Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta
15 de Janeiro de 2026 -Redação Cabula agora![Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta [Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238185/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Uma denúncia recebida pelo Bahia Notícias aponta a falta de insulina em parte das unidades de saúde de Salvador. O relato, feito por familiares de uma idosa de 64 anos, descreve a busca pelo medicamento em diferentes postos da capital sem sucesso. Procurada, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) negou a escassez do insumo na rede municipal.
Para preservar a segurança e a privacidade das pessoas envolvidas, os nomes citados na reportagem são fictícios. Segundo o relato, Maria, de 64 anos, procurou a rede municipal para retirar sua primeira reposição de insulina de 2026, medicamento utilizado em canetas reutilizáveis e fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Cadastrada no sistema da SMS desde dezembro de 2025, Maria foi orientada a buscar o medicamento em unidades próximas à sua residência, no bairro de Sete de Abril. Acompanhada da neta, Luciana, de 22 anos, ela percorreu seis unidades de saúde da região e bairros adjacentes, incluindo UBSs e USFs, entre os dias 6 e 8 de janeiro.
Em todas as unidades visitadas, a resposta foi a mesma: ausência de estoque do medicamento. De acordo com os relatos, os profissionais informaram que a reposição poderia ocorrer em um prazo de até 15 dias ou mais. A situação gerou apreensão, já que Maria faz uso contínuo da insulina e possui quantidade limitada do medicamento para os próximos dias.
Após a denúncia, a Secretaria Municipal da Saúde afirmou, em nota, que não há falta de insulina na rede municipal e que todas as unidades dispõem do insumo, conforme orientação do Ministério da Saúde. O órgão reforçou que a retirada do medicamento ocorre mediante apresentação de receita médica e documentação do paciente.
Comentários
Outras Notícias
![Terceirizados da Creta na Uesb recebem seus benefícios atrasados após intervenção de sindicato [Terceirizados da Creta na Uesb recebem seus benefícios atrasados após intervenção de sindicato]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238841/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Terceirizados da Creta na Uesb recebem seus benefícios atrasados após intervenção de sindicato
19 de Agosto de 2026Profissionais voltam a trabalhar na Uesb após paralisação, mas ainda tem grupo sem receber salário | FOTO: Divulgação |
![Centrais sindicais unem forças em defesa de pautas trabalhistas e destacam luta de Suíca pela aprovação do PL dos garis e margaridas [Centrais sindicais unem forças em defesa de pautas trabalhistas e destacam luta de Suíca pela aprovação do PL dos garis e margaridas]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238840/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Centrais sindicais unem forças em defesa de pautas trabalhistas e destacam luta de Suíca pela aprovação do PL dos garis e margaridas
19 de Agosto de 2026Foto: Divulgação
![Blogueirinha volta à TV com programa semanal e ao vivo no Multishow [Blogueirinha volta à TV com programa semanal e ao vivo no Multishow]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238839/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Blogueirinha volta à TV com programa semanal e ao vivo no Multishow
19 de Agosto de 2026Foto: Reprodução/Instagram @blogueirinha
![Do reality às urnas: veja quais ex-BBBs disputam as eleições de 2026 [Do reality às urnas: veja quais ex-BBBs disputam as eleições de 2026]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238838/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Do reality às urnas: veja quais ex-BBBs disputam as eleições de 2026
19 de Agosto de 2026Foto: Reprodução/TV Globo
![Anvisa autoriza primeiro medicamento genérico à base de semaglutida no Brasil [Anvisa autoriza primeiro medicamento genérico à base de semaglutida no Brasil]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238837/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa autoriza primeiro medicamento genérico à base de semaglutida no Brasil
19 de Agosto de 2026Foto: Reprodução
![Brasil alcança menor número de casos de malária desde 1978 [Brasil alcança menor número de casos de malária desde 1978]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238836/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Brasil alcança menor número de casos de malária desde 1978
19 de Agosto de 2026Foto: Reprodução
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
