Bahia

Salvador é reconhecida internacionalmente por uso inovador de dados na saúde pública

23 de Maio de 2025 - Redação Cabula agora
[Salvador é reconhecida internacionalmente por uso inovador de dados na saúde pública]

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Salvador foi premiada internacionalmente pelo uso de tecnologia de precisão na gestão pública de saúde. A capital baiana recebeu o Alteryx Customer Excellence Award, concedido pela empresa global Alteryx durante conferência realizada em Las Vegas (EUA), entre os dias 12 e 15 de maio.
A premiação destaca o avanço da cidade na transformação digital da saúde, através da Sala de Situação em Saúde (SDSS), em parceria com as diretorias de Atenção Primária (DAPS) e de Regulação, Controle e Avaliação (DRCA). Com o uso da plataforma Alteryx, Salvador passou a automatizar a análise de indicadores de saúde como mortalidade, morbidade e acesso aos serviços, o que permite decisões mais estratégicas e baseadas em dados confiáveis.
Um dos marcos do projeto é o monitoramento do indicador de internações por condições sensíveis à atenção básica (ICSAB), que ajuda a evitar hospitalizações em casos como diabetes e doenças cardiovasculares. Agora, esses dados integram um painel interativo que orienta ações em toda a rede municipal de saúde.
Segundo a sanitarista Paula Pitanga, coordenadora da SDSS, o reconhecimento reforça o papel da inovação na melhoria da gestão pública. Durante a pandemia, por exemplo, a ferramenta ajudou na previsão da demanda por leitos, o que foi crucial para a abertura de hospitais de campanha.
A conquista posiciona Salvador como referência nacional e internacional em saúde pública inteligente, além de motivar outras cidades a adotarem soluções semelhantes.

Comentários

Outras Notícias

[Pit bull destrói sofá e reage com expressão “inocente” em vídeo viral]
Brasil

Pit bull destrói sofá e reage com expressão “inocente” em vídeo viral

13 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução / redes sociais

[Marta e Amanda Gutierres entram na disputa pela Bola de Ouro 2025]
Esportes

Marta e Amanda Gutierres entram na disputa pela Bola de Ouro 2025

13 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução/Internet

[Novo remédio oral da fabricante do Mounjaro apresenta resultados promissores contra a obesidade]
Saúde

Novo remédio oral da fabricante do Mounjaro apresenta resultados promissores contra a obesidade

13 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução Pexels

[Seguidora processa Carlinhos Maia e pede R$ 30 mil por propaganda enganosa]
Fofoca

Seguidora processa Carlinhos Maia e pede R$ 30 mil por propaganda enganosa

12 de Agosto de 2025

Foto: Instagram

[OAB cobra respeito à Constituição e critica medidas judiciais sem trânsito em julgado]
Brasil

OAB cobra respeito à Constituição e critica medidas judiciais sem trânsito em julgado

12 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução/Internet

[Hospital Veterinário de Salvador anuncia mutirão para agendamento de castração gratuita]
Saúde

Hospital Veterinário de Salvador anuncia mutirão para agendamento de castração gratuita

12 de Agosto de 2025

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PM

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121