Bahia

RMS amplia o número de mulheres no mercado de trabalho

14 de Março de 2013 -Piatã

Os resultados da Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Salvador (PED –RMS), divulgados esta semana foram otimistas para a mão de obra feminina. O relatório, executado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apontou que dos 70 mil novos postos de trabalho gerados em 2012, em Salvador e região metropolitana, 40% foram destinados às mulheres.

De acordo com a Pesquisa, o setor de serviços é responsável pela maior absorção da mão de obra feminina e corresponde a 73%. Em segundo lugar está o comércio, com 18,6%, seguido da indústria e da construção. Houve crescimento de 5,6% das trabalhadoras autônomas, como ambulantes e comerciantes de rua. Além disso, o número de mulheres que passaram a ter carteira assinada em empresas privadas cresceu 8,2%.

O estudo revela que a ocupação de empregada doméstica as mulheres ainda representam a maioria correspondendo a 17% das que estão no mercado de trabalho. O grande desafio é igualar o teto salarial aos dos homens. Enquanto a mão de obra masculina têm um salário médio de R$ 1.200, as mulheres ganham R$ 922. Na indústria, a diferença é ainda maior. Mesmo ocupando cargos semelhantes, elas ainda recebem 35% menos que os homens.

Por Giovanna Reyner

Comentários

Outras Notícias

[Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano]
Política

Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano

21 de Janeiro de 2026

O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.

[Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025]
Educação

Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025

21 de Janeiro de 2026

Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias

[Ivete Sangalo comandará trio elétrico no Circuito Preta Gil no Carnaval do Rio em 2026]
Brasil

Ivete Sangalo comandará trio elétrico no Circuito Preta Gil no Carnaval do Rio em 2026

21 de Janeiro de 2026

Foto: Rafa Mattei

[Escola de Dança da Funceb vai sortear 93 bolsas gratuitas para Cursos Livres em 2026]
Educação

Escola de Dança da Funceb vai sortear 93 bolsas gratuitas para Cursos Livres em 2026

21 de Janeiro de 2026

Foto: Lucas Malkut

[Solange Almeida relembra saída do Aviões do Forró e diz que foi pressionada a assumir decisão]
Fofoca

Solange Almeida relembra saída do Aviões do Forró e diz que foi pressionada a assumir decisão

21 de Janeiro de 2026

Foto: TV Cultura

[Suíca exalta grandiosidade da Nova Rodoviária e afirma que equipamento irá movimentar a economia dos bairros periféricos]
Política

Suíca exalta grandiosidade da Nova Rodoviária e afirma que equipamento irá movimentar a economia dos bairros periféricos

20 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação/Redes Sociais

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias