Bahia

Bahia apresenta 2ª maior população de indígenas no Brasil, segundo Censo

07 de Agosto de 2023 -Agência Brasil
[Bahia apresenta 2ª maior população de indígenas no Brasil, segundo Censo]

De acordo com levantamento do IBGE, Bahia tem mais de 229 mil pessoas autodeclaradas indígenas, o que representa 13,5% da população indígena de todo o país / Foto: Fernando Vivas/GovBA

Após apresentar a maior população quilombola do Brasil, com quase 400 mil pessoas, a Bahia voltou a estar nas primeiras posições demográficas a partir do Censo 2022. Dessa vez, o estado ficou em segundo lugar na lista que mede a quantidade de pessoas indígenas na população.

Segundo o levantamento do IBGE, o número de pessoas autodeclaradas indígenas quadruplicou desde o último levantamento feito 2010: são 229.103 registros. Em termos relativos, o Censo de 2022 revela que as pessoas que se autodeclaram indígenas representam 1,62% de toda a população baiana.

Em todo o país, a população indígena no Brasil cresceu 89% em relação ao censo anterior. O antropólogo Ricardo Ventura Santos explicou que o aumento tem também a ver com a melhoria na metodologia da pesquisa e com o maior autorreconhecimento. “Possivelmente mais pessoas se reconheceram como indígenas em 2022”.

SALVADOR
Salvador aparece como o maior reduto de indígenas da Bahia, com 27.740 pessoas, estando em quarto lugar no ranking nacional, atrás de Manaus e outras duas cidades amazonenses.

Do total de 1.693.535 indígenas identificados pelo Censo Demográfico de 2022 no Brasil, a Bahia abriga em seu território 13,5% dos autodeclarados, abaixo apenas do Amazonas (490.854 pessoas), que possui 29,0% do total recenseado nacionalmente.

Comentários

Outras Notícias

[População da Rua Nova, em Pernambués, celebra buraco tampado que dificultava a locomoção]
Bahia

População da Rua Nova, em Pernambués, celebra buraco tampado que dificultava a locomoção

12 de Janeiro de 2026

O serviço representa um avanço importante para a comunidade, atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores da região.

[O novo Colégio Aliomar Baleeiro já é realidade!]
Educação

O novo Colégio Aliomar Baleeiro já é realidade!

12 de Janeiro de 2026

Em entrevista, a diretora Andrea Passos reforçou a importância da reforma, assim como a implementação do curso técnico, que valoriza e impulsiona toda a comunidade de Pernambués.

[Idosa denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS afirma que abastecimento está regular]
Saúde

Idosa denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS afirma que abastecimento está regular

12 de Janeiro de 2026

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

[Estudo aponta que tratamento intensivo hospitalar supera canetas emagrecedoras na perda de peso e preservação muscular]
Saúde

Estudo aponta que tratamento intensivo hospitalar supera canetas emagrecedoras na perda de peso e preservação muscular

12 de Janeiro de 2026

Foto: Caroline Morais / Ministério da Saúde

[Após polêmica no BBB 21, Karol Conká afirma que só aceitaria voltar ao reality em edição futura especial]
Fofoca

Após polêmica no BBB 21, Karol Conká afirma que só aceitaria voltar ao reality em edição futura especial

12 de Janeiro de 2026

Foto: Globo

[Paulinho Moska retorna a Salvador com espetáculo especial marcado por memória e reconstrução]
Bahia

Paulinho Moska retorna a Salvador com espetáculo especial marcado por memória e reconstrução

12 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias