Força Nacional segue no extremo sul da Bahia por mais três meses após nova portaria
20 de Abril de 2026 -Redação Cabula agora![Força Nacional segue no extremo sul da Bahia por mais três meses após nova portaria [Força Nacional segue no extremo sul da Bahia por mais três meses após nova portaria]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238459/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Foto: SSP
O Ministério da Justiça e Segurança Pública oficializou a prorrogação da atuação da Força Nacional de Segurança Pública no extremo sul da Bahia por mais 90 dias. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e amplia a permanência das equipes, que já estão na região há cerca de um ano.
A nova autorização entra em vigor no dia 22 de abril e segue até 20 de julho, garantindo apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). As ações se concentram nas Terras Indígenas dos povos Pataxó e Pataxó Hã Hã Hãe.
De acordo com a portaria, a atuação tem como objetivo reforçar a ordem pública e proteger pessoas e patrimônios, em operações planejadas e de caráter temporário.
A região enfrenta conflitos fundiários em diversos municípios, com áreas ainda em processo de demarcação sendo alvo de disputas judiciais.
No início de abril, o Ministério Público Federal (MPF) afirmou, por meio de nota técnica, que não há impedimentos legais ou técnicos para a publicação das portarias declaratórias das Terras Indígenas Barra Velha do Monte Pascoal e Tupinambá de Belmonte.
Em outra frente, uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região suspendeu a reintegração de posse contra uma comunidade indígena Pataxó em Porto Seguro, interrompendo a retirada de famílias de uma área extensa.
A escalada de tensão ganhou destaque em fevereiro, após duas turistas serem baleadas em uma área de disputa no município de Prado. O episódio intensificou as ações de segurança e desencadeou operações policiais, além de decisões judiciais envolvendo lideranças indígenas.
Comentários
Outras Notícias
![Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia [Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238624/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia
18 de Junho de 2026Luiz Carlos Suíca é pré-candidato a deputado federal em 2026. Graduado em História pela Universidade Católica da Bahia (UCSal), foi vereador de Salvador por três mandatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no qual está filiado há 33 anos.
![Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos [Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238623/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos
18 de Junho de 2026Foto: Divulgação
![MP-BA cobra correções no Tratamento Fora de Domicílio em Feira de Santana após auditoria [MP-BA cobra correções no Tratamento Fora de Domicílio em Feira de Santana após auditoria]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238622/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
MP-BA cobra correções no Tratamento Fora de Domicílio em Feira de Santana após auditoria
18 de Junho de 2026Foto: Reprodução / Pref. Vitória da Conquista
![Kehlani é anunciada como atração internacional do Afropunk Brasil 2026 em Salvador [Kehlani é anunciada como atração internacional do Afropunk Brasil 2026 em Salvador]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238621/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Kehlani é anunciada como atração internacional do Afropunk Brasil 2026 em Salvador
18 de Junho de 2026Foto: Instagram
![Canetas emagrecedoras lideram nova rota de contrabando na fronteira com o Paraguai [Canetas emagrecedoras lideram nova rota de contrabando na fronteira com o Paraguai]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238620/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Canetas emagrecedoras lideram nova rota de contrabando na fronteira com o Paraguai
18 de Junho de 2026Foto: Bahia Notícias
![”Greve nacional dos garis e margaridas no dia 22 é para reforçar avanço do PL 4146 no Senado”, diz SindilimpBA [”Greve nacional dos garis e margaridas no dia 22 é para reforçar avanço do PL 4146 no Senado”, diz SindilimpBA]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238619/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
”Greve nacional dos garis e margaridas no dia 22 é para reforçar avanço do PL 4146 no Senado”, diz SindilimpBA
17 de Junho de 2026A greve nacional está marcada para o dia 22 de junho em todo o Brasil | FOTO: Mídia Ninja |
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
