Palhaços animam doadores no Carnaval da Hemoba
17 de Fevereiro de 2023 - Redação Cabula agora![Palhaços animam doadores no Carnaval da Hemoba [Palhaços animam doadores no Carnaval da Hemoba]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/234671/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
A alegria tomou conta da Hemoba nesta quinta-feira (16), primeiro dia do Carnaval em Salvador.
A alegria tomou conta da Hemoba nesta quinta-feira (16), primeiro dia do Carnaval em Salvador. Estiveram presentes no Hemocentro Coordenador, na capital baiana, o ator e comunicador Edd Bala e o palhaço Radiola (Raphael Ruvenal), que animou os doadores com a arte da pantomima e da mágica. “Minha missão é fazer alegria e, independente de qualquer momento, procuro fazer de coração e de verdade. È minha missão aqui na Terra. Acho que a construção é coletiva e todo mundo cresce junto. Fico feliz em fazer a diferença na vida de alguém”, declara o artista Raphael Ruvenal sobre usar a arte para conscientização da importância da doação de sangue. Edd Bala acredita que ser palhaço é uma missão nobre e tem o poder de tirar as pessoas, por um momento, de seus problemas. “A gente está aqui de forma muito natural, espontânea e verdadeira, fazendo o que a gente ama fazer, para que as pessoas se sensibilizem e tragam nesta campanha de Carnaval um pouquinho de seu tempo para doar sangue e salvar vidas”, afirma o ator.
A campanha de Carnaval “Chame gente. A Hemoba precisa de todos” busca mobilizar os voluntários à doação para manter o estoque abastecido e garantir a assistência à população no período da folia. Além da divulgação de peças de vídeo, com a participação do bloco carnavalesco Paroano Sai Milhó, spot para rádio, busdoor e cards para as redes sociais, a campanha teve a participação dos cantores Carla Visi, Tico Oliveira e Cláudia Menezes, do Rei Momo e de vários grupos de doadores, como bombeiros, Polícia Militar e Exército. Também estão sendo distribuídos panfletos nas centrais de entrega de abadás, nos pedágios e na estrutura de saúde da Sesab montada no circuito do Carnaval. Nesta época, há uma baixa no estoque ocasionada pelo afastamento dos doadores, que estão envolvidos nas festas carnavalescas ou viajam para aproveitar o feriado prolongado, e um aumento no número de acidentes que, consequentemente, eleva a demanda por bolsas de sangue em procedimentos médicos. Segundo o Ministério da Saúde, há uma diminuição de 20% a 30% de voluntários para a doação neste período.
Em 2020, o último ano que houve Carnaval na Bahia, de janeiro a 15 de fevereiro, foram 18.294 candidatos à doação de sangue, sendo 14.713 considerados aptos. Já em 2023, no mesmo período, foram 20.254 candidatos, com 15.994 aptos. Em relação às solicitações de hemocomponentes, em 2020 foram 20765 e, em janeiro de 2023, 25.639, um aumento de 12%. No momento, o estoque de sangue da Hemoba está crítico para os tipos sanguíneos A-, B+, O- e O+, ou seja, abaixo do nível de segurança recomendado para atender as solicitações de hemoomponentes.
Horário de atendimento no Carnaval – Na sexta-feira (17), o Hemocentro Coordenador receberá os doadores das 7h30 às 17h e o Hemóvel estará no Salvador Shopping, de 8h às 17h. As demais unidades estarão fechadas. Já no sábado, o Hemocentro abrirá das 7h30 às 12h30 e o Hemóvel, de 8h às 14h. No domingo (19), todas as unidades estarão fechadas. Na segunda e terça-feira, a sede da Hemoba atende das 7h30 às 17h e, o Hemóvel, de 8h às 17h, na Estação Rodoviária. Na Quarta-feira de Cinzas, o Hemocentro abre das 8h às 18h30; o Hemóvel funciona, de 13h às 18h, no Salvador Shopping, e as outras unidades funcionarão normalmente, exceto a do Hospital Santo Antônio (OSID). Para conferir o horário de atendimento no interior do estado durante o período carnavalesco, acesse o site da Hemoba: (http://www.hemoba.ba.gov.br/pagina/view/36/horarios-de-funcionamento-carnaval).
Critérios para doação de sangue - Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.
Comentários
Outras Notícias

Profissionais da Limpeza Garantem Cidade Organizada Durante o Carnaval: "Sem Eles, Não Há Festa"
07 de Março de 2025Foto: Reprodução/internet
![MPBA inspeciona postos de saúde durante Carnaval e destaca melhorias [MPBA inspeciona postos de saúde durante Carnaval e destaca melhorias]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237385/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
MPBA inspeciona postos de saúde durante Carnaval e destaca melhorias
07 de Março de 2025Foto: Claudia Cardozo
![Pulou o Carnaval sem preservativo? Saiba como se proteger agora [Pulou o Carnaval sem preservativo? Saiba como se proteger agora]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237384/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Pulou o Carnaval sem preservativo? Saiba como se proteger agora
07 de Março de 2025Foto: Freepik/Ilustrativa
![Loja de joias no Parque Shopping Bahia é alvo de furto; dona denuncia caso nas redes sociais [Loja de joias no Parque Shopping Bahia é alvo de furto; dona denuncia caso nas redes sociais]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237383/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Loja de joias no Parque Shopping Bahia é alvo de furto; dona denuncia caso nas redes sociais
07 de Março de 2025Foto: Divulgação / Parque Shopping Bahia
![Troféu do Oscar por 'Ainda Estou Aqui' ficará com Walter Salles, confirma produtor [Troféu do Oscar por 'Ainda Estou Aqui' ficará com Walter Salles, confirma produtor]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237382/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Troféu do Oscar por 'Ainda Estou Aqui' ficará com Walter Salles, confirma produtor
07 de Março de 2025Foto: reprodução internet
![Evaristo Costa relata agressão pela Polícia Militar durante o Carnaval [Evaristo Costa relata agressão pela Polícia Militar durante o Carnaval]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237381/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Evaristo Costa relata agressão pela Polícia Militar durante o Carnaval
06 de Março de 2025Foto: Waltemy Brandão / Bahia Notícias
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023