Empresa vence licitação para fornecer câmeras no fardamento de policiais militares da Bahia
07 de Dezembro de 2023 - Redação Cabula agora![Empresa vence licitação para fornecer câmeras no fardamento de policiais militares da Bahia [Empresa vence licitação para fornecer câmeras no fardamento de policiais militares da Bahia]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/236196/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Após formalização e assinatura do contrato, empresa terá 60 dias para fornecer as primeiras 1.100 câmeras, totalizando 3.300 em um ano. / Foto Divulgação SSP/BA
A empresa Advanta Sistema de Telecomunicações e Serviços de Informática venceu a licitação para fornecer as câmeras de segurança no fardamento de policiais na Bahia.
O resultado foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), na quarta-feira (6), e divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) nesta quinta (7).
Segundo informações do órgão de segurança pública, a empresa foi declarada vencedora após passar por análise de documentação e prova de conceito. O saque das câmeras na Ata de registro de preço gerada a partir da licitação passará por análise das Secretarias de Administração (Saeb) e da Fazenda (Sefaz
Segundo o diretor de Videomonitoramento da Superintendência de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO) da SSP-BA, major Jurandilson Nascimento, após a formalização e assinatura do contrato, a empresa terá 60 dias para fornecer as primeiras 1.100 câmeras, totalizando 3.300 em um ano.
A SSP-BA informou que mais de R$ 23 milhões serão investidos no equipamento, que deverá captar, transmitir, armazenar, gerir, além de realizar a custódia de evidências digitais obtidas nas atividades e diligências.
Antes da aprovação da Advanta Sistema de Telecomunicações e Serviços de Informática, quatro empresas foram desclassificadas durante o processo de licitação.
Chamadas de "bodycams", os aparelhos são acoplados nas fardas e filmam as operações policiais. A instalação dos equipamentos nas fardas dos policiais foi uma promessa do ex-governador Rui Costa, que não foi cumprida durante o mandato dele.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, a aquisição da tecnologia visa, dar mais transparência às ações policiais. As câmeras foram testadas em um estudo feito por universidade em Santa Catarina, no sul do Brasil, e implementadas em algumas unidades policiais do Rio de Janeiro em 2022.
Em julho, Marcelo Werner, em entrevista ao Bahia Meio Dia, falou sobre os casos de morte por armas de fogo no estado e o envolvimento da polícia nas ações.
"Muitas vezes esses casos são resultados de confrontos entre facções, ou entre facções e a polícia. Sempre que acontece um caso desse tipo, a gente tem que apurar rápido para dar uma resposta, seja com a Polícia Civil, a Polícia Técnica ou a Corregedoria da Polícia Civil que apura os casos de abuso", comentou.
Comentários
Outras Notícias
![Solange Almeida lidera presença feminina no São João da Bahia com 19 shows contratados [Solange Almeida lidera presença feminina no São João da Bahia com 19 shows contratados]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237546/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Solange Almeida lidera presença feminina no São João da Bahia com 19 shows contratados
06 de Junho de 2025Foto: Divulgação
![Uso de vapes cresce entre adultos em Salvador, enquanto cigarro tradicional registra queda [Uso de vapes cresce entre adultos em Salvador, enquanto cigarro tradicional registra queda]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237545/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Uso de vapes cresce entre adultos em Salvador, enquanto cigarro tradicional registra queda
06 de Junho de 2025Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
![Suíca discute importância do São João nos bairros e celebra tradição do Samba Junino em podcast [Suíca discute importância do São João nos bairros e celebra tradição do Samba Junino em podcast]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237544/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Suíca discute importância do São João nos bairros e celebra tradição do Samba Junino em podcast
06 de Junho de 2025Foto: Reprodução/Internet
![Projeto de lei propõe punições severas para quem mantiver cães e gatos acorrentados [Projeto de lei propõe punições severas para quem mantiver cães e gatos acorrentados]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237543/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Projeto de lei propõe punições severas para quem mantiver cães e gatos acorrentados
05 de Junho de 2025Foto: reprodução/internet
![Governo da Bahia abre 12 mil vagas para CNH gratuita; veja como participar [Governo da Bahia abre 12 mil vagas para CNH gratuita; veja como participar]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237542/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Governo da Bahia abre 12 mil vagas para CNH gratuita; veja como participar
05 de Junho de 2025Foto: reprodução/internet
![Fifa intensifica combate ao racismo com punições milionárias e novas diretrizes em camp [Fifa intensifica combate ao racismo com punições milionárias e novas diretrizes em camp]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237541/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Fifa intensifica combate ao racismo com punições milionárias e novas diretrizes em camp
05 de Junho de 2025Foto: Buda Mendes/Fifa
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023