Bahia

Bahia tem mais de 2 mil internações por envenenamento em 10 anos, aponta estudo

11 de Setembro de 2025 -Redação Cabula agora
[Bahia tem mais de 2 mil internações por envenenamento em 10 anos, aponta estudo]

Foto: Rogerio Santana / GOV-RJ

A Bahia ocupa a sexta posição entre os estados brasileiros com maior número de internações por envenenamento, segundo levantamento da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede) divulgado nesta segunda-feira (8). Entre 2015 e 2024, o Brasil registrou 45.511 internações por envenenamento, sendo 2.274 na Bahia.
Os dados do SUS indicam uma média de 379 atendimentos mensais no país, ou cerca de 12,6 casos por dia — o equivalente a uma internação a cada duas horas.
No Nordeste, a Bahia lidera os casos, ficando atrás apenas de São Paulo (10.161), Minas Gerais (6.154), Paraná (3.764), Rio Grande do Sul (3.278) e Santa Catarina (2.588). Entre 2014 e 2017, o estado registrou recordes de internações: 257 e 256, respectivamente. Em âmbito nacional, os anos de 2023 e 2024 foram os que mais registraram ocorrências, com 5.535 e 5.560 casos.
Apesar da maioria dos casos ser acidental ou indeterminada, 7,6% das internações (3.461) ocorreram por intoxicação proposital causada por terceiros. A maior parte envolveu produtos químicos não especificados (6.556 internações), medicamentos (6.407), substâncias biológicas (5.455) e novas substâncias químicas (5.104). Entre causas identificáveis, analgésicos lideram (2.225 internações), seguidos por álcool (1.954), anticonvulsivantes, sedativos e hipnóticos (1.941) e pesticidas (1.830).
 

Comentários

Outras Notícias

[MP-BA apura possíveis irregularidades em contratos do Carnaval de Correntina]
Bahia

MP-BA apura possíveis irregularidades em contratos do Carnaval de Correntina

03 de Julho de 2026

Foto: Divulgação / Prefeitura

[Estudo aponta que maioria dos medicamentos acionados na Justiça já deveria estar disponível no SUS]
Saúde

Estudo aponta que maioria dos medicamentos acionados na Justiça já deveria estar disponível no SUS

03 de Julho de 2026

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

[Prefeitura afirma que Gusttavo Lima devolveu apenas parte do cachê após cancelamento de show em Pernambuco]
Fofoca

Prefeitura afirma que Gusttavo Lima devolveu apenas parte do cachê após cancelamento de show em Pernambuco

03 de Julho de 2026

Foto: Instagram

[SBT suspende plano de entrevistar presidenciáveis no programa de Patrícia Abravanel]
Fofoca

SBT suspende plano de entrevistar presidenciáveis no programa de Patrícia Abravanel

03 de Julho de 2026

Foto: Reprodução / Gabriel Cardoso / SBT

[SindilimpBA leva garis e margaridas às ruas no 2 de Julho para cobrar aprovação do PL 4146/2020]
Bahia

SindilimpBA leva garis e margaridas às ruas no 2 de Julho para cobrar aprovação do PL 4146/2020

03 de Julho de 2026

Trabalhadores e trabalhadoras de limpeza urbana durante desfile do 2 de Julho em Salvador | FOTO: Divulgação |

[Operações de segurança causam R$ 3 bi em prejuízo ao crime organizado]
Justiça

Operações de segurança causam R$ 3 bi em prejuízo ao crime organizado

02 de Julho de 2026

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias