Brasil

Camaçari: Secult realiza notificação do tombamento do Centro Antigo

03 de Março de 2017 -Redação Piatã

O ato acontece no auditório da Secretaria de Governo, às 9h.

Na próxima quinta-feira (9) será realizada a cerimônia de notificação do Tombamento Municipal do Conjunto Arquitetônico do Centro Antigo, compreendendo o prédio do antigo Cine Camaçari, o prédio da antiga sede da Prefeitura e a antiga Estação Ferroviária, todos localizados no distrito sede de Camaçari.  O ato acontece no auditório da Secretaria de Governo, às 9h.A notificação consiste na primeira etapa do processo de tombamento dos imóveis. A partir dela, é aberto um processo na Secretaria Municipal de Cultura e terá início os estudos necessários ao Tombamento, como a revisão bibliográfica, delimitação da poligonal do entorno, levantamento histórico, arquitetônico e fotográfico, dentre outros.Ao final do processo, além do Tombamento dos imóveis, será também aprovado um Plano de Salvaguarda, que irá garantir a proteção patrimonial desses bens.Neste dia também ocorrerá no hall de entrada da Secretaria de Governo a abertura da exposição Camaçari em memória: nosso patrimônio em imagens, que conta com fotografias do município, revelando o potencial do seu patrimônio material. As fotografias são parte integrante do acervo do Arquivo Público Municipal.Além de apresentar uma parte da história de Camaçari a Secretaria de Cultura pretende, a partir da exposição, chamar a atenção para a identidade do município e a importância de preservar a sua história, através da documentação pública, iconografia e monumentos.

Comentários

Outras Notícias

[Suíca reforça diálogo popular e participa da Lavagem do Bonfim ao lado de apoiadores]
Bahia

Suíca reforça diálogo popular e participa da Lavagem do Bonfim ao lado de apoiadores

14 de Janeiro de 2026

A presença acompanha o cortejo que sai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia em direção à Colina Sagrada, em um dos eventos mais simbólicos do calendário cultural e religioso da Bahia.

[Ivete Sangalo confirma nova fase da turnê “Ivete Clareou” e anuncia show em Salvador]
Fofoca

Ivete Sangalo confirma nova fase da turnê “Ivete Clareou” e anuncia show em Salvador

14 de Janeiro de 2026

Foto: Rafa Mattei

[Com alvará regularizado, Estádio de Pituaçu está liberado para jogos do Baianão]
Esportes

Com alvará regularizado, Estádio de Pituaçu está liberado para jogos do Baianão

14 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação / Neoenergia

[Transalvador abre postos presenciais para credenciamento de veículos durante o Carnaval]
Bahia

Transalvador abre postos presenciais para credenciamento de veículos durante o Carnaval

14 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação / Transalvador

[Marinada em Salvador: Marina Sena confirma apresentação especial na capital baiana]
Fofoca

Marinada em Salvador: Marina Sena confirma apresentação especial na capital baiana

14 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Escadaria que liga a Rua 2 de Julho à Rua Luís Eduardo Magalhães é concluída]
Bahia

Escadaria que liga a Rua 2 de Julho à Rua Luís Eduardo Magalhães é concluída

13 de Janeiro de 2026

A nova estrutura facilita o trajeto dos moradores, garantindo mais segurança, acessibilidade e melhor mobilidade para a população local.

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias