Coordenadora do Sindilimp Bahia fala dos desafios enfrentados pela busca de direitos e melhorias da categoria
11 de Maio de 2022 - Redação Cabula agora
E finalizou a conversa afirmando que o sindicato, que atualmente possui mais de 40 mil pessoas em todo o estado, teve as solicitações bem acolhidas pela atual gestão da capital baiana.
Em entrevista ao Podcast do V Notícias, o Pod V, na última terça-feira (10), a coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza Urbana da Bahia (Sindilimp-BA), Ana Angélica Rabello, falou sobre o trabalho à frente da categoria no estado e os desafios na busca por melhorias em um governo que, segundo ela, não apoia os trabalhadores terceirizados.
“Na época do primeiro governo de Rui, nós tínhamos várias paralisações. Nós sofríamos desde o governo de Jaques Wagner. Fazíamos paralisações porque a gente queria que os trabalhadores fossem valorizados. Porque trabalhar trinta dias e não ter dinheiro… Tinha empresa que ficava três meses”, afirmou a coordenadora sobre a dificuldade de diálogo com os últimos governadores da Bahia.
Em seu terceiro mandato no sindicato, Ana Angélica, que coordena 38 homens dentro da entidade, também contou sobre as experiências à frente da categoria no estado, os desafios de ser uma mulher em um cargo de poder e revelou detalhes sobre a própria prisão que, de acordo com ela, aconteceu por defender um colega durante uma das manifestações da classe.
“Naquele momento em que eu fui presa, nós estávamos fazendo uma mobilização”, contou. Sobre a motivação para ter sido levada para a delegacia, a representante relacionou a atitude dos agentes policiais com machismo e política. “A gente sabe como é que funciona a política”, disse.
A gestora ainda falou a respeito das conquistas dos trabalhadores de limpeza urbana, momento em que aproveitou para falar da parceria que o Sindlimp tem com o vereador Luiz Carlos Suíca (PT), conhecido por levar as causas da categoria para a Câmara de Salvador, a quem se referiu como “extensão do Sindlimp”.
E finalizou a conversa afirmando que o sindicato, que atualmente possui mais de 40 mil pessoas em todo o estado, teve as solicitações bem acolhidas pela atual gestão da capital baiana. “Para a gente é muito importante esse olhar do contratante para essas pessoas”, completou Angélica.
Comentários
Outras Notícias
Plano Safra 2025/2026 já soma R$ 10 bilhões em financiamentos aprovados
19 de Agosto de 2025Foto: Emanuel Cavalcante/Divulgação Embrapa Amapá
Parceria no TJBA busca regularizar polos industriais em 10 cidades
19 de Agosto de 2025Foto: Reprodução/TJ-BA
Ilê Aiyê leva samba-afro e resistência cultural para turnê nos EUA
19 de Agosto de 2025Foto: Divulgação
Fernanda Gentil volta à CazéTV com contrato de três anos
19 de Agosto de 2025Foto: Reprodução/redes sociais
Gilberto e Flora Gil acionam padre por fala contra religiões de matriz africana
18 de Agosto de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
Lázaro Ramos anuncia parceria com Wagner Moura em novo longa
18 de Agosto de 2025Fotos: Divulgação | Diamond Films
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023