Bahia

Iluminação cênica alerta para cuidado com o lúpus, fibromialgia e Alzheimer

07 de Fevereiro de 2023 - Redação Cabula agora
[Iluminação cênica alerta para cuidado com o lúpus, fibromialgia e Alzheimer]

Monumentos históricos e locais de grande circulação de transeuntes e veículos da capital baiana estão recebendo iluminação cênica na cor roxa.

A ação pretende despertar a atenção da população e de visitantes para a campanha nacional Fevereiro Roxo, que visa alertar para o cuidado com três doenças:  lúpus, fibromialgia e Alzheimer.


Dentre os espaços que estão sendo iluminados com a cor da campanha estão fontes luminosas situadas na Praça da Sé e na Praça Dois de Julho (Campo Grande), o Elevador Lacerda e viadutos do modal de transporte BRT. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), por meio da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), e seguirá até o fim do mês.

Para o gestor da Dsip, Ângelo Magalhães, iluminar os monumentos é uma forma de incentivar a população a ter um olhar mais cuidadoso com a saúde. "A Diretoria de Iluminação entende a necessidade de apoiar essas causas, iluminando os pontos da nossa cidade, para alertar os soteropolitanos sobre a importância de manter hábitos saudáveis, praticar atividade física, dormir bem, realizar consultas e exames periódicos", explicou.

Sobre as patologias – O lúpus é caracterizado como um distúrbio crônico e causa inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações. Segundo o Ministério da Saúde, o Lúpus Sistêmico (LES) é a forma mais séria da doença e também a mais comum. Ela afeta principalmente mulheres.

A fibromialgia ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão.

 Já o Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, com o passar do tempo a doença também interfere no comportamento e personalidade da pessoa, causando consequências como a perda de memória.

Fotos: Lucas Moura/Secom

Comentários

Outras Notícias

[Senado aprova exigência mínima de cacau em chocolates produzidos no Brasil]
Brasil

Senado aprova exigência mínima de cacau em chocolates produzidos no Brasil

05 de Maio de 2025

Foto: Agência Senado

[“Tempo Rei” estreia no Teatro Módulo com viagem lúdica entre gerações]
Cultura

“Tempo Rei” estreia no Teatro Módulo com viagem lúdica entre gerações

05 de Maio de 2025

Foto: Diney Araújo / Divulgação

[Divulgados os cachês dos artistas da Micareta de Feira 2025; veja os valores Matéria:]
Bahia

Divulgados os cachês dos artistas da Micareta de Feira 2025; veja os valores Matéria:

05 de Maio de 2025

Foto: Beatriz Rosado/Acorda Cidade

[Brasil avança no ranking global de liberdade de imprensa e sobe 47 posições ]
Brasil

Brasil avança no ranking global de liberdade de imprensa e sobe 47 posições

05 de Maio de 2025

Foto: Lula Marques / EBC

[AL-BA recebe PL de reajuste dos agentes de saúde com previsão de aumentos escalonados até 2026]
Bahia

AL-BA recebe PL de reajuste dos agentes de saúde com previsão de aumentos escalonados até 2026

29 de Abril de 2025

Foto: Leonardo Rattes / Sesab

[Anvisa testa 41 marcas de creatina; veja quais apresentaram problemas na rotulagem]
Saúde

Anvisa testa 41 marcas de creatina; veja quais apresentaram problemas na rotulagem

29 de Abril de 2025

Foto: Victor Hernandes / Bahia Notícias

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121