Bahia

Baiano já pode reconhecer firma pela internet

19 de Outubro de 2021 - Bahia Econômica
[Baiano já pode reconhecer firma pela internet]

Os cartórios na Bahia só funcionam de segunda a sexta, em horário administrativo, justamente quando a maioria das pessoas está trabalhando e fica difícil reconhecer firma e fazer outros serviços

Agora, pagando o mesmo valor, o cidadão poderá reconhecer a firma em  cinco minutos. É que, nesta segunda-feira (18), foi lançada na plataforma e-Notariado, possibilitando o reconhecimento de firma por autenticidade pela internet.

O procedimento será feito por videoconferência com a presença do tabelião e a assinatura eletrônica do documento por parte do requerente. “É a mesma segurança do reconhecimento praticado presencialmente. Essa modernidade está acessível à população baiana. O advento tecnológico trouxe várias facilidades ao meio extrajudicial e aos cidadãos. Assim, com a ajuda do e-Notariado, podemos disponibilizar os documentos com mais agilidade e rapidez”, ressalta Giovani Gianellini, presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Bahia (CNB/BA).

Com a novidade, as pessoas não precisarão mais se deslocar presencialmente a um cartório para reconhecer firma por autenticidade, aquela que garante mais segurança na assinatura de um documento. “Ela traz uma certeza jurídica de que a pessoa que assinou é realmente a pessoa indicada”, relata Núbia Barbosa, tabeliã do 9º Tabelionato de Notas de Salvador.  “É um procedimento rápido. A videoconferência terá hora marcada e vai durar, no máximo, cinco minutos. É só o tempo de fazer a assinatura digital”, explica. As únicas exigências para que o procedimento seja feito é que o solicitante tenha uma assinatura digital, também chamado certificado digital, no site e-notariado.org.br, e firma aberta em algum dos 141 cartórios baianos credenciados no e-notariado. Destes, 12 ficam em Salvador. No final do texto, confira o passo a passo de como fazer o procedimento completo pela internet.

Veja o passo a passo

Passo a passo para reconhecer firma por autenticidade:

1 – Caso você ainda não tenha, é preciso fazer uma assinatura digital, também chamado certificado digital, no site e-notariado.org.br. Isso é feito de forma gratuita num Tabelionato de Notas credenciado através de duas formas: presencial, com documento de identidade original e comprovante de endereço, ou de forma remota por videoconferência. O tabelião emitirá o certificado digital que ficará residente em seu celular. A validade da assinatura é de 3 anos. Quando estiver perto de expirar ou houver perda do celular, um novo certificado deve ser solicitado.

2 – Também será necessário ter firma aberta no cartório escolhido e credenciado no site do e-notariado, o que só é possível fazer presencialmente.

3 – O cidadão deve assinar o documento original e enviar ao cartório escolhido. Isso pode ser feito de diversas formas. “Pede para um motoboy deixar aqui ou uma das partes pode trazer. Só é bom ligar para nós antes para avisar que está chegando. Entra em contato previamente, pois combinamos o horário da chegada do documento e já agendamos a videoconferência”, pede a tabeliã Núbia Barbosa.

4 – Na videoconferência, com data e hora marcada, o tabelião vai confirmar a identidade e capacidade civil do solicitante.

5 – Em seguida, o usuário assina eletronicamente um termo de validação

6 – O tabelião reconhece a firma autêntica no documento original, disponibilizando-o para retirada ou para ser entregue ao destinatário.

 

Foto: Paula Fróes/CORREIO

Comentários

Outras Notícias

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121