Bahia

Ambulantes acampam para garantir lugar em circuito do carnaval de Salvador uma semana antes da folia

31 de Janeiro de 2024 - Redação Cabula agora
[Ambulantes acampam para garantir lugar em circuito do carnaval de Salvador uma semana antes da folia]

Ambulantes montam acampamento no circuito Dodô, na Barra-Ondina, em Salvador — Foto: TV Bahia

Ambulantes que vão trabalhar no carnaval de Salvador montaram acampamentos para garantir lugares para vendas no circuito Dodô, na Barra-Ondina. Nesta quarta-feira (31), alguns já dormem no local, oito dias antes do início da folia, que começa oficialmente no dia 8 de fevereiro.

No sábado (3) e no domingo (4), acontecem o Fuzuê e Furdunço, festas do pré-carnavalescas da capital baiana, no circuito alternativo Orlando Tapajós, que faz o percurso Ondina/Barra, do clube Espanhol ao Farol. Por causa disso, muitos desses ambulantes já estão nos locai.

A maioria deles não tem dinheiro para voltar para casa, nem condições de transportar os produtos, então dormem na rua para proteger a mercadoria.

Uma mulher, que preferiu não se identificar, mora no bairro de Saramandaia e foi com a filha e uma amiga para o circuito na noite de terça-feira (30). Ela contou que foi para o local por necessidade, porque além dela, o marido também está desempregado e disse que já está no local para evitar problemas com outros ambulantes.

"A gente tem que arrumar o lugar e às vezes tem confusão. Uns [ambulantes] querem ser melhores do que os outros e colocar duas ou três caixas de isopor", afirmou a mulher.

Ela ainda contou que, além do material de trabalho, levou comida para se alimentar no acampamento. A ambulante disse que paga a um bar localizado no bairro do Calabar, para tomar banho e fazer necessidades fisiológicas.A mulher detalhou que está se revezando com a filha e uma amiga no acampamento.

Um ambulante que estava no local afirmou que guardava o lugar para ele e outros familiares que vão trabalhar com as vendas no circuito do carnaval. Ele disse que passa o dia na rua e à noite vai para casa, porque mora próximo à localidade.

Algumas pessoas escreveram os próprios nomes em uma calçada, com uma tinta preta, na tentativa de guardar lugares.

Ela ainda contou que, além do material de trabalho, levou comida para se alimentar no acampamento. A ambulante disse que paga a um bar localizado no bairro do Calabar, para tomar banho e fazer necessidades fisiológicas.A mulher detalhou que está se revezando com a filha e uma amiga no acampamento.

Um ambulante que estava no local afirmou que guardava o lugar para ele e outros familiares que vão trabalhar com as vendas no circuito do carnaval. Ele disse que passa o dia na rua e à noite vai para casa, porque mora próximo à localidade.

Algumas pessoas escreveram os próprios nomes em uma calçada, com uma tinta preta, na tentativa de guardar lugares.

"Nossas equipes estão preparadas para poder direcionar e ordenar todos os ambulantes que têm licença, para que eles consigam seu local no circuito do carnaval. Entendemos a situação e vamos buscar novas soluções", afirmou o secretário.

Ele afirmou que a Semop estuda solicitar que os ambulantes indiquem no ato de inscrição onde desejam trabalhar no circuito e, dessa, forma eles já teriam os pontos de vendas garantidos.

Treinamento de ambulantes

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) realiza, nesta quarta-feira (31), um curso de capacitação para cerca de 3600 ambulantes que vão trabalhar na festa de Iemanjá, na sexta-feira (2) e no carnaval de Salvador. A ação começou às 12h e segue até 17h.

As palestras vão abordar temas como legislação de ordenamento do comércio informal, técnicas de vendas, noções de higiene, proibição do trabalho infantil e acolhimento para os filhos dos ambulantes.

Os trabalhadores licenciados vão receber kits com três caixas, sombreiro, estrutura de proteção, além de boné, colete e precificador.

Comentários

Outras Notícias

[Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia]
Saúde

Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia

27 de Fevereiro de 2025

Foto: Divulgação Sesab

[VLT de Salvador gera mais de mil novas contratações no Subúrbio]
Bahia

VLT de Salvador gera mais de mil novas contratações no Subúrbio

27 de Fevereiro de 2025

Fotos: Feijão Almeida / GOVBA

[Anvisa proíbe mais de 40 pomadas para modelar cabelos e suspende novos produtos]
Saúde

Anvisa proíbe mais de 40 pomadas para modelar cabelos e suspende novos produtos

27 de Fevereiro de 2025

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

[Antidepressivos podem acelerar o avanço cognitivo em pacientes com demência]
Saúde

Antidepressivos podem acelerar o avanço cognitivo em pacientes com demência

27 de Fevereiro de 2025

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

[Bloquinho da Gente anima as ruas de Pernambués e reforça tradição cultural]
Bahia

Bloquinho da Gente anima as ruas de Pernambués e reforça tradição cultural

26 de Fevereiro de 2025

Foto: Reprodução

[Lula amplia Farmácia Popular e confirma início dos pagamentos do Pé-de-Meia]
Política

Lula amplia Farmácia Popular e confirma início dos pagamentos do Pé-de-Meia

26 de Fevereiro de 2025

Foto: Reprodução

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121