Bahia

Ministério da Justiça doa 200 câmeras corporais para PM da Bahia

15 de Janeiro de 2024 -Redação Cabula agora
[Ministério da Justiça doa 200 câmeras corporais para PM da Bahia]

Governo da Bahia recebeu 200 câmeras corporais da gestão federal; até o fim do ano, outras 3.300 devem ser compradas - Foto: Alberto Maraux | SSP-BA

O governo da Bahia deve receber, nos próximos dias, 200 câmeras corporais (também conhecidas como “bodycams”, em inglês) cedidas pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) para uso nos uniformes dos policiais militares do estado. O acordo de cooperação técnica entre as gestões estadual e federal foi assinado no último dia 28 de dezembro, pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e pelo ministro Flávio Dino (PSB).

A cessão do equipamento, que tem origem em uma doação dos Estados Unidos para o Brasil de 400 bodycams, terá uma vigência de 36 meses (três anos), contados a partir da assinatura do acordo, que integra o Projeto Nacional de Câmeras Corporais.

O portal A TARDE apurou que as 200 câmeras corporais já chegaram à Bahia e estão sob posse da Polícia Militar. O governo do estado, porém, ainda aguarda autorização do Ministério da Justiça para começar a utilizar o equipamento. Segundo fontes ligadas à Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), um imbróglio entre as administrações federais do Brasil e dos EUA impede a utilização imediata das bodycams.

O acordo de cooperação técnica já havia sido anunciado nas vésperas do Natal pelos governos federal e estadual, mas só foi formalizado nos últimos dias do ano e publicado nesta segunda-feira, 15, no Diário Oficial da União (DOU).

Além de Jerônimo e Dino, os secretários nacionais de Segurança Pública, Tadeu Alencar (PSB); e de Acesso à Justiça, Marivaldo Pereira; assim como o titular estadual da Segurança Pública, Marcelo Werner, também assinaram o acordo que determinou a cessão dos equipamentos.

Licitação

Em paralelo ao acordo com o Ministério da Justiça, o governo Jerônimo também está viabilizando a compra de outras câmeras corporais, para que todos policiais militares que trabalham na rua possam ter o equipamento em seus uniformes.

No último dia 6 de dezembro, a gestão estadual publicou a empresa Advanta Sistema de Telecomunicações e Serviços de Informática como vencedora da licitação para fornecer as bodycams, com um investimento público superior a R$ 23 milhões.

A empresa vencedora do processo licitatório tem prazo para entregar pelo menos 1.100 câmeras corporais até o próximo mês de março, em um primeiro lote de fornecimento. Até o final do ano, 3.300 bodycams devem ser fornecidas para uso da Polícia Militar da Bahia.

Comentários

Outras Notícias

[Salvador inicia campanha de multivacinação para crianças e adolescentes]
Saúde

Salvador inicia campanha de multivacinação para crianças e adolescentes

08 de Outubro de 2025

Foto: Ascom SMS

[MPF investiga demora da Anvisa em processos de importação de Canabidiol]
Saúde

MPF investiga demora da Anvisa em processos de importação de Canabidiol

08 de Outubro de 2025

Foto: Reprodução

[Vacina contra HPV reduz até 67% das lesões pré-cancerosas e 58% dos casos de câncer de colo do útero no país, mostra estudo da Fiocruz]
Saúde

Vacina contra HPV reduz até 67% das lesões pré-cancerosas e 58% dos casos de câncer de colo do útero no país, mostra estudo da Fiocruz

08 de Outubro de 2025

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

[Bahia descarta suspeitas de intoxicação por metanol após laudos confirmarem ausência da substância]
Bahia

Bahia descarta suspeitas de intoxicação por metanol após laudos confirmarem ausência da substância

08 de Outubro de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Paróquia de Nazaré inicia programação em homenagem a Nossa Senhora]
Bahia

Paróquia de Nazaré inicia programação em homenagem a Nossa Senhora

07 de Outubro de 2025

Foto: Reprodução / Arquidiocese de Salvador

[Preço do aluguel em Salvador sobe 18,46% em 12 meses, mostra pesquisa]
Economia

Preço do aluguel em Salvador sobe 18,46% em 12 meses, mostra pesquisa

07 de Outubro de 2025

Foto: Mauro Zaniboni / Ag. Haack / Bahia Notícias

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias