Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, autoras realizam evento para crianças em livraria de Salvador
16 de Novembro de 2023 - Redação Cabula agora![Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, autoras realizam evento para crianças em livraria de Salvador [Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, autoras realizam evento para crianças em livraria de Salvador]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/236095/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Escritoras Renata Fernandes e Ana Fátima participarão do evento “Áfricas Compartilhadas”, na Livraria LDM do Shopping Bela Vista /Foto: Redes sociais
Em celebração ao Dia da Consciência Negra, neste domingo (19/11), às 16h, as escritoras Renata Fernandes e Ana Fátima participarão do evento “Áfricas Compartilhadas”, na Livraria LDM do Shopping Bela Vista, em Salvador.
Juntas, Renata e Ana prepararam uma tarde de histórias. Uma vai apresentar a obra da outra. Renata contará a história “Os Dengos na Moringa de Voinha”, e Ana fará a leitura do livro de Renata, “Quanta África Tem no Dia de Alguém?”. Depois, ambas seguem em um bate-papo com os convidados.
Renata Fernandes, além de outros 18 títulos, é autora de “Quanta África Tem no Dia de Alguém?”, enquanto Ana Fátima, também autora renomada de poemas e contos, além de outras 4 publicações em literatura infantojuvenil, é a autora de “Os Dengos na Moringa de Voinha”.
Quanta África tem no dia de alguém?”, lançado pela Editora Ciranda Cultural, aborda a presença e a importância da cultura de origem africana no nosso dia-a-dia. O livro tem ainda a participação de Margareth Menezes, atual ministra da cultura, que escreveu o prefácio da publicação:
“Com brincadeira e descontração, desvendam para as crianças, de forma muito lúdica, como são tantas e bonitas as palavras africanas que compõem a nossa língua e, principalmente, dão foco às sonoridades das palavras, identificando a qual idioma ou dialeto africano cada uma delas está ligada. É muito divertido percorrer as páginas seguindo o movimento das frases, dos desenhos e das cores do ritmo da sonoridade das palavras”.
“Os Dengos na Moringa de Voinha” foi lançado pelo selo Brinque-Book da editora Companhia das Letras.
Nesse livro, o leitor passeia por lembranças cheias de afeto: o abraço de voinho, o cafuné de mainha, as cantigas de painho, o cheiro do angu feito pela tia, a dança da irmã caçula. A guardiã dessas lembranças é a moringa de Voinha, um jarro feito de barro, que simboliza a força da ancestralidade e da memória.
SERVIÇO – “Áfricas Compartilhadas”, com as autoras Renata Fernandes e Ana Fátima
Onde: Livraria LDM do Shopping Bela Vista
Quando: domingo (19/11), às 16h
Comentários
Outras Notícias
![Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia [Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237377/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia
27 de Fevereiro de 2025Foto: Divulgação Sesab
![VLT de Salvador gera mais de mil novas contratações no Subúrbio [VLT de Salvador gera mais de mil novas contratações no Subúrbio]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237376/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
VLT de Salvador gera mais de mil novas contratações no Subúrbio
27 de Fevereiro de 2025Fotos: Feijão Almeida / GOVBA
![Anvisa proíbe mais de 40 pomadas para modelar cabelos e suspende novos produtos [Anvisa proíbe mais de 40 pomadas para modelar cabelos e suspende novos produtos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237375/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa proíbe mais de 40 pomadas para modelar cabelos e suspende novos produtos
27 de Fevereiro de 2025Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
![Antidepressivos podem acelerar o avanço cognitivo em pacientes com demência [Antidepressivos podem acelerar o avanço cognitivo em pacientes com demência]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237374/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Antidepressivos podem acelerar o avanço cognitivo em pacientes com demência
27 de Fevereiro de 2025Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
![Bloquinho da Gente anima as ruas de Pernambués e reforça tradição cultural [Bloquinho da Gente anima as ruas de Pernambués e reforça tradição cultural]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237373/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bloquinho da Gente anima as ruas de Pernambués e reforça tradição cultural
26 de Fevereiro de 2025Foto: Reprodução
![Lula amplia Farmácia Popular e confirma início dos pagamentos do Pé-de-Meia [Lula amplia Farmácia Popular e confirma início dos pagamentos do Pé-de-Meia]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237372/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Lula amplia Farmácia Popular e confirma início dos pagamentos do Pé-de-Meia
26 de Fevereiro de 2025Foto: Reprodução
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023