MP proíbe abate de jegues em frigoríficos de Miguel Calmon
20 de Julho de 2016 -Miqueias SantosO promotor de Justiça recomenda também a comprovação da habilitação dos funcionários responsáveis pelo manejo dos animais

Foto: Divulgação
O promotor de Justiça Pablo Antônio Cordeiro de Almeida recomendou na última segunda-feira (18), aos frigoríficos Piemonte da Chapada e Regional da Chapada Norte que se abstenham de realizar novos abates de jegues, equídeos, mulas, jumentos e quaisquer outros animais do gênero, sob pena de responsabilização civil, administrativa e criminal. Segundo ele, os frigoríficos, localizados no povoado de Bagres, zona rural do município de Miguel Calmon, têm 48 horas, contadas a partir do recebimento da recomendação, para comprovar “o encaminhamento dos animais para pastagem, com disponibilização de água, alimento, tratamento e abrigo adequados”, o que deve ser comprovado, por meio de laudo técnico elaborado por profissional habilitado, acerca das condições dos animais, desde o transporte até o local de custódia, e remetido à Promotoria de Justiça.
O promotor recomenda ainda que os frigoríficos apresentem, dentro de, no máximo, dois dias, as guias de trânsito dos animais e os exames sanitários relativos aos jegues custodiados nas dependências do frigorífico ou do fazendeiro fornecedor. Pablo Almeida pede ainda que sejam apresentados todos os documentos necessários ao cumprimento da recomendação, destacando a importância dos laudos técnicos que comprovem que o manejo dos animais, bem como a planta frigorífica, não causam danos ou maus-tratos aos jegues. O promotor de Justiça recomenda também que seja comprovada a habilitação dos funcionários responsáveis pelo manejo dos animais. Os representados têm um prazo de dez dias para apresentar esses documentos.
Comentários
Outras Notícias
![Inclusão em campo: Bahia e Fonte Nova treinam equipes para atendimento acessível e combate ao capacitismo [Inclusão em campo: Bahia e Fonte Nova treinam equipes para atendimento acessível e combate ao capacitismo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238194/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Inclusão em campo: Bahia e Fonte Nova treinam equipes para atendimento acessível e combate ao capacitismo
19 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação / EC Bahia
![Netflix amplia parceria com a Sony e garante prioridade sobre lançamentos do estúdio [Netflix amplia parceria com a Sony e garante prioridade sobre lançamentos do estúdio]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238193/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Netflix amplia parceria com a Sony e garante prioridade sobre lançamentos do estúdio
19 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
![Brasil fica fora de licenciamento para genérico de injeção contra HIV e custo preocupa SUS [Brasil fica fora de licenciamento para genérico de injeção contra HIV e custo preocupa SUS]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238192/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Brasil fica fora de licenciamento para genérico de injeção contra HIV e custo preocupa SUS
19 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / Freepik
![Pesquisador brasileiro que contestou uso da cloroquina assume cargo estratégico na OMS [Pesquisador brasileiro que contestou uso da cloroquina assume cargo estratégico na OMS]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238191/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Pesquisador brasileiro que contestou uso da cloroquina assume cargo estratégico na OMS
19 de Janeiro de 2026Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
![Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches [Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238190/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches
17 de Janeiro de 2026De acordo com Suíca, mesmo em campos opostos ambos tinham respeito mútuo e atuação pelo fortalecimento da democracia.
![SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho [SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238189/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho
16 de Janeiro de 2026A direção do SindilimpBA participou, nesta quinta-feira (15), do cortejo da tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador. De acordo com a coordenadora-geral do sindicato, a caminhada é marcada pela fé e pelo sincretismo religioso e reforçou a luta do sindicato por melhores condições de traba
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
