Brasil

Laudo do Inema sobre vazamento de esgoto sai nesta terça (29)

28 de Março de 2016 -Andréa de Lima Nunes

Órgão está tomando todas as medidas e analisando as responsabilidades.

praia-do-rio-vermelho-1370894891602_615x300

O laudo técnico do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) sobre o derramamento de 756 milhões de litros de esgoto no mar do Rio Vermelho na última quinta-feira (24), está previsto para sair nesta terça-feira (29). O esgoto foi parar no mar depois que um ônibus derrubou um poste na Avenida Vasco da Gama e interrompeu a transmissão de energia para a Estação de Tratamento de Água do Lucaia. Sem energia, não foi possível fazer o tratamento do esgoto e enviá-lo ao emissário submarino do Rio Vermelho.

“A gente mede a qualidade da água permanentemente e, toda vez que há um caso específico como esse, a gente também faz análises, até para analisar a evolução dos processos de contaminação, mesmo depois de interrompido o lançamento do esgoto no mar. Esse laudo vai dar suporte à fiscalização daqui”, explica o coordenador de monitoramento do Inema, Eduardo Topázio.

“É preciso ver quais as circunstâncias exatas do acidente. Eu não sei exatamente como aconteceu, mas acidentes sempre são evitáveis e qualquer um que provoca danos ambientais pode responder por isso”, acrescentou Topázio.

De acordo com ele, após apuradas as circunstâncias do lançamento de esgoto no mar, todos os envolvidos na situação podem ser responsabilizados. “O Inema está adotando todas as medidas, analisando os impactos e as responsabilidades por isso”, disse Topázio.

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) informou que apenas prestou auxílio à Embasa na tentativa de restabelecer o fornecimento de energia, mas que tanto o posto danificado no acidente, quanto a linha de transmissão permitem à Embasa.

Também está previsto para sair amanhã um novo laudo do boletim de balneabilidade, que mede a qualidade da água das praias para banho. De acordo com o Inema, a água deveria voltar ao normal cerca de 48 horas após a interrupção do lançamento – nesta segunda-feira (28) –, caso não chovesse forte na cidade. No entanto, após a chuva desta segunda, o Inema adianta que não é recomendado o banho de mar.

Comentários

Outras Notícias

[Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano]
Política

Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano

21 de Janeiro de 2026

O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.

[Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025]
Educação

Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025

21 de Janeiro de 2026

Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias

[Ivete Sangalo comandará trio elétrico no Circuito Preta Gil no Carnaval do Rio em 2026]
Brasil

Ivete Sangalo comandará trio elétrico no Circuito Preta Gil no Carnaval do Rio em 2026

21 de Janeiro de 2026

Foto: Rafa Mattei

[Escola de Dança da Funceb vai sortear 93 bolsas gratuitas para Cursos Livres em 2026]
Educação

Escola de Dança da Funceb vai sortear 93 bolsas gratuitas para Cursos Livres em 2026

21 de Janeiro de 2026

Foto: Lucas Malkut

[Solange Almeida relembra saída do Aviões do Forró e diz que foi pressionada a assumir decisão]
Fofoca

Solange Almeida relembra saída do Aviões do Forró e diz que foi pressionada a assumir decisão

21 de Janeiro de 2026

Foto: TV Cultura

[Suíca exalta grandiosidade da Nova Rodoviária e afirma que equipamento irá movimentar a economia dos bairros periféricos]
Política

Suíca exalta grandiosidade da Nova Rodoviária e afirma que equipamento irá movimentar a economia dos bairros periféricos

20 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação/Redes Sociais

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias