Bahia

Ministério das Mulheres e Secretaria das Mulheres do Estado dialogam com lideranças femininas sobre a campanha Feminicídio Zero

20 de Agosto de 2024 -Redação Cabula agora
[Ministério das Mulheres e Secretaria das Mulheres do Estado dialogam com lideranças femininas sobre a campanha Feminicídio Zero]

Ministério das Mulheres e Secretaria das Mulheres do Estado dialogam com lideranças femininas sobre a campanha Feminicídio Zero / Foto SECOM/Gov

A campanha de mobilização nacional "Feminicídio Zero - Nenhuma violência contra a mulher", do Governo Federal, foi apresentada, no sábado (17), a mais de 50 lideranças femininas de movimentos sociais e sindicais, na Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), localizada no Centro Histórico de Salvador. A atividade, que integra as ações da Articulação Nacional pelo Feminicídio Zero e visa discutir políticas públicas de prevenção e enfretamento às violências contra as mulheres, contou com as presenças da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e da secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore.

A ministra Cida Gonçalves falou sobre o papel do Ministério das Mulheres em coordenar a mobilização nacional para o enfrentamento da violência de gênero, especialmente o feminicídio. “A raiz do problema é o ódio que está violentando muitas mulheres. É a misoginia. Para enfrentar esse ódio, precisamos montar estratégias, discutir com a sociedade e com as mulheres. Estamos trabalhando para ampliar o debate e levar essa pauta para todos os espaços", afirmou.

A secretária Neusa Cadore reforçou a importância das ações integradas, que envolvem as diversas instâncias de poder e destacou a necessidade do engajamento da sociedade. “A complexidade da violência contra a mulher vem buscando novos espaços, novas parcerias. A luta pelo Feminicídio Zero é, portanto, uma urgência nacional, que exige o comprometimento de toda a sociedade para que nenhuma mulher seja vítima de violência. Estamos engajadas nessa luta”, reforçou.

Lígia Margarida, presidenta da Assembleia Geral da Sociedade Protetora dos Desvalidos, considerou o encontro um "importante momento de escuta do movimento baiano em defesa dos direitos e no enfrentamento à violência". Já Lindinalva de Paula, integrante da Rede de Mulheres Negras do Estado da Bahia e coordenadora da Casa da Mulher Negra da Bahia, enalteceu a escuta ativa em torno do tema. “Essa troca é extremamente importante. Se a gente amplia as políticas para as mulheres negras, a gente melhora para todo mundo”.

Feminicídio Zero - Mobilização Nacional

A campanha "Feminicídio Zero - Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada", lançada pelo Ministério das Mulheres em parceria com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, marca o aniversário dos 18 anos da Lei Maria da Penha, no “Agosto Lilás”, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra as mulheres.

A campanha é uma mobilização nacional permanente que envolve diversos setores da sociedade no compromisso de eliminar a violência contra as mulheres, com foco especial no feminicídio. As ações abrangem uma comunicação ampla e popular, a implementação de políticas públicas e o engajamento de diferentes atores sociais.

Comentários

Outras Notícias

[Paróquia de Nazaré inicia programação em homenagem a Nossa Senhora]
Bahia

Paróquia de Nazaré inicia programação em homenagem a Nossa Senhora

07 de Outubro de 2025

Foto: Reprodução / Arquidiocese de Salvador

[Preço do aluguel em Salvador sobe 18,46% em 12 meses, mostra pesquisa]
Economia

Preço do aluguel em Salvador sobe 18,46% em 12 meses, mostra pesquisa

07 de Outubro de 2025

Foto: Mauro Zaniboni / Ag. Haack / Bahia Notícias

[CNH sem autoescola: medida pode reduzir custo em até 80%]
Economia

CNH sem autoescola: medida pode reduzir custo em até 80%

07 de Outubro de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Hit de Léo Santana ganha coreografia de integrantes da girlband internacional KATSEYE]
Fofoca

Hit de Léo Santana ganha coreografia de integrantes da girlband internacional KATSEYE

07 de Outubro de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Edcity anuncia nova data para retorno ao Fantasmão em Salvador]
Fofoca

Edcity anuncia nova data para retorno ao Fantasmão em Salvador

06 de Outubro de 2025

Foto: Divulgação

[Claudia Leitte apresenta primeiro ato de seu novo álbum Especiarias]
Fofoca

Claudia Leitte apresenta primeiro ato de seu novo álbum Especiarias

06 de Outubro de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias