Bahia

SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho

16 de Janeiro de 2026 -Redação Cabula agora
[SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho]

A direção do SindilimpBA participou, nesta quinta-feira (15), do cortejo da tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador. De acordo com a coordenadora-geral do sindicato, a caminhada é marcada pela fé e pelo sincretismo religioso e reforçou a luta do sindicato por melhores condições de traba

Ao longo do percurso, Ana chamou atenção para a importância dos garis e margaridas na organização da festa e na limpeza do circuito após o encerramento das atividades. Ela ressaltou que o grande volume de resíduos gerados durante a celebração exige esforço intenso da categoria e defendeu maior conscientização do público quanto ao descarte correto do lixo. “Esses trabalhadores são fundamentais para que a cidade continue funcionando depois da festa. A colaboração da população faz toda a diferença para evitar a sobrecarga de trabalho”, afirma.

A dirigente também destacou que a participação na Lavagem do Bonfim é um momento simbólico para renovar a fé e fortalecer a mobilização por direitos trabalhistas. Entre as pautas defendidas está o Projeto de Lei 4146, que trata da regulamentação da profissão de garis e margaridas, além do acompanhamento de licitações que possam impactar as condições de trabalho no setor.

“Pedimos ao Senhor do Bonfim um ano de avanços para a categoria, especialmente com a aprovação da PL 4146. A regionalização do sindicato tem nos permitido conhecer melhor a realidade de diferentes regiões da Bahia e fortalecer a luta por uma organização nacional da categoria. Aos poucos, vamos dando voz a trabalhadores que por muito tempo permaneceram invisíveis”, conclui Ana Angélica Rabello. As informações são de assessoria.

Comentários

Outras Notícias

[Estudo da Fiocruz aponta presença silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador]
Saúde

Estudo da Fiocruz aponta presença silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador

19 de Junho de 2026

Foto: Reprodução / Fiocruz Bahia

[Mbappé brilha na estreia da França, supera Pelé e Messi e entra para a história das Copas]
Esportes

Mbappé brilha na estreia da França, supera Pelé e Messi e entra para a história das Copas

19 de Junho de 2026

Foto: Reprodução/BBC

[Técnico do Irã denuncia dificuldades enfrentadas pela seleção durante o Mundial: “Fomos os mais prejudicados”]
Esportes

Técnico do Irã denuncia dificuldades enfrentadas pela seleção durante o Mundial: “Fomos os mais prejudicados”

19 de Junho de 2026

Foto: Patrick T. Fallon / AFP

[Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho]
Bahia

Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho

19 de Junho de 2026

Foto: André Carvalho / Bahia Notícias

[Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia]
Artigos

Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia

18 de Junho de 2026

Luiz Carlos Suíca é pré-candidato a deputado federal em 2026. Graduado em História pela Universidade Católica da Bahia (UCSal), foi vereador de Salvador por três mandatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no qual está filiado há 33 anos.

[Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos]
Bahia

Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos

18 de Junho de 2026

Foto: Divulgação

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias