Bahia

Programa pioneiro da Prefeitura de Salvador oferece incentivos para atrair nômades digitais

25 de Novembro de 2021 - Redação Cabula agora
[Programa pioneiro da Prefeitura de Salvador oferece incentivos para atrair nômades digitais]

Lançado pela Prefeitura de Salvador, na última quarta-feira (24), o programa ‘Nômades Digitais’ atrai viajantes concedendo benefícios em suas estadias temporárias na cidade

Os detalhes do projeto, foi apresentado pelo prefeito Bruno Reis, durante evento no Hotel Fiesta, no Itaigara, e contou com a presença do diretor de Inovação da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), Luís Gaban, dentre outras autoridades municipais.

Sobre o programa, o prefeito destacou que a incidência da pandemia acelerou os processos para realização do trabalho de forma virtual, descentralizando as ações para o local onde o trabalhador ou empreendedor esteja. "O Nômade Digital chega antecipado pela ocorrência da pandemia, onde os profissionais possam, de qualquer lugar, realizar seu trabalho, contando com iniciativas e parcerias para que, a partir do retorno de sua remuneração, possam consumir produtos locais, frequentando nossos equipamentos culturais e investindo na economia da cidade", explicou, ressaltando que o programa é fruto de parceria com todos os setores envolvidos com a área de turismo.

Como funciona
A iniciativa oferecerá preços de hospedagem acessíveis, conexão wi-fi rápida e gratuita, espaços de trabalho em cafés e coworkings, acesso a parceiros de tecnologia, possibilidades de negócios e oportunidades de networking. O objetivo é estimular a economia da cidade, atraindo nômades digitais para Salvador e empresas inovadoras, além de promover a capital baiana, internacionalmente, como cidade inovadora.

"Queremos, com apoio dos parceiros e do nosso sistema de inovação, atrair e incentivar empreendedores digitais para que possam vir trabalhar em Salvador, com toda a infraestrutura necessária para realizar seu trabalho. Hoje, 7,3 milhões de brasileiros trabalham remotamente, e queremos atrair esses nômades digitais de empresas inovadoras, e promover Salvador como cidade inovadora. Hoje Salvador está entre a sexta e a sétima posição no ranking nacional de nômades digitais", destaca Gaban.

Os parceiros e demais empreendedores que se interessarem em atuar e permanecer em Salvador pelo período de 15 dias, extensível a quatro anos, podem acessar o site http://digitalnomads.salvador.ba.gov.br  para trabalhar e conhecer o mercado de tecnologia virtual da capital baiana.

Ranking
Segundo informações do site Nomad List, principal portal sobre nomadismo digital, estima-se que até 2035 exista 1 bilhão de nômades digitais no mundo. Dados da Pnad Covid, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontaram que em novembro de 2020 havia 7,3 milhões de brasileiros trabalhando remotamente.

Para aproveitar esta tendência, diversos países ao redor do mundo estão lançando programas para atrair Nômades Digitais, não só para movimentar o turismo da cidade, mas principalmente para atrair empresas inovadores para seus ecossistemas.

O site Nomad List reúne as melhores cidades do mundo para se trabalhar, viver e aproveitar. Os dados são gerados por usuários cadastrados no site e nele é possível obter informações como o custo de vida mensal, qualidade da internet, disponibilidade de cafés e coworkings, qualidade de vida, segurança e vida noturna, entre outros itens. 

 

Foto: Reprodução

Comentários

Outras Notícias

[Sara Prado assume Funceb; “Mudanças são precisas”, diz vereador Suíca ]
Cultura

Sara Prado assume Funceb; “Mudanças são precisas”, diz vereador Suíca

18 de Abril de 2024

Sara Prado assume a Funceb e o vereador Luiz Carlos Suíca elogia - FOTO Divulgação

[Suíca e SindilimpBA reforçam luta por regulamentação da profissão de gari e margarida em Brasília]
Política

Suíca e SindilimpBA reforçam luta por regulamentação da profissão de gari e margarida em Brasília

17 de Abril de 2024

Os senadores Otto Alencar e Jaques Wagner sinalizaram positivamente sobre o projeto de lei

[Com Davi, Bahia volta a conquistar Big Brother Brasil depois de 18 anos; relembre os outros dois vencedores]
Bahia

Com Davi, Bahia volta a conquistar Big Brother Brasil depois de 18 anos; relembre os outros dois vencedores

17 de Abril de 2024

Primeira vez que estado 'ganhou' o reality foi com Jean Wyllys, em 2005. Na edição seguinte, Mara Viana conquistou o prêmio / Foto Rede Globo

[Aneel autoriza reajuste médio de 1,53% para tarifa de energia elétrica da Bahia]
Economia

Aneel autoriza reajuste médio de 1,53% para tarifa de energia elétrica da Bahia

17 de Abril de 2024

Aneel autoriza reajuste médio de 1% para tarifa de energia elétrica da Bahia — Foto: Divulgação

[Começa hoje 5ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba]
Cultura

Começa hoje 5ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba

17 de Abril de 2024

Neste primeiro dia de programação serão exibidos dois curtas-metragens: "A Menina que Queria Voar", dirigido por Tais Amordivino, e "Sèt Lam", dirigido por Vincent Fontano / Foto Divulgação

[Mulher flagrada com idoso morto está presa e alega que o levou ao banco com vida]
Justiça

Mulher flagrada com idoso morto está presa e alega que o levou ao banco com vida

17 de Abril de 2024

Nas imagens, o idoso está pálido e sem qualquer reação ou reflexo, sentado em uma cadeira de rodas, enquanto Érica pede repetidas vezes que ele assine o empréstimo de R$ 17 mil / Foto Redes sociais

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias