãos.
 
Também foram capacitados quase 2,5 mil voluntários, distribuídos em 58 Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), para lidar com situações de emergência. O trabalho teve início em 2016 e já contemplou comunidades como Calabetão, Villa Picasso, Baixa de Santa Rita e Ilha de Bom Jesus dos Passos. Na semana passada, foram capacitadas sete pessoas na comunidade Dom Lucas, em Castelo Branco.
 
Já o Projeto Casarões, que faz o monitoramento de imóveis antigos, contabiliza 1.384 imóveis na base de dados da Defesa Civil. Com o intuito de preservar vidas, as vistorias técnicas são realizadas a partir da avaliação de risco geológico ou construtivo, de forma a prevenir, proteger e preservar o bem-estar dos cidadãos. A maioria dos imóveis está localizada em áreas como o Pelourinho, Baixa dos Sapateiros, Barroquinha, Santo Antônio e Comércio.

 

Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Comentários

Outras Notícias

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121