Pintor baiano que deixou trabalho como frentista para se dedicar à arte expõe obras no Louvre, em Paris
24 de Outubro de 2023 - Redação Cabula agora![Pintor baiano que deixou trabalho como frentista para se dedicar à arte expõe obras no Louvre, em Paris [Pintor baiano que deixou trabalho como frentista para se dedicar à arte expõe obras no Louvre, em Paris]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/235959/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Eduardo Lima cresceu em Capim Grosso e aprendeu a desenhar sozinho. Vídeo em que artista apareceu emocionado no Carroussel do Louvre viralizou nas redes sociais. / Foto: Divulgação
De pinturas despretensiosas feitas em uma casa em Capim Grosso, no sertão da Bahia, para Carroussel do Louvre, espaço que fica abaixo do famoso museu na França. A reação do artista plástico baiano, Eduardo Lima, ao ver suas obras no museu mais famoso do mundo, viralizou nas redes sociais. Com mais de 40 mil visualizações em uma delas, a emoção reflete a trajetória do ex-frentista que hoje vive de arte.
O vídeo foi gravado na sexta-feira (20), pela esposa do artista, Cida Lima. A filmagem foi feita quando Eduardo chegou em Paris, capital francesa, e viu pela primeira vez a sua série de quadros exposta nas proximidades da área onde está a Monalisa. [Veja o vídeo abaixo]
“Quando pisei no museu, já fui lembrando de toda a minha trajetória. Ex-frentista, sem patrocínio nenhum, muitas dificuldades. Fomos juntando moeda por moeda para chegar até aqui”, contou
As obras do baiano retratam o dia a dia de muitos brasileiros: os nordestinos. A exposição no Louvre conta a história de brincadeiras infantis comuns nessa região do Brasil, como o telefone sem fio.
“Ser selecionado para expor minha arte em um dos maiores museus do mundo é grandioso! Quero que os jovens que sonham viver de arte acreditem nos seus sonhos e jamais desistam”, disse.
Essa não é a primeira exposição de Eduardo. No Brasil, ele já levou suas obras para diversas instituições culturais de Salvador e também para São Paulo. No exterior, ele tem quadros espalhados por mais de 25 países e fez uma exposição em Londres no ano passado.
Colhendo os frutos da persistência, a história do baiano na arte começou há 25 anos, bem longe das terras francesas.
Para Eduardo, pintar e desenhar era um hobbie. Autodidata, ele fazia bonecos de barro enquanto esperava o pai finalizar o trabalho na olaria em Capim Grosso e desenhava os personagens preferidos dos programas de televisão.
A vida seguiu, as obrigações bateram na porta e o hobbie ficou de lado, até que um acidente de carro o afastou temporariamente do trabalho como frentista e o fez ter muito tempo ocioso. Foi então que o baiano reencontrou a arte e passou a pintar quadros para decorar a casa em que vivia com a esposa Cida e os dois filhos, que na época eram crianças.
Eram quadros de paisagens. Meus amigos perguntavam se eu venderia, acho que eles nem acreditavam que eram meus. Comecei a vender para eles e com o dinheiro comprava mais materiais para pintar”, contou.
Há mais de 20 anos, no início dos anos 2000, Eduardo decidiu pedir as contas no posto de gasolina em que trabalhava há quase uma década para investir na carreira de artista. Com o dinheiro que recebeu após a saída, ele comprou um carro, colocou as telas dentro do veículo e rodou o sertão baiano vendendo suas artes para empresas, clínicas e escritórios de advocacia.
“Passamos perrengue, dormimos no chão, fomos expulsos de praças, o carro pegou fogo... Pensei em desistir, mas a arte sempre me chamava de volta”, disse
As redes sociais deram o empurrãozinho que Eduardo precisava. Quando a foto de um de seus quadros viralizou, ele começou a ter admiradores de diversas regiões do Brasil e a receber propostas de vendas e exposições.
Com 130 mil seguidores em um dos perfis, o baiano conta com a ajuda dos filhos para fazer as postagens. Foram eles quem compartilharam o vídeo do pai emocionado, após receber a filmagem da mãe, que até comentou que “não sabia se era uma boa ideia postar”.
“Foi um momento muito verdadeiro, de muita emoção, gratidão e respeito. Desde o primeiro traço que ele fez, quando a gente ainda namorava, sabia que ele tinha algo especial”, disse a esposa de Eduardo, Cida Lima.
Se a primeira tela vendida para um desconhecido custou R$ 100, atualmente o baiano tem obras de R$ 12 mil. Quem curte o trabalho, mas ainda não pode adquirir uma das telas ou esculturas, tem a possibilidade de comprar pôsteres, chinelos, canecas, camisas e outros objetos com as estampas de obras feitas pelo artista.
Depois de pintar no quintal, na garagem e em outros cômodos da casa, hoje Eduardo tem seu próprio ateliê em Barreiras, no oeste da Bahia, cidade em que vive com a família.
Assim como ele retrata nas obras, o caminho do sertanejo não foi fácil, mas com um sorriso no rosto e determinação, é possível chegar longe - inclusive no Louvre.
Comentários
Outras Notícias
![Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia [Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237377/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia
27 de Fevereiro de 2025Foto: Divulgação Sesab
![VLT de Salvador gera mais de mil novas contratações no Subúrbio [VLT de Salvador gera mais de mil novas contratações no Subúrbio]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237376/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
VLT de Salvador gera mais de mil novas contratações no Subúrbio
27 de Fevereiro de 2025Fotos: Feijão Almeida / GOVBA
![Anvisa proíbe mais de 40 pomadas para modelar cabelos e suspende novos produtos [Anvisa proíbe mais de 40 pomadas para modelar cabelos e suspende novos produtos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237375/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa proíbe mais de 40 pomadas para modelar cabelos e suspende novos produtos
27 de Fevereiro de 2025Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
![Antidepressivos podem acelerar o avanço cognitivo em pacientes com demência [Antidepressivos podem acelerar o avanço cognitivo em pacientes com demência]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237374/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Antidepressivos podem acelerar o avanço cognitivo em pacientes com demência
27 de Fevereiro de 2025Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
![Bloquinho da Gente anima as ruas de Pernambués e reforça tradição cultural [Bloquinho da Gente anima as ruas de Pernambués e reforça tradição cultural]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237373/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bloquinho da Gente anima as ruas de Pernambués e reforça tradição cultural
26 de Fevereiro de 2025Foto: Reprodução
![Lula amplia Farmácia Popular e confirma início dos pagamentos do Pé-de-Meia [Lula amplia Farmácia Popular e confirma início dos pagamentos do Pé-de-Meia]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237372/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Lula amplia Farmácia Popular e confirma início dos pagamentos do Pé-de-Meia
26 de Fevereiro de 2025Foto: Reprodução
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023