Brasil

Temporal que provocou 15 mortes em Salvador completa um ano

27 de Abril de 2016 -Andréa de Lima Nunes

Tragédia ocorreu no dia 27 de abril de 2015 e deixou rastro de destruição.

sobrevoo-situacao-pos-chuvas---agecom---gabriel-lima---04.05_2

Imagens aéreas do Marotinho, em Bom Juá, que registrou 4 mortes (Foto: Gabriel Lima)

 

Há exatamente um ano, no dia 27 de abril de 2015 (segunda-feira), Salvador vivenciou uma tragédia. Nas comunidades do Barro Branco, na região da Avenida San Martin, e do Marotinho, no bairro de Bom Juá, 15 pessoas morreram vítimas de desabamentos de imóveis e soterramentos de terra após fortes chuvas.

No Barro Branco, foram 11 mortes. Dentre as vítimas, estavam uma idosa de 75 anos e três adolescentes com idades entre 12 e 16 anos. No Marotinho, quatro pessoas não resistiram aos ferimentos e morreram diante da força dos deslizamentos. Dentre elas estavam três jovens com idades entre 11 e 15 anos.

As mortes foram registradas após um temporal que provocou estragos na cidade desde a madrugada. Ruas e avenidas ficaram alagadas e moradores chegaram a utilizar caiaque e prancha de surf para transitar pelos bairros.

Eventos e aulas foram suspensos por causa do temporal. O Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce, que fica na região da Cidade Baixa, ficou com as dependências completamente alagadas e pacientes precisaram ser transferidos para outras áreas da unidade.

A Prefeitura diz que a região do Bom Juá recebeu uma contenção geomanta, após a tragédia, que consiste na proteção de encostas por meio revestimento de PVC com geotêxtil, com cobertura de proteção mecânica executada em chapisco jateado de cimento, areia e aditivos, para a prevenção de erosão. Já em Barro Branco, obras de contenção de contenção de encosta estão em andamento.

Comentários

Outras Notícias

[Suíca exalta grandiosidade da Nova Rodoviária e afirma que equipamento irá movimentar a economia dos bairros periféricos]
Política

Suíca exalta grandiosidade da Nova Rodoviária e afirma que equipamento irá movimentar a economia dos bairros periféricos

20 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação/Redes Sociais

[Justiça reduz pena de Robinho após atividades de estudo e trabalho na prisão]
Justiça

Justiça reduz pena de Robinho após atividades de estudo e trabalho na prisão

20 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / YouTube / Conselho Comunidade de Taubaté

[STF finaliza Plataforma Nacional de Saúde e repassa sistema ao CNJ]
Brasil

STF finaliza Plataforma Nacional de Saúde e repassa sistema ao CNJ

20 de Janeiro de 2026

Foto: Rosinei Coutinho / STF

[Psirico anuncia nova edição dos Ensaios do Psi em Salvador após casa cheia]
Bahia

Psirico anuncia nova edição dos Ensaios do Psi em Salvador após casa cheia

20 de Janeiro de 2026

Foto: @ihr.pics / Divulgação

[Carlinhos Brown aposta em versões eletrônicas de clássicos da carreira para o Carnaval]
Bahia

Carlinhos Brown aposta em versões eletrônicas de clássicos da carreira para o Carnaval

20 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação

[Inclusão em campo: Bahia e Fonte Nova treinam equipes para atendimento acessível e combate ao capacitismo]
Esportes

Inclusão em campo: Bahia e Fonte Nova treinam equipes para atendimento acessível e combate ao capacitismo

19 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação / EC Bahia

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias