Bahia

Paciente é diagnosticado com doença priônica na Bahia; enfermidade não tem relação com consumo de carne

24 de Fevereiro de 2023 -G1 Bahia
[Paciente é diagnosticado com doença priônica na Bahia; enfermidade não tem relação com consumo de carne]

Ele não tem comorbidades e apresenta um quadro clínico grave e raro.

Foto: TV Bahia

Um paciente de 59 anos que está internado no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, foi diagnosticado com Doença de Creutzfeldt-Jacob (DCJ), uma doença priônica que afeta uma em cada milhão de pessoas, é degenerativa e tem progressão rápida. Ele não tem comorbidades e apresenta um quadro clínico grave e raro.

De acordo com a assessoria da unidade de saúde, a enfermidade não tem relação com consumo de carne e não é contagiosa.

O paciente deu entrada na unidade em 20 de janeiro com incoordenação para caminhar, alteração comportamental e de memória, alteração visual, movimentos anormais e crises convulsivas. A confirmação, no entanto, saiu essa semana após a realização de diversos exames complementares, como ressonância magnética de crânio, eletroencefalograma e estudo do liquor, que recentemente confirmaram a doença.

O hospital detalhou que a DCJ é uma doença priônica, ou seja, causada pela alteração da proteína priônica, que leva à formação de agregados insolúveis que afetam o cérebro e levam à degeneração neuronal.

Segundo a médica Renata Nunes, coordenadora do serviço de neurologia do HGCA, a forma esporádica da doença é a mais comum.

"As outras formas incluem a hereditária, a iatrogênica (transmitida por alguns procedimentos neurocirúrgicos com material contaminado) e a variante bovina, que é a 'Doença da Vaca Louca'. Independentemente da causa, a evolução clínica é muito semelhante, com rápida progressão da patologia e sem opções terapêuticas disponíveis", explicou a médica por meio de nota enviada pela assessoria do hospital.

Ainda segundo a médica, a DCJ é uma doença sem cura e o tratamento consiste principalmente em aliviar os sintomas.

A assessoria do hospital detalhou que a equipe médica trabalha em conjunto para garantir o melhor atendimento ao paciente, oferecendo cuidados paliativos e apoio emocional para ele e seus familiares. 

Comentários

Outras Notícias

[População da Rua Nova, em Pernambués, celebra buraco tampado que dificultava a locomoção]
Bahia

População da Rua Nova, em Pernambués, celebra buraco tampado que dificultava a locomoção

12 de Janeiro de 2026

O serviço representa um avanço importante para a comunidade, atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores da região.

[O novo Colégio Aliomar Baleeiro já é realidade!]
Educação

O novo Colégio Aliomar Baleeiro já é realidade!

12 de Janeiro de 2026

Em entrevista, a diretora Andrea Passos reforçou a importância da reforma, assim como a implementação do curso técnico, que valoriza e impulsiona toda a comunidade de Pernambués.

[Idosa denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS afirma que abastecimento está regular]
Saúde

Idosa denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS afirma que abastecimento está regular

12 de Janeiro de 2026

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

[Estudo aponta que tratamento intensivo hospitalar supera canetas emagrecedoras na perda de peso e preservação muscular]
Saúde

Estudo aponta que tratamento intensivo hospitalar supera canetas emagrecedoras na perda de peso e preservação muscular

12 de Janeiro de 2026

Foto: Caroline Morais / Ministério da Saúde

[Após polêmica no BBB 21, Karol Conká afirma que só aceitaria voltar ao reality em edição futura especial]
Fofoca

Após polêmica no BBB 21, Karol Conká afirma que só aceitaria voltar ao reality em edição futura especial

12 de Janeiro de 2026

Foto: Globo

[Paulinho Moska retorna a Salvador com espetáculo especial marcado por memória e reconstrução]
Bahia

Paulinho Moska retorna a Salvador com espetáculo especial marcado por memória e reconstrução

12 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias