Bahia

Mais de 2,4 mil gestantes do Mãe Salvador não retiraram cartão de transporte

02 de Fevereiro de 2022 - PMS - Prefeitura Municipal de Salvador
[Mais de 2,4 mil gestantes do Mãe Salvador não retiraram cartão de transporte]

Mais de 2,4 mil gestantes cadastradas no Programa Mãe Salvador ainda não compareceram aos postos de saúde para fazer a retirada do cartão que garante o acesso gratuito no transporte público da capital.

O Salvador Card – Bilhete Identificado é concedido para futuras mamães com objetivo de garantir a mobilidade dessas mulheres até as unidades de saúde para realização do pré-natal.

No total, cada gestante tem direito a 30 passagens de ônibus. Além disso, as mamães que completarem o ciclo do pré-natal terão acesso ao benefício natalidade (enxoval). O cartão do transporte pode ser retirado pelas gestantes cadastradas no posto de saúde onde as mesmas realizam o acompanhamento pré-natal.

Implantado em 18 de novembro do ano passado, o Programa Mãe Salvador já cadastrou mais de 8 mil gestantes na cidade. No mesmo período, cerca de 5 mil cartões do Salvador Card já foram confeccionados para as beneficiárias.

O coordenador da Atenção Primária à Saúde, Abdon Brito, convoca as gestantes que ainda não retiraram o cartão do transporte para comparecer aos postos de saúde, para ter acesso ao benefício assegurado pela Prefeitura de Salvador. “O objetivo do programa é ampliar a assistência pré-natal, parto e puerpério das mulheres residentes em Salvador, facilitar o acesso dessa gestante ao serviço público de saúde, além de garantir consultas pós-parto para mães e bebês, bem como acesso ao teste do pezinho por meio do transporte público”, explicou.

Atualização cadastral – Além das mulheres que ainda não compareceram aos postos para retirada do Salvador Card, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está impedida de emitir o benefício para cerca de 300 gestantes por conta da ausência do preenchimento do CPF das mesmas no formulário de inscrição. Para regularizar a situação cadastral, as beneficiárias podem buscar os postos de saúde da rede básica de segunda a sexta-feira (exceto feriados), sempre das 8h às 17h.

A lista com o nome das futuras mamães que necessitam atualizar o cadastro está disponível no site da SMS. “Sem a atualização desse cadastro, a Atenção Primária não consegue dar sequência à emissão do cartão de transporte e a gestante fica impedida de ter acesso ao benefício. O processo de atualização cadastral é rápido e pode ser feito em qualquer posto de saúde”, completou Brito.

 

Foto: Divulgação

Comentários

Outras Notícias

[Daniela Mercury volta a criticar Tony Salles:
Fofoca

Daniela Mercury volta a criticar Tony Salles: "Atitude violenta"

13 de Março de 2025

Foto: Célia Santos

[Três jovens do Bahia são convocados para a Seleção Sub-17]
Esportes

Três jovens do Bahia são convocados para a Seleção Sub-17

13 de Março de 2025

Foto: Reprodução

[STF amplia número de condenados pelos atos de 8 de janeiro; total ultrapassa 480]
Justiça

STF amplia número de condenados pelos atos de 8 de janeiro; total ultrapassa 480

13 de Março de 2025

Foto: Marcelo Camargo

[Bruno Reis reestrutura Prefeitura de Salvador após mudanças no secretariado e criação da Secretaria do Mar]
Política

Bruno Reis reestrutura Prefeitura de Salvador após mudanças no secretariado e criação da Secretaria do Mar

13 de Março de 2025

Foto: Gabriel Lopes

[O que acontece no corpo durante a ressaca?]
Saúde

O que acontece no corpo durante a ressaca?

12 de Março de 2025

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

[Entidades médicas defendem ampliação da faixa etária para mamografia preventiva]
Saúde

Entidades médicas defendem ampliação da faixa etária para mamografia preventiva

12 de Março de 2025

Foto: Rodrigo Nunes/MS

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121