Bahia

Mãe de criança com autismo está há cinco anos em fila do CRE-TEA para tratar o filho

28 de Setembro de 2023 - Redação Cabula agora
[Mãe de criança com autismo está há cinco anos em fila do CRE-TEA para tratar o filho]

Governo do Estado teve prazo para tomar medida sobre as crianças com autismo | Bnews - Divulgação Divulgação/Liga Álvaro Bahia

Mãe de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e presidente do Núcleo Acolhedor da Criança Autista (NACA), Ana Félix vem travando uma batalha para ter seu filho incluído no Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA), serviço especializado no atendimento a crianças autistas.

Ana matriculou seu filho no CRE-TEA em 2017, quando a criança, com 3 anos e meio, recebeu o diagnóstico. Hoje, o menino tem 9 anos, e ainda está na fila para tentar iniciar seu tratamento no local. 

Não só Ana, mas diversas outras famílias passam pelo mesmo problema. Segundo a denunciante, foram inúmeras tentativas para saber porque não conseguia iniciar o tratamento do filho, mas os responsáveis pela unidade apenas afirmam não haver vagas
Junto a um grupo coletivo de mães e instituições, Ana entrou com uma ação na Defensoria Pública do Estado da Bahia. No dia 16 de agosto, foi decidido que o Governo do Estado, em um prazo de 30 dias, tome providências para garantir o acesso das crianças ao tratamento, e que, no prazo de 10 dias, apresente um plano informando quais serão as medidas adotadas que irão permitir a expansão do acesso ao tratamento para crianças e adolescentes necessitados. 

Segundo Ana, contudo, até esta quinta-feira (28), nenhuma resposta foi dada pela gestão estadual. 

Conforme documento do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), mais de 40 famílias denunciaram a necessidade do aumento de vagas e da celeridade no tratamento dos jovens com TEA

Duas manifestações já foram feitas pelas famílias. Uma delas aconteceu em frente ao Fórum Ruy Barbosa e a outra, em frente à sede da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB). Outro ato deverá ser feito no dia 11 de outubro, na frente da unidade do CRE-TEA.

O BNews entrou em contato com a SESAB para um posicionamento sobre a denúncia. A pasta declarou que pretende construir 15 Centros Especializados de Reabilitação e que convocará os 417 municípios para ampliarem o atendimento a pacientes com TEA. 

A secretaria, no entanto, não respondeu sobre as providências que foram tomadas para garantir o acesso das crianças ao tratamento. Essa medida devia ter sido tomada até o dia 16 de setembro, conforme prazo estabelecido pelo Tribunal de Justiça.

Comentários

Outras Notícias

[Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes ]
Saúde

Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes

17 de Abril de 2025

Foto: Walterson Rosa/MS

[Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]
Saúde

Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa

17 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]
Cultura

Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / Acorda Cidade

[Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]
Saúde

Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / CONASS

[Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]
Bahia

Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão

14 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]
Política

Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações

14 de Abril de 2025

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121