Bahia

Salvador registra o maior volume de chuvas em fevereiro desde 2005, quatro vezes mais que o esperado

26 de Fevereiro de 2024 - Redação Cabula agora
[Salvador registra o maior volume de chuvas em fevereiro desde 2005, quatro vezes mais que o esperado]

Salvador registra o maior volume de chuvas em fevereiro desde 2005, quatro vezes mais que o esperado / Foto Ascom

As fortes chuvas que caíram na capital nos últimos dias deixaram não só a população, mas também a Defesa Civil de Salvador (Codesal) em estado de alerta. Com a “Operação Chuva” em curso, o órgão precisou se adaptar com um fator inesperado: fevereiro registrou um volume quatro vezes maior do que o esperado, totalizando 310 mm até esta segunda (26). 

 

Simulados de evacuação estão acontecendo em diversas regiões com maiores riscos. A primeira aconteceu ainda em janeiro, com moradores de Vila Picasso, na Capelinha, e Voluntários da Pátria, no Lobato. Já no último sábado (24), foi a vez da população de Cajazeiras passar pelo processo que prepara a comunidade para uma possível evacuação em períodos de chuva intensa. 

 

Segundo o superintendente da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo, o ano de 2024 foi histórico em relação ao volume de chuvas. Desde 1985, com exceção de 2005, não chove tanto na capital no mês de fevereiro. “Solicitei da nossa equipe do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador, CEMADEC, aos nossos meteorologistas estatísticos engenheiros que fizessem um estudo dos fenômenos que ocorreram em fevereiro que desdobraram nessa grande quantidade, de intensidade e acumulados pluviométricos durante todo mês e também um um paralelo em relação aos outros fevereiros dos outros anos anteriores, e o número é realmente muito significativo, de 1985 para 2024, apenas 2005 ultrapassa, o que já aconteceu até então nesse ano. Em 1998 chegamos a 310mm, 311 mm, e nenhum outro mês e olha que a gente não fechou o mês ainda nem um outro mês de fevereiro desde 1985, exceto 2005, isso ocorreu. Se você pegar de 2006 para cá, todos os anos foram muito aquém ao que nós tivemos neste período”, contou. 

 

FENÔMENOS

As intensas chuvas que caíram em fevereiro deste ano em Salvador foram ocasionadas por diversos fenômenos, como um corredor de ventos úmidos, que estavam preparados e programados para o início da semana passada, estes foram intensificados por um sistema de baixa pressão também na última terça-feira, o que trouxe em apenas duas horas em alguns bairros, cerca de 92mm, ou seja, quase a totalidade do que era esperado para todo mês em apenas 2 horas.

 

Surpresas também durante o Carnaval. Ainda na quinta-feira, foram 70mm, naquela oportunidade, em apenas uma hora no domingo de festa se repetiu outra oportunidade, com o mesmo fenômeno, o sistema de baixa pressão chamado de “Cavado” que intensifica essa chuva e a torna muito rigorosa e pouco espaço de tempo.

 

Na última terça-feira (20), foram registradas fortes chuvas com 92mm em algumas localidades, já na sexta (23), além do sistema de baixa pressão, além dos corredores de ventos úmidos, também tivemos a interferência do VCAN, que é um outro sistema que me traz muitas chuvas intensas para a cidade.

 

“Em 2020, foi o ano que mais choveu nos últimos 36 anos. 2021. 2022 e 2023 com a “La Ninha” influenciando aqui o nosso sistema, então com chuvas intensas durante todo o ano, e a gente esperava é claro, e as análises todas eram feitas para que do final de 2023 para 2024 nós tivéssemos um pouco mais de estabilidade, justamente por conta da presença do “El Ninho”, que estaria atuando aqui na nossa região. O que aconteceu é que no final de dezembro, nós tivemos chuvas e ventos fortes próximos ao natal, com rajadas de vento de 63 km por hora. Foram 44 árvores de grande porte que caíram na cidade. Por conta desses pontos de chuvas intensas em janeiro. Fevereiro veio apresentando aí esse cenário totalmente atípico e adverso do que era esperado. Nós temos um centro de monitoramento com meteorologistas, com estatísticos, são engenheiros civis e engenheiros eletricistas profissionais que vem aí militando nisso já há alguns anos. As nossas previsões sempre vem acertando e a gente observa também que até mesmo isso, nas nas últimas análises e avaliações, têm sistemas que têm formado com tamanha rapidez que só conseguimos enxergar em meia hora duas horas de antecedência perdendo um pouco da capacidade que tínhamos de fazer análise com um tempo de dilatação maior”, disse o superintentente.  

 

Na entrevista da semana ao Bahia Notícias, Sosthenes Macêdo falou sobre os diversos fatores que ocasionaram as fortes chuvas no mês de fevereiro, detalhou as ações de prevenção a desastres na capital e também falou sobre estudos e a “Operação Chuva”. Confira a entrevista completa aqui.

Comentários

Outras Notícias

[Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes ]
Saúde

Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes

17 de Abril de 2025

Foto: Walterson Rosa/MS

[Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]
Saúde

Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa

17 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]
Cultura

Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / Acorda Cidade

[Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]
Saúde

Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / CONASS

[Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]
Bahia

Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão

14 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]
Política

Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações

14 de Abril de 2025

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121