MP-BA recomenda retirada de mesas e cadeiras de bares em calçadas e vias públicas de Salvador
05 de Novembro de 2024 - Redação Cabula agora![MP-BA recomenda retirada de mesas e cadeiras de bares em calçadas e vias públicas de Salvador [MP-BA recomenda retirada de mesas e cadeiras de bares em calçadas e vias públicas de Salvador]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237132/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Prefeitura deve intensificar fiscalização aos bares que ocupam áreas públicas e podem prejudicar mobilidade em bairros do Centro da capital / Foto reprodução
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou que a Prefeitura de Salvador intensifique a fiscalização do uso de cadeiras e mesas de bares em calçadas e vias públicas, medida que pode impactar a boemia na capital baiana. O documento, emitido no último dia 14 de outubro, foi motivado por problemas de mobilidade em bairros do Centro de Salvador.
A recomendação também leva em conta denúncias de poluição sonora, perturbação do sossego, ocupação irregular de espaços públicos, obstrução de vias e desordem causada por ambulantes, incluindo o uso de botijões de gás nas ruas.
O MP-BA solicita que a Prefeitura elabore um plano com medidas para garantir a acessibilidade e a mobilidade urbana. O órgão ainda enfatiza a importância de uma campanha de conscientização para informar a população sobre as regulamentações referentes ao uso correto das calçadas e das vias de circulação.
CONFIRA OS ESTABELECIMENTOS A SEREM FISCALIZADOS
– Baiano Churrasqueiro (Barra);
– Barracas e Ferros Velhos localizados (Rua Sete de Janeiro);
– Bar do Fiais (Castelo Branco);
– Bar Cantinho da Telma (Bonfim);
– Bar do Neno e uma barraca móvel na Rua Carlos Gomes, no Dois de Julho.
Apenas no bairro da Saúde, em Salvador, foram citados os bares:
– Tamo Junto;
– TG Pastelaria;
– Churrasco do Mimi (Bar do Mimi);
– Bar do Leo;
– Boteco do Godinho
– Depósito de Bebidas Vianas;
– Restaurante de Janela.
O documento cita ainda ambulantes com bancas localizadas na esquina entre a rua da Glória e o Largo da Saúde.
Comentários
Outras Notícias
![Casos de Influenza A e VSR apresentam queda na maior parte do país, diz Fiocruz [Casos de Influenza A e VSR apresentam queda na maior parte do país, diz Fiocruz]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237719/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Casos de Influenza A e VSR apresentam queda na maior parte do país, diz Fiocruz
06 de Agosto de 2025Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
![Brasil gera mais de 1,2 milhão de empregos com carteira assinada no 1º semestre de 2025 [Brasil gera mais de 1,2 milhão de empregos com carteira assinada no 1º semestre de 2025]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237718/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Brasil gera mais de 1,2 milhão de empregos com carteira assinada no 1º semestre de 2025
06 de Agosto de 2025Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
![Uesb abre vestibular 2026 com 998 vagas distribuídas em 47 cursos [Uesb abre vestibular 2026 com 998 vagas distribuídas em 47 cursos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237717/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Uesb abre vestibular 2026 com 998 vagas distribuídas em 47 cursos
06 de Agosto de 2025Foto: Reprodução / UESB
![Gominho desmente boatos sobre suposta herança milionária deixada por Preta Gil [Gominho desmente boatos sobre suposta herança milionária deixada por Preta Gil]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237716/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Gominho desmente boatos sobre suposta herança milionária deixada por Preta Gil
06 de Agosto de 2025Foto: Reprodução
![Bahia segue fora da lista de estados que oferecem fototerapia para tratar vitiligo no SUS [Bahia segue fora da lista de estados que oferecem fototerapia para tratar vitiligo no SUS]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237715/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia segue fora da lista de estados que oferecem fototerapia para tratar vitiligo no SUS
05 de Agosto de 2025Foto: EBC/Agência Brasil
![Bahia receberá 37 novos peritos médicos para reforçar atendimento nas agências do INSS [Bahia receberá 37 novos peritos médicos para reforçar atendimento nas agências do INSS]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237714/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia receberá 37 novos peritos médicos para reforçar atendimento nas agências do INSS
05 de Agosto de 2025Foto: Arquivo Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023