Coordenadora do Sindilimp Bahia fala dos desafios enfrentados pela busca de direitos e melhorias da categoria
11 de Maio de 2022 -Redação Cabula agora![Coordenadora do Sindilimp Bahia fala dos desafios enfrentados pela busca de direitos e melhorias da categoria [Coordenadora do Sindilimp Bahia fala dos desafios enfrentados pela busca de direitos e melhorias da categoria]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/233799/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
E finalizou a conversa afirmando que o sindicato, que atualmente possui mais de 40 mil pessoas em todo o estado, teve as solicitações bem acolhidas pela atual gestão da capital baiana.
Em entrevista ao Podcast do V Notícias, o Pod V, na última terça-feira (10), a coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza Urbana da Bahia (Sindilimp-BA), Ana Angélica Rabello, falou sobre o trabalho à frente da categoria no estado e os desafios na busca por melhorias em um governo que, segundo ela, não apoia os trabalhadores terceirizados.
“Na época do primeiro governo de Rui, nós tínhamos várias paralisações. Nós sofríamos desde o governo de Jaques Wagner. Fazíamos paralisações porque a gente queria que os trabalhadores fossem valorizados. Porque trabalhar trinta dias e não ter dinheiro… Tinha empresa que ficava três meses”, afirmou a coordenadora sobre a dificuldade de diálogo com os últimos governadores da Bahia.
Em seu terceiro mandato no sindicato, Ana Angélica, que coordena 38 homens dentro da entidade, também contou sobre as experiências à frente da categoria no estado, os desafios de ser uma mulher em um cargo de poder e revelou detalhes sobre a própria prisão que, de acordo com ela, aconteceu por defender um colega durante uma das manifestações da classe.
“Naquele momento em que eu fui presa, nós estávamos fazendo uma mobilização”, contou. Sobre a motivação para ter sido levada para a delegacia, a representante relacionou a atitude dos agentes policiais com machismo e política. “A gente sabe como é que funciona a política”, disse.
A gestora ainda falou a respeito das conquistas dos trabalhadores de limpeza urbana, momento em que aproveitou para falar da parceria que o Sindlimp tem com o vereador Luiz Carlos Suíca (PT), conhecido por levar as causas da categoria para a Câmara de Salvador, a quem se referiu como “extensão do Sindlimp”.
E finalizou a conversa afirmando que o sindicato, que atualmente possui mais de 40 mil pessoas em todo o estado, teve as solicitações bem acolhidas pela atual gestão da capital baiana. “Para a gente é muito importante esse olhar do contratante para essas pessoas”, completou Angélica.
Comentários
Outras Notícias
![População da Rua Nova, em Pernambués, celebra buraco tampado que dificultava a locomoção [População da Rua Nova, em Pernambués, celebra buraco tampado que dificultava a locomoção]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238173/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
População da Rua Nova, em Pernambués, celebra buraco tampado que dificultava a locomoção
12 de Janeiro de 2026O serviço representa um avanço importante para a comunidade, atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores da região.
![O novo Colégio Aliomar Baleeiro já é realidade! [O novo Colégio Aliomar Baleeiro já é realidade!]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238172/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
O novo Colégio Aliomar Baleeiro já é realidade!
12 de Janeiro de 2026Em entrevista, a diretora Andrea Passos reforçou a importância da reforma, assim como a implementação do curso técnico, que valoriza e impulsiona toda a comunidade de Pernambués.
![Idosa denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS afirma que abastecimento está regular [Idosa denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS afirma que abastecimento está regular]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238171/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Idosa denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS afirma que abastecimento está regular
12 de Janeiro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
![Estudo aponta que tratamento intensivo hospitalar supera canetas emagrecedoras na perda de peso e preservação muscular [Estudo aponta que tratamento intensivo hospitalar supera canetas emagrecedoras na perda de peso e preservação muscular]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238170/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Estudo aponta que tratamento intensivo hospitalar supera canetas emagrecedoras na perda de peso e preservação muscular
12 de Janeiro de 2026Foto: Caroline Morais / Ministério da Saúde
![Após polêmica no BBB 21, Karol Conká afirma que só aceitaria voltar ao reality em edição futura especial [Após polêmica no BBB 21, Karol Conká afirma que só aceitaria voltar ao reality em edição futura especial]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238169/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Após polêmica no BBB 21, Karol Conká afirma que só aceitaria voltar ao reality em edição futura especial
12 de Janeiro de 2026Foto: Globo
![Paulinho Moska retorna a Salvador com espetáculo especial marcado por memória e reconstrução [Paulinho Moska retorna a Salvador com espetáculo especial marcado por memória e reconstrução]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238168/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Paulinho Moska retorna a Salvador com espetáculo especial marcado por memória e reconstrução
12 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
