Bahia

Suíca discute importância do São João nos bairros e celebra tradição do Samba Junino em podcast

06 de Junho de 2025 - Redação Cabula agora
[Suíca discute importância do São João nos bairros e celebra tradição do Samba Junino em podcast]

Foto: Reprodução/Internet

Em mais um episódio do A Gente Pod, apresentado pelo ex-vereador Luiz Carlos Suíca (PT), os festejos juninos em Salvador ganharam destaque. O político esteve ao lado do mobilizador cultural e assessor da Secretaria de Cultura da Bahia, Rafael Manga, para debater a valorização do São João nos bairros e o fortalecimento do Samba Junino.
Durante a conversa, Suíca destacou que o Samba Junino é uma manifestação cultural única da capital baiana, reconhecida como Patrimônio Imaterial Municipal pela Câmara de Vereadores. “Esse reconhecimento garante a continuidade e a valorização dessa tradição, que nasce da religiosidade popular e da cultura afro-brasileira. A descentralização das festas juninas é essencial para que os artistas locais e as comunidades possam participar ativamente dos festejos”, disse o petista.
Manga reforçou que a organização do São João está, majoritariamente, sob responsabilidade da Secretaria de Turismo, por meio da Sufotur. Ele também ressaltou que há um edital específico para o Samba Junino, que circula por diversos bairros e culmina com apresentações no Pelourinho. “O Samba Junino tem raízes no Engenho Velho da Federação, Liberdade e Nordeste de Amaralina. Muitos grupos vêm de terreiros de candomblé, e essa expressão cultural se manifesta fortemente também através da tradicional Fogueira de Xangô, típica do mês de junho”, completou.
O episódio está disponível no canal de YouTube de Suíca e em suas redes sociais.

Comentários

Outras Notícias

[Salvador registra 29,4% de hipertensão e ocupa 4º lugar entre capitais brasileiras]
Saúde

Salvador registra 29,4% de hipertensão e ocupa 4º lugar entre capitais brasileiras

14 de Agosto de 2025

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

[Governo renova concessão da FCA com VLI e inclui trecho baiano na ferrovia]
Bahia

Governo renova concessão da FCA com VLI e inclui trecho baiano na ferrovia

14 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução/ANTT

[Luiz Carlos Suíca confirma articulações e mira eleições de 2026: “Serei candidato, sim”]
Política

Luiz Carlos Suíca confirma articulações e mira eleições de 2026: “Serei candidato, sim”

14 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução/ANTT

[Pit bull destrói sofá e reage com expressão “inocente” em vídeo viral]
Brasil

Pit bull destrói sofá e reage com expressão “inocente” em vídeo viral

13 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução / redes sociais

[Marta e Amanda Gutierres entram na disputa pela Bola de Ouro 2025]
Esportes

Marta e Amanda Gutierres entram na disputa pela Bola de Ouro 2025

13 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução/Internet

[Novo remédio oral da fabricante do Mounjaro apresenta resultados promissores contra a obesidade]
Saúde

Novo remédio oral da fabricante do Mounjaro apresenta resultados promissores contra a obesidade

13 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução Pexels

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121