Bahia

SPM presta acolhimento a vítimas de importunação e assédio sexual no Metrô de Salvador

16 de Agosto de 2024 - Ascom/SPM
[SPM presta acolhimento a vítimas de importunação e assédio sexual no Metrô de Salvador]

SPM presta acolhimento a vítimas de importunação e assédio sexual no Metrô de Salvador / Foto ASCOM

A Estação Pirajá do Metrô é um dos endereços das Salas Elas à Frente implantadas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM), em Salvador. As salas têm o objetivo de promover ações voltadas para a inclusão socioprodutiva e autonomia econômica das mulheres. O equipamento também é destinado para acolher e apoiar as mulheres vítimas de assédio e importunação sexual e todos os tipos de violências de gênero.

“As Salas Elas à Frente são parte da estratégia do Governo do Estado para que estas políticas públicas estejam ao alcance das mulheres. Estamos em um processo gradativo de implantação das salas na capital e no interior, para fortalecer a rede de apoio existente na prevenção e enfretamento às violências de gênero, mas sobretudo para oferecer, em parceria com os municípios, cursos, seminários, dentre outras atividades que contribuam para a autonomia econômica e o empoderamento das mulheres”, afirmou a secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore.

Na Estação do Metrô, a Sala Elas à Frente fica aberta às terças e quintas-feiras, das 9h às 17h, com uma psicóloga e uma assistente social da SPM. O acesso ao equipamento ocorre de maneira espontânea, basta acessar o terminal da Estação de Metrô Pirajá e procurar a sala.

“Como parte do atendimento, a gente pode encaminhar a mulher para algum órgão que integra a Rede de Enfretamento à Violência contra as Mulheres, se for o caso, como a Delegacia Especializada da Mulher ou a Casa da Mulher Brasileira. Nós também fazemos a divulgação sobre os tipos de assédio e importunação sexual, sobre os tipos de violência de gênero e divulgamos o Dique Denúncia 180, no âmbito da campanha de sensibilização Oxe, me respeite”, explicou Geane Soares, assistente social da SPM. 

A gerente da loja, Rosângela Oliveira, usuária do transporte, passa constantemente pela Estação de Metrô Pirajá e falou sobre a importância do serviço. “Tem mulheres que ainda não se sentem acolhidas dentro dos seus lares, dentro do seu seio familiar. Muitas têm vergonha de verbalizar o que passam, o que sentem dentro de casa, dentro de sua intimidade. É de extrema importância esse tipo de serviço, em um local distinto, para que elas se sintam à vontade”, disse.

Este é o mesmo sentimento da dona de casa Meire Felícia, que também é usuária do metrô. “Estava passando e por curiosidade parei para perguntar como funciona a sala. Achei ótimo esse espaço para incentivar as mulheres a terem uma reação e conseguir apoio e atenção”, descreveu.

Além da Estação do Metrô, que funciona em parceria com a CCR Metrô, a SPM mantém Sala Elas à Frente no Calabar e outras serão implantadas e entrarão em funcionamento a partir das reformas dos Centros Sociais Urbanos (CSU), em bairros da capital, como é o caso do CSU do Nordeste de Amaralina. Também há Salas Elas à Frente instaladas em São Domingos, Cachoeira e Itabuna. Mais 40 serão implantadas nos municípios do Sul e Extremo Sul, a partir de protocolo de intenções assinado com a Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (Amurc).

Comentários

Outras Notícias

[Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia]
Saúde

Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia

27 de Fevereiro de 2025

Foto: Divulgação Sesab

[VLT de Salvador gera mais de mil novas contratações no Subúrbio]
Bahia

VLT de Salvador gera mais de mil novas contratações no Subúrbio

27 de Fevereiro de 2025

Fotos: Feijão Almeida / GOVBA

[Anvisa proíbe mais de 40 pomadas para modelar cabelos e suspende novos produtos]
Saúde

Anvisa proíbe mais de 40 pomadas para modelar cabelos e suspende novos produtos

27 de Fevereiro de 2025

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

[Antidepressivos podem acelerar o avanço cognitivo em pacientes com demência]
Saúde

Antidepressivos podem acelerar o avanço cognitivo em pacientes com demência

27 de Fevereiro de 2025

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

[Bloquinho da Gente anima as ruas de Pernambués e reforça tradição cultural]
Bahia

Bloquinho da Gente anima as ruas de Pernambués e reforça tradição cultural

26 de Fevereiro de 2025

Foto: Reprodução

[Lula amplia Farmácia Popular e confirma início dos pagamentos do Pé-de-Meia]
Política

Lula amplia Farmácia Popular e confirma início dos pagamentos do Pé-de-Meia

26 de Fevereiro de 2025

Foto: Reprodução

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121