Linhas de ônibus de Salvador serão desativadas no próximo sábado; confira as mudanças
16 de Outubro de 2021 -G1 Bahia![Linhas de ônibus de Salvador serão desativadas no próximo sábado; confira as mudanças [Linhas de ônibus de Salvador serão desativadas no próximo sábado; confira as mudanças]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/232658/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Cinco linhas dos ônibus do transporte urbano de Salvador serão desativadas a partir do próximo sábado (16)
A informação é a da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), que atribuiu a alteração no sistema à modernização na operação, que deve funcionar de forma integrada ao sistema metroviário na capital.
As linhas são: 0412 – Duque de Caxias x Pituba; 0413 – IAPI x Barra; 0416 – IAPI x Terminal da França / Campo Grande; 1002 – Aeroporto x Campo Grande/Lapa e 1003 – Aeroporto x Lapa.
De acordo com a secretaria, com as mudanças, os usuários poderão utilizar a integração com outra linha de ônibus ou mesmo com o metrô para chegar aos destinos.
Por causa da desativação da linha 0412, os passageiros com destino à Avenida Heitor Dias e Sete Portas deverão utilizar a linha 1327 – Estação Pirajá x Baixa dos Sapateiros e integrar com o metrô na estação Campo da Pólvora até a estação Acesso Norte. No terminal, o passageiro pode pegar a linha 1143 – Terminal Acesso Norte x Barroquinha.
Já quem tiver como destino as regiões do Caminho das Árvores, Avenida Paulo VI e Pituba, deverá seguir de metrô até a estação Detran e, de lá, integrar com uma das linhas que seguem para a Pituba, como a 1347 – Estação Pirajá x Pituba.
Os passageiros que quiserem chegar à rodoviária e o bairro do Itaigara, poderão utilizar a linha 0427 – IAPI x Itaigara, que passa pela Fazenda Grande do Retiro, no próprio Largo do Retiro e Avenida ACM.
Haverá mudança também para quem utilizava a linha 0413 para chegar na Avenida Centenário, Barra ou Avenida Garibaldi. Os passageiros devem integrar na Estação da Lapa com as linhas 0136 - LB1 – Lapa x Chame-Chame, 0137 – LB2 - Lapa x Barra Avenida, ou 0138 – LB3 - Lapa x Garibaldi/Ondina, respectivamente.
Quem pretende chegar na Avenida Vasco da Gama deverá utilizar, na Estação da Lapa, a linha 0116 – Lapa x HGE. Já para o Vale do Ogunjá, os usuários precisam desembarcar na região do Vale de Nazaré e entrar na linha 0332 – Fazenda Grande do Retiro x Lapa.
Os passageiros que usavam a linha 0416 com destino ao Campo Grande deverão agora utilizar a linha 0417 – IAPI x Lapa e, na Lapa, integrar com a linha LB2 – Lapa x Barra Avenida. Já quem tiver como destino as regiões do Largo do Tanque, Comércio ou Calçada, deverá utilizar a linha 0417, operada pelo Amarelinho, até o bairro de Pero Vaz. De lá, precisa integrar com a linha 0419 – Pau Miúdo x Terminal da França/Campo Grande.
Usuários da linha 1002, com destino à Avenida Cardeal da Silva, deverão tomar a linha 1001 – Aeroporto x Praça da Sé, ou a 1035 – Aeroporto x Praça da Sé (via Garcia) e, no Rio Vermelho, acessar a 0140 – Lapa x Rio Vermelho (via Cardeal).
Já quem utilizava a linha 1003 com destino à Lapa, saindo do Aeroporto, deverá acessar a linha 1007 – Lapa x Jardim das Margaridas. Quem tem como destino a região de Ondina e Rio Vermelho, precisa seguir na linha 1001 – Aeroporto x Praça da Sé ou a 1035 – Aeroporto x Praça da Sé (via Garcia).
Quem tiver como destino a Avenida Centenário, pode acessar o metrô na Estação Mussurunga ou no Terminal Aeroporto em direção à Lapa e, de lá, utilizar a linha LB1 - 0136 – Lapa x Chame-Chame, ou tomar a linha 1001 – Aeroporto x Praça da Sé e, na Rua Miguel Bournier, acessar a linha LB1 – 0136.
Linhas de ônibus são alteradas em Salvador.
Também no próximo sábado (16), duas linhas terão o itinerário modificado. A linha 0332 – Fazenda Grande do Retiro x Lapa passará a circular, a partir da Avenida Bonocô, pela Avenida Ogunjá, mantendo o retorno pelo Dique do Tororó.
Já a linha 0903 – Boca do Rio x Lapa deixará de atender a Avenida Garibaldi e passará a utilizar a Avenida Centenário. Os usuários que tiverem como destino a Avenida Garibaldi deverão utilizar a linha 0903 até o Rio Vermelho e, de lá, integrar com a linha 0708 – Nordeste x Lapa.
Segundo o secretário da Mobilidade Urbana, Fabrizzio Muller, as mudanças fazem parte do processo de atualização da rede de transporte de Salvador, que passará a funcionar de forma integrada.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom
Comentários
Outras Notícias
![Prefeitura oficializa IGH para gestão do Hospital Alan Sanches em Salvador [Prefeitura oficializa IGH para gestão do Hospital Alan Sanches em Salvador]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238432/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Prefeitura oficializa IGH para gestão do Hospital Alan Sanches em Salvador
10 de Abril de 2026Foto: Bruno Concha / Secom PMS
![Fifa define árbitros da Copa de 2026 e inclui três brasileiros na lista [Fifa define árbitros da Copa de 2026 e inclui três brasileiros na lista]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238431/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Fifa define árbitros da Copa de 2026 e inclui três brasileiros na lista
10 de Abril de 2026Foto: Reprodução/Redes sociais
![Atlético-MG e Galo da Madrugada chegam a acordo e encerram disputa por marca [Atlético-MG e Galo da Madrugada chegam a acordo e encerram disputa por marca]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238430/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Atlético-MG e Galo da Madrugada chegam a acordo e encerram disputa por marca
10 de Abril de 2026Fotos: Pedro Souza/Atlético-MG | Edson Holanda/Prefeitura do Recife
![Vitória sofre virada e é derrotado por 6 a 1 pelo Vasco no Brasileirão Sub-20 [Vitória sofre virada e é derrotado por 6 a 1 pelo Vasco no Brasileirão Sub-20]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238429/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Vitória sofre virada e é derrotado por 6 a 1 pelo Vasco no Brasileirão Sub-20
10 de Abril de 2026Foto: Reprodução/Vasco TV
![Projeto propõe linhas de ônibus operadas por mulheres com foco em segurança em Salvador [Projeto propõe linhas de ônibus operadas por mulheres com foco em segurança em Salvador]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238428/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Projeto propõe linhas de ônibus operadas por mulheres com foco em segurança em Salvador
09 de Abril de 2026Foto: Ascom/Semob
![Vitória inicia semana decisiva com jogos no Barradão e sequência intensa na temporada [Vitória inicia semana decisiva com jogos no Barradão e sequência intensa na temporada]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238427/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Vitória inicia semana decisiva com jogos no Barradão e sequência intensa na temporada
09 de Abril de 2026Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
