Brasil

Carnaval: polícia civil terá cartilha para tratar população LGBT

23 de Fevereiro de 2017 - Diogenes Matos

"Caso o cidadão solicite a inclusão do nome social na ocorrência, por exemplo, o policial saberá como proceder”, explicou a diretora do Depom.

Delegados, escrivães e investigadores da Polícia Civil, que vão atuar no esquema de policiamento do Carnaval 2017, receberão um manual contendo orientações para atendimento ao público LGBT que procurar atendimento num dos 32 postos policiais instalados ao longo dos circuitos da festa. De acordo com a diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), delegada Fernanda Porfírio, o objetivo é prover tratamento igual e digno para todos. “O material foi confeccionado para consumo interno e traz orientações aos policiais de plantão. Caso o cidadão solicite a inclusão do nome social na ocorrência, por exemplo, o policial saberá como proceder”, explicou Fernanda Porfírio. Nestes casos, o solicitante deve ser atendido e o nome registrado em campo próprio ou ao lado do nome civil. E a pessoa deve ser chamada assim durante o atendimento, se desejar. Além disso, deve ser colhido o maior número de informações durante a confecção do boletim de ocorrência. Entre os dados, o local exato, ponto de referência, características do autor e a qualificação completa da vítima, pois essas informações são fundamentais para a investigação e para a elaboração do perfil dos envolvidos em ocorrências policiais no Carnaval. A  diretora do Depom ressalta, ainda, que qualquer denúncia encaminhada à Coordenação do Carnaval ou à Gestão da Polícia Civil sobre crimes praticados por seus prepostos, sobretudo nas unidades da PC e postos instalados nos circuitos da festa, serão rigorosamente apurados.

Comentários

Outras Notícias

[Alckmin: socorro a exportador afetado por tarifas não causará impacto]
Brasil

Alckmin: socorro a exportador afetado por tarifas não causará impacto

16 de Agosto de 2025

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

[MEC orienta escolas na escolha de livros didáticos para o ensino médio]
Educação

MEC orienta escolas na escolha de livros didáticos para o ensino médio

16 de Agosto de 2025

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

[Em inauguração de montadora, Lula defende relação comercial com China]
Política

Em inauguração de montadora, Lula defende relação comercial com China

15 de Agosto de 2025

Foto: Ricardo Stuckert/PR

[Dono da Ultrafarma e diretor da Fast Shop são soltos em São Paulo]
Justiça

Dono da Ultrafarma e diretor da Fast Shop são soltos em São Paulo

15 de Agosto de 2025

Foto: Ultrafarma/Divulgação

[Salvador registra 29,4% de hipertensão e ocupa 4º lugar entre capitais brasileiras]
Saúde

Salvador registra 29,4% de hipertensão e ocupa 4º lugar entre capitais brasileiras

14 de Agosto de 2025

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

[Governo renova concessão da FCA com VLI e inclui trecho baiano na ferrovia]
Bahia

Governo renova concessão da FCA com VLI e inclui trecho baiano na ferrovia

14 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução/ANTT

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121